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São Paulo - O americano Philip Kotler, professor de marketing internacional pela universidade de negócios Kellogg, da Escola Northwestern, transformou o ensino de administração. Antes de ele publicar o livro Administração de Marketing no término dos anos 60, os currículos de negócios contavam, em sua maioria, com cursos sobre isso vendas e comércio. Microfranquia Comics Camisetas da chegada da obra nas livrarias, o conceito de marketing se disseminou em escala global e obteve o respeito da academia.
Mesmo passados quase cinquenta anos da publicação da primeira edição, o livro continua sendo usado em universidades dos 4 cantos do mundo. Aos oitenta e três anos, Kotler se prepara pra uma série de palestras organizadas na HSM em numerosas capitais brasileiras. Antes de embarcar, ele deu a seguinte entrevista a Check-up.
Diagnóstico - O mundo mudou muito desde que o senhor escreveu Administração de Marketing. O marketing assim como mudou? Philip Kotler - Os profissionais de marketing fazem uso três conceitos centrais. Primeiro, tópico no comprador e em suas necessidades. Quem manda é o freguês. Em segundo local, montar, avisar e entregar valor sabendo de antemão quais são seus valores, necessidades, percepções e crenças.
Por fim, relembrar que o foco é ter um comprador contente e encantado. É por isso que se conquistam e se mantêm freguêses. Isto não mudou e nunca vai mudar. Exame - Se o senhor fosse começar a carreira hoje, em qual área do marketing iria se concentrar? Philip Kotler - Como entramos na era digital, iria me aplicar à mídia digital. Um profissional precisa notar intimamente segmentos de seu mercado, no entanto assim como seus consumidores individualmente. Temos de acrescentar nosso conhecimento de como utilizar YouTube, Instagram, Pinterest, Twitter, LinkedIn e Facebook. De nada adianta apenas utilizar esses canais digitais.
É preciso aprender a mensurar o valor de qualquer um. A chance está em requintar o exercício destas ferramentas sem esquecer de novas áreas promissoras, como o neuromarketing, a análise da atividade cerebral de consumidores expostos a imagens e filmes de produtos. Diagnóstico - O senhor acredita que tudo vai se resumir ao digital?
Philip Kotler - Minha previsão é que os orçamentos destinados à comunicação serão divididos ao meio entre a mídia digital e a habitual. As duas são capazes de ser perfeitamente combinadas. A mídia usual tem que ser utilizada pra que todos conheçam tua marca ou produto e a digital pra que haja um engajamento individual. Diagnóstico - Mesmo em meio a tantas alterações, há avanços em áreas nada tecnológicas. Metal Gear Rising: Revengeance o senhor descobre dos pesquisadores que moram um tempo na casa de freguêses?
Philip Kotler - Companhias como a multinacional americana Procter&Gamble investem no chamado marketing antropológico. A Oportunidade De Um Negócio pode talvez ser feito nos locais de venda ou até já pela casa das pessoas. Perceber os consumidores onde eles fazem as escolhas ou fazem uso os produtos poderá doar insights que não surgiriam de forma diferente. Como Receber Dinheiro Com O Meu Web site? de uma família à mesa poderá ser reveladora.
Diagnóstico - Como o senhor quer que teu nome seja lembrado no futuro? Philip Kotler - Como um profissional de marketing apaixonado e um economista. No marketing, tive 2 grandes objetivos. Primeiro, deixar claro que a ideia central é aperfeiçoar a existência dos compradores, não apenas vender qualquer coisa para eles. Marketing é bem mais do que saber utilizar técnicas de procura e de promoção. É a melhor forma pra montar um discernimento profundo das aspirações das pessoas, as explícitas e as latentes. Meu segundo objetivo foi acrescentar o exercício do marketing pra além de serviços e produtos.
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