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A onda dos reality shows culinários e dos alimentos gourmet tem impulsionado o mercado de utensílios de cozinha, segundo o administrador Rodrigo Chiavenato, um dos sócios da franquia Universo Cheff. Ao lado do irmão, o hoteleiro Ronaldo Chiavenato, e do ex-MasterChef Raul Lemos, ele comanda uma rede de lojas que faturou 3,5 milhões de reais em 2017, no momento em que tinha oito operações.
“Ao contrário do varejo Empreendedoras De Primeira Viagem , que vende mais durante os fins de semana, nossas lojas faturam muito às terças e quartas-feiras. Às terças, as pessoas se preparam para cozinhar assistindo ao MasterChef e, às quartas, vão às lojas buscar por itens que foram usados pelos cozinheiros no programa da noite anterior”, admite Rodrigo Chiavenato. Essa conexão direta das vendas com o programa exibido pela Band fez com que os irmãos convidassem o ex-MasterChef Raul Lemos, finalista da segunda edição do reality, para ser piá-propaganda da marca. Todavia Lemos, que neste instante era comprador da loja, quis virar sócio. “Apresentei minha experiência em marketing Necessita de Tudo, Até Livros -commerce, além da empresa que possuo de negócios em gastronomia.
Enfim, eu tinha tudo a ver de perto com a marca. Eles toparam e virei sócio. Participo das decisões, converso com franqueados, realizo eventos, ajudo na alternativa do mix de produtos”, conta o ex-MasterChef. A experiência de Lemos em e-commerce foi um ponto essencial por causa de a origem da Universo Cheff foi o e-commerce, lançada em 2010, explica Chiavenato.
“O sucesso da loja virtual nos motivou a criar uma loja física em 2012. Eu a toda a hora tive desejo de possuir uma franquia em razão de estudei nos Estados unidos e lá as organizações respiram franchising”, explica Chiavenatto. O sonho da franquia foi atingido em 2015, no momento em que teve início a expansão do negócio. Pra acelerar o crescimento, a organização acaba de lançar o quiosque, um novo modelo de franquia, pequeno e mais barato. Os sócios se dizem otimistas quanto ao progresso da rede. “Se, com a nação em recessão, A Mulher Que Gerencia Um Negócio Milionário Enquanto Educa Seus 14 Filhos Em Residência , sonhe com a situação econômica melhor.
O Brasil ainda engatinha na gastronomia, temos muito espaço para crescer e estamos nos estruturando pra isso”, confessa Chiavenato. As lojas Mundo Cheff vendem desde coisas básicas de cozinha, como facas e panelas, até itens mais elaborados, como máquinas para fazer macarrão e pedra de sal rosa do Himalaia para assar alimentos na grelha. Durante algum tempo, a importação de produtos foi um dos desafios do negócio, que ficava vulnerável à oscilação do dólar.
“Nosso mix de importados beirava os 70% e hoje é menos que 30%. Buscamos fornecedores que nos deem melhores margens e que trabalham com exclusividade”, afirma. O empresário diz que compete com marcas elitizadas, como Spicy, e até com lojas de 1,noventa e nove reai. “Queremos destacar que a gastronomia é pra todos”, declara.
Negócio Em 21 Dias Funciona? , especializada em franquias, diz que o conceito é sensacional e que há espaço para amadurecer. Não obstante, ela considera baixo o faturamento do novo paradigma de negócio, o quiosque. “O regresso do investimento em 36 meses é demorado pra um quiosque que custa menos de 100 1 mil reais. Acho que há oportunidade para aumentar o faturamento segundo a localização do quiosque e do mix de produtos.
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