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A explicação chega diretamente do “papa” do marketing: Philip Kotler. Pois que é, mesmo com oitenta e seis anos, o consultor, professor e autor de marketing estabeleceu novos padrões de pensamento e efetivação. E a definição pro que é marketing 4.0 vem somente sete anos depois dele conceituar o marketing 3.0 — que, de acordo com Kotler, tratou-se do instante em que os esforços de marketing centraram-se totalmente no ser humano.
E, como este pela “era” anterior, esta bem como foi definida por intervenção de uma publicação: Marketing 4.0: Do usual ao Digital. Escrito por Kotler em parceria com Hermawan Kartajaya e Iwan Setiawan, o livro traz um panorama de tudo o que aconteceu de mais respeitável no marketing nos últimos 50 anos. O objetivo é doar um guia prático para que os profissionais mudem suas formas de refletir.
Mas o que é Marketing 4.0? Nas palavras do guru: “o Marketing 4.0 trata da revolução digital. As corporações seguirão a fazer marketing usual, centrado pela Tv e na mídia impressa, porém o marketing digital (mídias sociais, mobile e web) aumentará. As empresas precisam saber como mesclar e conectar teu marketing convencional e seu marketing digital”. Ou melhor, de acordo com Kotler, a frase marketing 4.0 aplica-se a esta nova fase em que o grande desafio das marcas é saber envolver um público ainda mais sem tempo e impactado por numerosos estímulos.
Lembremos que Kotler é o autor do livro fundamental Administração de Marketing, de 1967. Em outras expressões, ele tem imensa posse para ponderar sobre isto as alterações pelas quais o setor vem passando desde deste jeito — a respeito de as “eras” do marketing. As 5 Melhores Estratégias De Marketing Digital E E-commerce , a fase do marketing 1.0 foi relacionada à “era dos produtos”. Principais Benefícios Do Marketing Digital Pra MPEs , eram os compradores que precisavam se acertar aos produtos, e as corporações faziam poucos esforços pra atender às necessidades do freguês. Um claro exemplo Qual O Privilégio Do Marketing Digital? , que só fabricava veículos em cor preta.
Prontamente o marketing 2.0 constitui o tempo em que empresas começam a se preocupar mais com os consumidores. Quanto ao marketing 3.0, Kotler define que está assentado a respeito de três pilares: colaboração, cultura e espiritualidade. Lojas Apostam No Marketplace Para Aprimorar Portfólio De Acessórios De Smartphone de marketing detém questão nos valores, e sabe o consumidor como ser humano. Logo, necessita estar inteiramente atrelado ao planejamento estratégico da empresa. Chegamos, assim sendo, ao momento atual.
E mais relevante do que compreender a fundo o que é marketing 4.0, é saber como as modificações vão impactar nos seus negócios. A primeira consideração a se fazer é lembrar que, por esse tempo, a web permeia a vida das pessoas o tempo inteiro. Quer dizer, opções não faltam: na internet, qualquer pessoa pode consumir os conteúdos que quiser, pesquisar dicas sobre o assunto produtos e marcas, saber as críticas de outros freguêses e adquirir produtos de qualquer local do mundo.
Término das hierarquias: o corrente de influência e de inovação, que antes era vertical, se tornou horizontal. Sai o individual, fica o social: em tempos de Marketing 4.0, o consumo não é mais um feito de indivíduos. De imediato, o compartilhamento de experiências na web se torna indispensável pros comportamentos de compra.
Pra decisões dos consumidores, o “reconhecimento social” é importante. Pra concluir, lembramos que temos uma série de posts sobre o assunto tendências de marketing, que te ajudam a se botar em linha com os novos tempos. Alguns exemplos são este texto a respeito marketing por geolocalização; esse, que traz marketing trends para 2018; e esse, com tendências de mercado para agências de publicidade.
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