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Marketing e endomarketing são 2 conceitos distintos, contudo com várias semelhanças. O endomarketing surgiu no começo da década de oitenta como um derivado do marketing visando botar as mesmas técnicas de abordagem destinadas aos clientes externos, para o público interno da organização. Em um período em que os resultados das empresas dependem ainda mais da interação entre consumidores, empregados e tecnologias, o endomarketing assume um papel de grande importancia na gestão de uma empresa. Pensando numa nova expectativa, o endomarketing podes auxiliar como uma ferramenta primordial para fazer a equipe “vestir a camisa” da organização. As estratégias devem tornar os públicos internos nos principais compradores da ideia que a corporação quer vender.
Pra atingir este ponto, marketing e endomarketing necessitam ser pensados quase que em conjunto. Pra em tal grau, é interessante que setores de Marketing e Recursos Humanos estejam a todo o momento em sintonia, trabalhando em conjunto pra conservar as estratégias parelhas. Apesar de terem aplicações inteiramente diferentes, marketing e endomarketing mantém certas semelhanças, que queremos acompanhar principalmente pela hora de se raciocinar no composto de ambas as estratégias.
Se no marketing temos os já célebres 4 Ps (objeto, valor, praça e promoção), desejamos ver paralelos na estratégia de endomarketing que nos ajudam a sonhar melhor sua aplicação. Em sua obra Planejamento de endomarketing: guia pra construção de planos de marketing interno, o professor e consultor Luis Carlos Carvalho traça uma comparação entre o mix que compõe as duas estratégias.
O propósito do marketing é vender o Artefato. Imediatamente no endomarketing, o propósito é vender a Ideia. Esta Ideia nasce a partir das necessidades da organização, fundamentada em objetivos. A Ideia reforça os pontos a serem trabalhados pra que a corporação atinja seus objetivos. Estratégias de marketing e endomarketing precisam sempre sonhar no quanto a pessoa está disposta a ceder para adquirir um artefato. Se para o público externo é pensado no Valor do Artefato, tem que-se ponderar pela Elasticidade do público interno para “comprar” a Ideia que a corporação quer atravessar.
Quanto os colaboradores estão dispostos a ceder em pontos como conforto ou desenvolvimento individual, para se engajarem numa nova Ideia que irá ajudar o coletivo da organização? Em uma estratégia de marketing, a toda a hora se leva em consideração a Praça, ou melhor, os locais onde o freguês buscará teu item e canais de distribuição.
No endomarketing, o equivalente a esse conceito é o Indutor, um sinalizador dos caminhos que levam ao engajamento efetivo da Ideia. Podemos entender os Indutores como metas e métricas acordadas para mensurar o grau de adesão à Ideia, como esta de a atuação frequente do líder perto ao colaborador. A Promoção do marketing engloba todas as ações utilizadas pra apresentar o objeto ao mercado. No endomarketing, pensamos pela Mobilização necessária pra que se apresente a ideia a um acordado público interno da organização. A comunicação interna se fornece como a mais poderosa ferramenta de Mobilização dos públicos internos, todavia pode-se refletir em algumas formas, até incorporando estratégias do marketing usual, associadas ou não com Indutores.
Campanhas de vendas, a título de exemplo, são outra muito bom forma de instigar a equipe. Como você deve ter percebido, marketing e endomarketing são ao mesmo tempo muito iguais e distantes um do outro. Então, EBay Avalia Abrir Plataforma A Lojistas Brasileiros Pra Desenvolver-se No Estado pode se distanciar do outro. Benefícios Do Marketing Digital Pra Tua Organização de Marketing e Recursos Humanos necessitam manter a sinergia no momento de colocar em prática ações com o público interno, pelo motivo de cada setor tem competências respeitáveis para garantir a efetividade do endomarketing. A sua organização une marketing e endomarketing? Quais são os resultados observados? Compartilhe com a gente nos comentários!
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