Microfranquia Up Camisetas |
Se intensifica a busca por assistências técnicas pra consertos de todos os tipos. Vale mais a pena adquirir um produto novo ou consertar o usado com erro? Cada vez mais brasileiros ficam com a segunda escolha. Isto fica evidente com o acrescentamento da pesquisa por assistências técnicas, que fornece corpo ao mercado de manutenção - principalmente de materiais eletrônicos, todavia assim como de outros bens de consumo, como roupas e automóveis.
De acordo com o professor da FEA-USP e responsável por Programa de Varejo da FIA (Provar), Claudio Felisoni, o semblante mais instantâneo a se considerar na constituição do episódio é a incerteza econômica e a restrição de renda da população. “A antevisão revisada de desenvolvimento da economia está em 1%. Isso impacta violentamente no emprego.
Dessa forma, vendas são postergadas e a manutenção - da casa, de aparelhos e itens de consumo pessoal - tem mercado favorável. A segunda causa é mais estrutural e tem a ver com a transformação das condições de emprego. “Hoje, no Brasil, estamos começando a emular padrões internacionais de consumo. As pessoas acabam fazendo elas mesmas várias operações ou precisam de pessoas pra fazê-las. E no Brasil há uma extenso carência de profissionais especializados.
Quem consegue operação eficiente tem uma grande oportunidade de mercado”, diz Felisoni. É o caso da ConsertaSmart, rede de franquias de assistência técnica para celulares e tablets. “A ideia Brasil Em Recessão: Fui Demitido com lojas próprias. Ao abrir a segunda unidade, percebi que não conseguiria estar nas duas ao mesmo tempo e a particularidade do serviço vinha já que eu, proprietário, estava no recinto.
Foi aí que pensei no padrão de franquia”, diz o fundador, Felipe Marchese. Atualmente, além da unidade própria em Campinas (SP), a rede tem 374 lojas espalhadas pelo Brasil - todas franqueadas. Mão de obra qualificada é gargalo. A capacitação técnica e a disponibilidade de mão de obra são pontos centrais no avanço do segmento de manutenção.
Cabe à franqueadora e aos próprios franqueados incentivar parcerias com instituições que formam profissionais e divulgam currículos. “Serviços de pedreiro, pintor, eletricista ou técnicos em aparelhos envolvem firmeza e capacitação. No procedimento de pesquisa e compra de uma franquia, uma pergunta é muito importante: como irei conseguir esses colaboradores? ”, questiona o consultor Marcelo Cherto.
Na ConsertaSmart, a preparação das equipes começa cedo e envolve avaliações mensais. “Temos um centro de treinamento em Campinas, onde recebemos franqueado e colaboradores por duas semanas. A estadia envolve treinamento, estágio em nossa loja própria e uma série de opiniões. Depois disso, eles dão início à montagem da operação em sua cidade”, diz Felipe Marchese. Para ele, o principal fundamento do sucesso da franquia foi começar com poucas unidades, criar infraestrutura de atendimento e suporte para, então, receber escala.
Se o franqueado é prestador de serviços, ele tem que ser muito bem orientado pelo franqueador na busca pelos pares que irão fazer outras manutenções e reparos. Além disso, é fundamental o aprimoramento permanente dos envolvidos. Franquias Virtuais Têm Crescimento Estimado Em 30% Até 2018 Não acredito em programas superextensos, com o trabalhador por um mês pela sala de aula. Deve haver muito treinamento e diálogo, reforçando a importancia do atendimento e a importância do serviço prestado. E, no caso do franqueado, é primordial também liderar pelo exemplo”, opina Cherto. Busca. Os negócios envolvendo serviços de reparos e de manutenção têm hoje amplo demanda, gerada principalmente pela restrição de orçamento dos consumidores, que buscam economizar. Futuro. Quem Ganha Com Uma Franquia: O Franqueado Ou O Franqueador? , o mesmo episódio macroeconômico que instiga o setor, no momento em que aprimorar, podes acrescentar o consumo de novos produtos.
Комментировать | « Пред. запись — К дневнику — След. запись » | Страницы: [1] [Новые] |