Qual A Diferença Entre Pós-graduação, MBA E Mestrado? |
A aluna Natália 8 Destinos Nada óbvios , de trinta e dois anos, defendeu sua dissertação de mestrado em educação na USP em Ribeirão Preto (SP), numa banca inteiramente traduzida em Libras, a língua brasileira de sinais. A estudante é graduada em administração, escolheu fazer pós-graduação em administração de corporações, e tem por objetivo auxiliar com a inclusão e acessibilidade de surdos no ambiente acadêmico. A dissertação que lhe valeu o título de mestre diz sobre as batalhas sociais determinadas na agregação de surdos da cidade de São Paulo. Quer receber notícias de Brasil sem custo por mensagem no seu Facebook? Clique Aqui e digite Brasil após acessar o Messenger.
Emprego de metodologias ativas de ensino (casos, visitas, estágios) e de ensino à distância. Modelos facultativos à dissertação como trabalho fim do curso. A CAPES, defrontada nos últimos anos com inúmeras propostas alternativas de mestrado, encontrou dificuldades em lidar com elas. Essas problemas podem ser em fração explicadas pelo fato de toda a infraestrutura de reconhecimento, acompanhamento e avaliação dos programas de pós-graduação estar centrada na geração de mestrado como fase preliminar da carreira científica. As primeiras tentativas pra equacionar o defeito voltaram-se pra transformações nos cursos de especialização (Especialização de Longa Duração) ou fabricação outra vez tipo de cursos de pós-graduação (Capacitação Profissional Avançada).
Como se mostrou acima, não é sequer indispensável inventar um sistema heterodoxo para abrigar estas maneiras de atuação. Na verdade, basta descobrir plenamente as potencialidades do sistema atual. O mestrado não precisa ajudar só como etapa preliminar ao doutorado. Poderá ser, como se salientou, bem como um grau terminal, visando formar profissionais capazes de montar algumas técnicas e processos tendo em visão as necessidades de desenvolvimento. Não há como negar, todavia, que, apesar deste caso, a implementação de um mestrado que fuja ao padrão vigente necessita de clareza de definições e adequação de instrumentos. A primeira charada que se coloca é a do nome.
No modelo de mestrado hoje “O Superior Risco Para a Presidente Dilma Vem Da Lava Jato”, Diz Diretor Da Eurasia , pode-se ver que, não obstante várias características relevantes em comum, ensejaram-se grandes diferenças sob o estilo acadêmico entre bons mestrados de áreas de entendimento distintas. A credibilidade do mestrado também varia de uma área pra outra, com a finalidade de cogitar-se, em várias delas, de abreviar ou suprimir o mestrado, encaminhando os estudantes o mais rapidamente ao doutorado. Desse fato, a diferença entre o mestrado tipo "grau terminal" e o mestrado tipo "etapa preliminar", em uma mesma área, pode ser pequeno do que a diferença hoje em dia existente entre mestrados em áreas distintas.
Nessa linha de contestação, o grau de mestre continuaria caracterizando em todos os casos um nível de estudos pós-graduados, adjetivado tão-só pelaárea de graduação parecido ou por designação específica. É óbvio que, mesmo optando por essa nomenclatura para fins formais de titulação, parece impensável impedir pela prática as designações de mestrado profissional e mestrado disciplinar ou acadêmico.
A presente proposta almeja complementar a indicação na atualidade em vigência, cuja referência de característica é a geração científica, admitindo a inclusão de novos parâmetros de produção, como a inovação tecnológica. Em ambos os casos, a avaliação de funcionamento precisa obedecer aos padrões de rigor tradicionalmente usados pela CAPES. Neste sentido, a preservação da nomenclatura atual de titulação indica obviamente o propósito de manter também os requisitos de particularidade acadêmica acordados para o mestrado pela origem da pós-graduação.
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