Diferenças Entre MBA, PhD, Mestrado, Doutorado E Pós-graduação |
A transformação de textos orais em textos escritos é uma atividade competente pra salientar aos alunos a diferença entre essas duas modalidades da língua. Fazer como que os alunos reconheçam as diferenças entre o uso da pontuação própria da escrita e as marcas de entoação e pausas inerentes à fala. Introdução da pontuação com apoio pela intuição fornecida pela entoação das falas (estratégia de adição em que a primeira tentativa segue a sugestão da prosódia).
3) Retirada de repetições, reduplicações, redundâncias, paráfrases e pronomes egóticos (estratégia de eliminação pra uma condensação lingüística). Estas eliminações são, na verdade, a exclusão de certos itens lexicais, sintagmas, orações ou estruturas que estão a mais no texto, elementos sentidos como desnecessariamente reduplicados. A retirada desses elementos em conjunto gera a inevitabilidade de reformulações parafrásicas. O texto claramente sofre transformações na infraestrutura sintática. Os pronomes egóticos (eu, nós) em função de sujeito são eliminados.
Introdução da paragrafação e pontuação detalhada sem modificação da ordem dos tópicos discursivos. Introdução da paragrafação e pontuação detalhada sem modificação da ordem dos focos discursivos (estratégia de acréscimo). A questão do parágrafo não se descobre obrigatoriamente ligada à pontuação, que diz respeito a uma decisão de agrupamento do conteúdo por critérios.
Normalmente, a paragrafação surge da necessidade de se introduzir um novo conjunto temático. Reconstrução de estruturas truncadas, concordâncias, reordenação sintática, encadeamentos (estratégia de reconstrução em atividade da norma escrita). Estas duas operações normalmente são processadas ao mesmo tempo. Aqui neste instante se iniciam os processos de transformação justamente. Faz-se obrigatório colocar as atividades de substituição e reorganização de natureza pragmática e morfossintática.
A atenção volta-se para a regularização sintática e explicitação dos referentes. Desta maneira, as noções de completude, regência e concordância necessitam-se reverter pra as regras da escrita. Deve-se estar concentrado pra concordância entre sujeito e verbo, substituição de sujeitos como "a gente vamos" por equivalentes. Entre Estas Atividades Estão As Provas de frases inacabadas, típicas da fala. Como Se Aprontar Para o Concurso de pronomes sujeitos repetidos e emprego da anáfora pronominal sempre com antecedente visível. Um dêitico como (esse, esta, neste local, lá, etc.) precisam estar ligados a um referente no texto. Teu referente deve ser conhecido no texto. Também, a evidência de preferência de estruturas coordenadas e subordinadas típicas da escrita.
Segundo Marcushi, "a fala vai seqüenciando adendos à direita do núcleo verbal, no corrente do pensamento que é formado on line - em tempo real; a escrita prefere agrupar os elementos à esquerda do núcleo verbal". Embora existam mais operações envolvidas no recurso de retextualização, não temos dúvidas que estas neste momento responderiam, super bem, aos objetivos propostos para este plano.
As algumas são voltadas mais pra dúvidas estilísticas e pra obtenção de textos mais formais, e estariam além dos propósitos neste local estabelecidos. Além da obra de Luiz Antônio Marcuschi, acima argumentada, é interessante ler o postagem "Fala versus escrita: atividades de retextualização", de Rosa A. N. Verceze e Erik Sanchez Nogueira. Letras. Hoje em dia, mestrando em Língua Portuguesa e Filologia na Escola de São Paulo.
Seus temas de interesse concentram-se nas seguintes á
Trabalhou em Projetos Institucionais: PIBID (Capes) (Construção e Implementação) e Projeto Procampo, de 2009 a 2017. Atua nas á Qual O Melhor Vinho Argentino? , Educação e Educação do Campo, com ênfase em representação social e identidade profissional. Seus assuntos de interesse concentram-se nas seguintes á ção social; educação do campo, estresse e coping; propriedade de existência no serviço; e, identidade profissional. Mais fatos a respeito de tuas pesquisas e publicações estão disponÃveis no currÃculo lattes.
No dia seis de abril, a Professora Inês Barbosa de Oliveira proferiu a conferência plená A oportunidade permitiu o avanço de conversas por volta de uma possÃvel cooperação futura entre o LIRDEF e o PPGE/UNESA. Após a França, a Profª. Inês Oliveira seguiu pros EUA onde participou, em Nova Iorque, entre os dias 11 e 17 de abril de dois eventos.
A princípio, no dia 11 de abril, no fato do American Association for Advancement of Curriculum Studies Annual Meeting (AAACS). No Simpósio "Speaking from and with the South: What knowledge is of most worth?", a Profª. Inês apresentou o paper: âIn the South and from the South: Against Curriculum Epistemicideâ, produzido em parceria com a Profª.
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