12 Coisas Que Você Fazia Aos vinte E Não Pode Mais Fazer Aos 30 Anos |
A vida muda bastante em dez anos, isso é episódio. Se aos 10 anos refletir em continuar ou ter um companheiro de 20 era super absurdo, aos trinta isto é bem diferenciado. Meditar que gameboys, videogames, desenhos animados, e algumas coisas com cara de infância, hoje, tem mais de vinte anos, é mais absurdo ainda, não? E tem certas atitudes que são próprias de cada idade. Comportar-se aos dez como uma pessoa de 20 não existe, ou aos vinte como uma pessoa de trinta. Entretanto, mais ainda, comportar-se aos 30 como se comportava aos 20, não oferece né?
A ressaca aos vinte anos é férias comparada à ressaca aos 30 anos. Aliás, é nos vinte que você começa a ver de perto o fenômeno da ressaca de 3 dias, que não é nada divertida. Aos 30 anos o normal é que você trabalhe, tenha sua grana e use ela com intenção de pagar suas contas, né. Aos 20 anos perder a conta da bebida e acordar morrendo no dia seguinte é até aceitável, aos trinta teu chefe e suas responsabilidades são muito mais sérios, e uma falta não justificada poderá conduzir à demissão por justa razão.
Piriguetar como se a existência fosse mole aos vinte neste momento é chato, mas aos trinta pega suuuper mal, ainda mais se você namora, né. Aos trinta, relacionamentos têm outro significado, sobretudo porque você neste instante aprontou bastante e domina as coisas que magoam de verdade. Seu metabolismo aos 30 é super diferenciado dos vinte. As porcarias que você ingerir vão parar em forma de gordura pela barriga ou na bunda.
Não que aos 20 não seja desta forma, porém teu metabolismo é mais acelerado para queimar tudo de modo mais rápida. Beber excessivo até ir mal aos 20 é aborrecido. Aos trinta é sinal de que você precisa reavaliar teu jeito, né? Aos 30 neste instante é esperado que você esteja morando (ou ao menos vendo como viver) sozinho. Se você ainda não conseguiu um local só seu, bem como não dá com o objetivo de ficar reclamando de tudo pela casa dos seus pais e não proteger.
Tweetar bêbado, expor mal do chefe/trabalho nas mídias sociais, tudo isso não pega bem em idade nenhuma, todavia aos trinta é coisa de gente super imatura, e também passar uma péssima imagem. Contas, contas, contas com o intuito de pagar. Aos trinta você deve organizar tua grana ao invés gastar tudo em coisas super fúteis. Ou você quer tua geladeira vazia prontamente no início do mês? O SERASA é sério, viu?
Não pagar suas contas poderá gerar um mega defeito na vida, fique esperto e gaste só o que pode. Brigar na balada, jogar drink nos outros, brigar no serviço, com subordinados, o que possa ser. Pela existência adulta brigar pode produzir processos e outros recursos legais que vão ceder muito trabalho. Como prontamente falamos, o metabolismo aos trinta é outro, ademais perder peso se torna muito mais complexo, e essa coisa de engorda-emagrece-engorda faz muito mal. Cuide da alimentação e faça exercícios regularmente.
O defeito é que hipotireoidismo por si só podes causar miopatia, e no momento em que filiado a uma estatina, o traço torna-se ainda maior. Fatores genéticos parecem ter um papel grave pela gênese da miopatia pelas estatinas. Esse é o fundamento pelo qual em uma mesma família é contínuo a ocorrência de miopatia em mais de alguém. Mulheres e indivíduos com mais de 60 anos também apresentam maior risco.
Outros fatores que podem influenciar são o consumo contínuo de bebidas alcoólicas, atividade física intensa, carência de vitamina D, desidratação e existência de doença dos rins ou do fígado. Pessoas com histórico de câimbras frequentes bem como apresentam superior traço de miopatia pelas estatinas. Um dos fatores que mais influenciam no aparecimento de lesão muscular pelas estatinas é a agregação com outras drogas. A sinvastatina e a lovastatina são as estatinas que mais sofrem interação medicamentosa apto de criar miopatia. A atorvastatina, a rosuvastatina e a pitavastatina assim como podem sofrer interação de alguns medicamentos, mas com uma frequência um pouco pequeno. Remédios tais como: amiodarona, fluconazol, cetoconazol, itraconazol, ciclosporina, gemfibrozil, varfarina, verapamil, amlodipina, eritromicina, claritromicina, ritonavir, colchicina e niacina aumentam de forma grave o risco de lesão muscular pelas estatinas.
Se possível, essa agregação precisa ser evitada. Como não há no mercado drogas tão efetivas quanto as estatinas na cautela da doença cardiovascular, a decisão a respeito da suspensão ou não do tratamento precisa ser bem ponderada. Drogas como o ezetimibe não são tão eficazes quanto as estatinas e não necessitam ser encaradas como um sucessor à altura. O ezetemibe pode até ser utilizado junto com a estatina, de forma a permitir uma dosagem pequeno dessa última.
Os raros pacientes que desenvolvem importante lesão muscular necessitam interromper obviamente o tratamento com as estatinas, pois que o traço para a saúde é maior que o potencial benefício da droga. Tratamos como miopatia sério toda a miopatia com uma elevação da CK maior que dez vezes o valor de referência (CK superior que 1500-2000 U/L pela maioria dos laboratórios). Nos casos que não se enquadram no conceito de miopatia delicado, que são, na verdade, a maioria, existem muitas estratégias que conseguem ser implementadas. O primeiro ponto é discernir possíveis interações medicamentosas que possam estar aumentando o risco de lesão muscular.
A associação de uma estatina com o gemfibrozil, apesar de não indicada, ainda é muito utilizada por alguns médicos, no momento em que o propósito é baixar os níveis de triglicerídeos (leia: O QUE SÃO OS TRIGLICERÍDEOS?). Se o paciente tiver colesterol e triglicerídeos altos, e a estatina sozinha não estiver sendo bastante para controlar os valores, o medicamento com menos traço de miopatia é o fenofibrato.
Além da revisão dos remédios que o paciente usa, também é importante uma avaliação da atividade da tireoide. Em vários casos, uma fácil otimização do tratamento do hipotireoidismo é suficiente pra controlar as dores musculares. A dosagem dos níveis de vitamina D sanguínea assim como está indicada. Se os valores estiverem baixos, a reposição, que pode ser feita de forma bem claro e barata, costuma amenizar as dores. Não havendo problemas a ajeitar, o próximo passo é tentar otimizar o tratamento com as estatinas.
| Комментировать | « Пред. запись — К дневнику — След. запись » | Страницы: [1] [Новые] |