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Confesso que o título nesse post está meio piegas. Contudo o exagero de romantismo não é à toa, visto que estamos no mês do Dia dos Namorados. A data é considerada de extenso frase quando o tópico é vendas no e-commerce brasileiro. No entanto, o que isso significa para o e-mail marketing? Significa chance para acrescento de vendas atribuídas a esse canal, através de estratégias que saibam desfrutar todas as características bastante específicas desta data.
“Mas, Rafael… Quais seriam essas características? Fico feliz que tenham perguntado! Pois que preparei uma analogia para vocês (amo analogias!). No momento em que falo com empresas e profissionais da área a respeito do e-mail para promoção de estratégias de marketing, gosto de fazer uma associação do elo entre a empresa e a pessoa que recebe as mensagens, como se fosse um relacionamento. Imagino o que devem estar pensando: “Ora essa Rafael!
O conceito de Marketing de Relacionamento não é novo! ”. Verdadeiramente, não é novo. Sabemos que “o marketing de relacionamento tem como objetivo desenvolver relacionamentos de grande prazo mutuamente satisfatórios com seus componentes-chave, a final de ocupar ou conservar negócios com eles”. E é aí que entra o momento analogia.
E se essa correlação corporação-consumidor fosse como o relacionamento entre duas pessoas, tipo um namoro ou casamento? Se pararmos para sonhar, realmente não é tão contrário desse modo, já que, pela extenso maioria dos relacionamentos, os envolvidos querem ser felizes juntos, por meio de uma relação prolongada e rica em experiências positivas.
E, como desenvolver um relacionamento real e duradouro? Afirmo que me bateu uma curiosidade para saber a resposta pra essa pergunta. Logo, resolvi pesquisar. Eis que cheguei a um excelente artigo do psicoterapeuta norte americano Jed Diamond, que há 40 anos atua como conselheiro de casamento e família. De acordo com Diamond, há cinco etapas que tornam um relacionamento real e duradouro. Há muito que podemos compreender e botar em estratégias de e-mail marketing desse Dia dos Namorados. Dito isso, vou aproximar-se a etapa que, em minha posição, é a mais sério quando o cenário é e-mail marketing e construção de um relacionamento.
A charada é que ela é frequentemente ignorada no mercado brasileiro ou, pelo menos, tratada de forma descartável, semelhante alguém em uma balada que busca uma pessoa pra se envolver por somente uma noite. Todo relacionamento existente passou por essa etapa. É o instante onde tudo começa, no momento em que os seres humanos projetam tuas expectativas, sonhos e esperanças com o seu novo parceiro.
Numa estratégia de marketing não é tão diferente desta forma. Tudo começa com a captação do endereço de e-mail do seu possível novo freguês. Pra exemplificar por aqui, irei declarar aquelas que são realizadas de modo online, que abrangem grande maioria do mercado de e-commerce. Considere a circunstância em que o visitante acessa um site para dominar o que a marca fornece. Por isso, o website mostra mundos de experctativas, incluindo frete de graça e preços incríveis.
Era tudo o que o visitante queria! Está tudo gracioso, esplêndido! O web site, de forma bastante interessante, retrata ao visitante teu formulário de cadastro, solicitando o endereço de e-mail. Contudo, não para por aí, que a marca é bem clara sobre suas intenções. É uma marca habitual, não está ali pra brincadeira. Ela é séria e quer um relacionamento sério. Além do mais, ela quer uma conexão saudável, desse jeito respeita as vontades da outra porção nesse novo relacionamento oferecendo uma forma descomplicado de se optar por ganhar suas comunicações enviadas por email.
O visitante marca a opção que confirma tua desejo de criar essa conexão sem meditar duas vezes. Posteriormente ganhar o cadastro do comprador, a marca de imediato envia uma mensagem de boas-vindas. Para ter certeza de que as intenções do novo parceiro são verdadeiras, ela adiciona um botão para que ele possa confirmar a assinatura. Trata-se do conhecido mecanismo double opt-in.
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