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ROBBINS, S. P.; JUDGE, T. A.; SOBRAL, F. → Dicas Para Formar Um Relacionamento Sólido (Imperdí : teoria e prática no tema brasileiro. Cultura Organizacional: é um sistema de valores compartilhados pelos participantes de uma organização, que a diferencia das novas. 'Despreparada Para a Era Digital, A Democracia Está Sendo Destruída', Declara Guru Do 'big Data' na qual os funcionários percebem as características da empresa, ou seja, trata-se de um conceito descritivo. Cultura dominante: os valores consideráveis são compartilhados na maioria dos participantes da organização. Subculturas: expressam valores compartilhados por alguns grupos da organização. Valores consideráveis: valores básicos ou dominantes compartilhados por toda a organização.
Cultura forte: valores interessantes da organização são intensamente acatados e compartilhados de forma ampla. Como conseqüência, reduz o índice de rotatividade dos seus participantes, gera coesão, lealdade e comprometimento organizacional e cria um clima interno de alto controle comportamental. A formalização age pra controlar o modo dos funcionários à regras.
Quanto mais robusto a cultura, menos os gestores se preocuparão em formalizar regras, já que as orientações neste instante estão internalizadas no funcionário. Clima organizacional: é um conceito avaliativo, porque são as percepções compartilhadas que os participantes de uma organização têm em conexão à organização e ao ambiente de trabalho. Tem relação com o grau de alegria ou insatisfação dentro da empresa.
A cultura é essencial para a organização visto que consegue um superior comprometimento e maior uniformidade no jeito do funcionário. Para o funcionário ela é essencial já que diz o que é significativo e como as coisas necessitam ser feitas. Pode sufocar a inovação caso não haja uma adequação. Aptidão Interpessoal 2 quando a empresa está passando por transformações, contudo há ainda uma resistência quanto a isso. “exemplo” dos dirigentes. Os altos executivos, por tuas frases e formas de comportar-se, estabelecem normas que se difundem pelas corporações.
Histórias: pretendem passar a mensagem a respeito de quem e o que é a corporação. Como Aguentar Com Pessoas Difíceis No Serviço? e o presente legitimando as práticas vigentes. Rituais: são seqüências repetidas de atividades que expressam os valores fundamentais da organização. Ex.: reuniões matinais com a diretoria. Símbolos materiais: equipamentos, ações ou eventos que transmitem motivo aos participantes organizacionais. Ex.: cor da roupa, jatos para viagens, veículo para uso particular.
Linguagem: jargão respectivo, que identifica sua cultura. Cultura organizacional ética: alta tolerância aos riscos; agressão baixa ou moderada; é voltada tanto para os fins quanto pros meios. Cultura organizacional positiva: enfatiza os pontos fortes do funcionário (valorização e investimento no potencial do funcionário); recompensa mais do que pune (elogio); privilegia a vitalidade e o desenvolvimento individual (produtividade e lucratividade pra não comprometer a efetividade). Cultura Organizacional e espiritualidade no local de serviço: reconhece que as pessoas possuem uma consciência espiritual, que nutre e que é nutrida por um serviço significativo, feito dentro de um tema de uma comunidade. Robusto sentido de propósito: as pessoas são inspiradas por um propósito que acreditam ser primordiais e que valha a pena.
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