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Em 1975, passou a adicionar a suporte do Centro de Artes e Intercomunicação, havendo os antigos departamentos do Instituto de Letras sido unificados ante a atual denominação de Departamento de Letras. O profissional de Letras vai ter que ter um domínio da língua materna e da língua estrangeira escolhida, assim como eficiência lingüística e textual que lhe permita um domínio de leitura dos mais diversos tipos de texto. Precisa, ainda, ter uma visão interdisciplinar pela área das Ciências Humanas e Sociais que lhe possibilite um melhor desempenho como professor, pesquisador e tradutor.
Outro traço essencial que vai ter que caracterizar o profissional de Letras é a sensibilidade para o texto literário e pra artes em geral. O profissional de Letras destina-se prioritariamente ao magistério de 1º e 2º graus e ensino universitário, como esta de à tradução e revisão de textos. Início do Curso: Linguística: 1990 Hipótese da Literatura: 1996 Duração Máxima: Quarenta e oito meses Número de Créditos: 36 (3 obrigatórias e trinta e três eletivos). Observação Sócio-Pragmática do Inscrições Abertas Pra Cursos Online E Gratuitos Em Formiga do funcionamento da linguagem, em contextos de uso, lendo os estilos lingüísticos, discursivos e filosóficos tais como a enunciação, a realização de sentido, os atos de fala e a argumentatividade.
Linguagem, Tecnologia e Ensino Estudos da linguagem e de sua ligação com o ensino-aprendizagem de línguas (materna, estrangeira, segunda língua, indígenas) mediados por recursos tecnológicos, impressos, eletrônicos, digitais e por recursos didáticos convencionais, contemplando-se também comunidades especiais. Organização Linguística da Geração Oral e Escrita Investigação da produção discursiva dos pontos de visão etnográfico, cognitivo e semântico-discursivo do texto oral e escrito, envolvendo dificuldades de organização, desenvolvimento, clareza, tipologia, morfologia, sintaxe e léxico e fenômenos prosódicos.
Linguagem, Serviço e População Estudos das práticas discursivas em sociedade, dialogando com os aportes teóricos de diversos campos do saber aplicado a domínios midiático, jurídico, literário, artístico, clínico, educacional, de saúde, ciência e tecnologia nas relações sociais de trabalho. Seis Informações Por ti Tomar Sua Vaga! Estruturais e Históricos na Definição de Línguas Definição histórica e estrutural do português brasileiro e de línguas indígenas, e estilos interculturais. Literatura, Comunidade e Memória Estudo das relações entre a literatura e a formação social: processos de realização e recepção da obra literária.
Texto literário e experiência vivida:organização e observação de acervos documentais e literários, edição crítica de textos, com principal ênfase na realização do Nordeste. Literatura e Intersemiose Relações entre literatura, novas manifestações artísticas, e as tecnologias da informação e da comunicação. Literatura e Estudos Culturais Estudo das representações culturais em textos literários. Cultura enquanto negociação discursiva de práticas, maneiras e relações de poder entre o local e o global, que contribui para a criação das identidades e das diversas localizações (raça, etnicidade, categoria, gênero, etc) do sujeito. Literatura Comparada Estudo comparativo de textos literários no plano internacional e nacional pra problematizar semelhanças e diferenças entre estilos, épocas, movimentos literários, autores, focos específicos.
Nos dias de hoje o NURC-Recife conta com um acervo de mais de 300 horas de gravações de fala, que tem servido como corpus para os alunos de Mestrado e Doutorado da Pós-Graduação em Letras da UFPE e de algumas corporações do país. As pesquisas realizadas com o utensílio do NURC vão de fonologia e morfossintaxe a estudos pragmático-discursivos dos diferentes tipos de interação verbal.
Fundado em 1980, é um centro de estudos do Departamento de Letras da UFPE especializado na especialidade de linguística indigenista, com típico enfoque para a documentação, a explicação e a análise de línguas indígenas, ante variadas abordagens teóricas. Assim como atua pela área da educação indígena (envolvendo ensino monolíngüe e bilíngüe) e do patrimônio arqueológico.
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