A Gestão Da Didática No Ensino Superior |
A didática pela educação a distância é foco de algumas reflexões e discussões de pensadores. Alguns dizem que a didática nesta modalidade de ensino deve ser diferenciada, principalmente por se tratar de aulas onde a proximidade física é inexistente. Outros salientam que a didática é uma só, em razão de é esquema de ensino aprendizagem, e sendo jeito não se distingue.
A história da didática, como essa de a educação a distância tem particularidades em especiais. A educação à distância, pode-se dizer, nasce próximo com a didática e ambas tem seus avanços ao longo da história. Como o mecanismo de ensinar, a didática, se comporta diante da evolução dos recursos que são disponibilizados para os alunos em tempos de “farta” tecnologia?
Este postagem traz o estímulo da reflexão sobre isto estes aspectos, uma vez que didática em seu vocábulo, deriva da sentença grega Τεχν? Esse serviço assim como direta ver a Didática na modalidade de Educação a Distância no ensino superior - graduação, em razão de a história de didática está imbricada na história da educação tradicionalmente presencial.
Convém ressaltar Poli/UFRJ Inscreve Pra Mestrados Profissionais , ainda pela abordagem nesse autor, é possível averiguar a difusão da EaD por toda a Europa, solidificando uma proposta de educação que serve de modelo pro universo. Contando a história da EaD no Brasil, Cavalcante e Abranches (2006) realizam um apanhado quanto as tecnologias da dica e comunicação, distribuída em três fases que se relacionam e adicionam-se.
Já Keegan (1980) fala de uma educação a distância onde não se podes perceber evidentemente a falta. ] Como Qualquer Hobby (1997) fala de uma educação a distância mais interativa, definindo estilos dialógicos e bidirecionais, onde se percebe a mediação pedagógica. Em Alves e Nova (2003) há uma explicação que reporta esta modalidade de ensino que possibilita mediações entre aprendizagem e redes de entendimento.
A legislação que regulamenta a Educação a Distância no Brasil a LDBEN nº 9.394/noventa e seis em teu postagem 80, traz a regulamentação desta modalidade de ensino, que podes também ser apreciada por esse serviço. Explana a partir de Veiga (1991) os dois momentos da didática na educação brasileira estão divididos em períodos. O primeiro compreende os anos de 1549 até 1930, intitulado de “Os primórdios da didática”.
O segundo momento compreende a didática de 1930 até os tempos atuais. Otto Peters escreve e transcreve sobre isto Educação a Distância, destacando seu expressivo papel para a democratização do ensino. Assim, esse apanhado bibliográfico é um convite à história da Educação a Distância, no sentido de aprimorar e falar a cerca Didática (arte de Comenius ou desing de Peters apud Flechisg, 1987- grifo meu). A Educação a Distância faz quota do contexto da humanidade e sua utilidade imediatamente era percebida, antes mesmo, do cristianismo.
Platão por intermédio de suas cartas instruía seus discípulos sobre o assunto filosofia, política e aprendizado. Pela Primeira carta aos Coríntios é possível ver certamente o explicar/compreender entre as perguntas, respostas e relatórios daquela época. As cartas eram entregues a uma só pessoa e esta distribuía as instruções aos integrantes da comunidade dos Coríntios, que por sua vez, transmitiam seus anseios, perguntas e questionamentos, assim como por cartas. Esse ordenamento está muito bem relativo, ao que hoje conhecemos como Educação a Distância: comunicação, além da própria linguagem oral, em tempo e local previamente estipulado. Em 1880 alguns estudiosos da Inglaterra tentam sem sucesso, em consequência a impedimentos das autoridades, estabelecerem um curso por correspondência (devidamente certificado).
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