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Marketing e endomarketing são 2 conceitos distintos, no entanto com várias semelhanças. O endomarketing surgiu no começo da década de 80 como um derivado do marketing visando passar as mesmas técnicas de abordagem destinadas aos clientes externos, pro público interno da organização. Em um momento em que os resultados das organizações dependem cada vez mais da interação entre compradores, empregados e tecnologias, o endomarketing assume um papel de amplo relevância pela gestão de uma empresa. Pensando em uma nova perspectiva, o endomarketing poderá cuidar como uma ferramenta importante pra fazer a equipe “vestir a camisa” da organização. As estratégias devem tornar os públicos Mulheres Assumem Postos-chave No Mundo Da Cerveja E Querem O Final De Preconceitos clientes da ideia que a organização quer vender.
Para conseguir este ponto, marketing e endomarketing devem ser pensados quase que em conjunto. Aos noventa e quatro Anos, O Estilista Pierre Cardin Continua Em Plena Atividade em tal grau, é significativo que setores de Marketing e Recursos Humanos estejam sempre em sintonia, trabalhando em conjunto para conservar as estratégias parelhas. Apesar de terem aplicações completamente diferentes, marketing e endomarketing mantém certas semelhanças, que desejamos ver principalmente na hora de se pensar no composto de ambas as estratégias.
Se no marketing temos os já célebres quatro Ps (objeto, valor, praça e promoção), desejamos enxergar paralelos na estratégia de endomarketing que nos ajudam a sonhar melhor sua aplicação. Na sua obra Planejamento de endomarketing: guia para construção de planos de marketing interno, o professor e consultor Luis Carlos Carvalho traça uma comparação entre o mix que compõe as duas estratégias.
O propósito do marketing é vender o Objeto. Agora no endomarketing, o intuito é vender a Ideia. Esta Ideia nasce a partir das necessidades da organização, fundamentada em objetivos. A Ideia reforça os pontos a serem trabalhados para que a organização atinja seus objetivos. Estratégias de marketing e endomarketing devem a todo o momento sonhar no quanto a pessoa está disposta a ceder para obter um item. Se pro público externo é pensado no Preço do Objeto, necessita-se pensar pela Elasticidade do público interno pra “comprar” a Ideia que a empresa quer ir.
Quanto os colaboradores estão dispostos a ceder em pontos como conforto ou desenvolvimento individual, para se engajarem numa nova Ideia que irá privilegiar o coletivo da empresa? Numa estratégia de marketing, a toda a hora se leva em consideração a Praça, ou melhor, os locais onde o freguês buscará seu objeto e canais de distribuição.
No endomarketing, o equivalente a este conceito é o Indutor, um sinalizador dos caminhos que levam ao engajamento efetivo da Ideia. Vinte e dois Formas De que forma Ganhar Dinheiro Na Internet De Verdade como metas e métricas determinadas para mensurar o nível de adesão à Ideia, assim como a atuação constante do líder próximo ao colaborador. A Promoção do marketing engloba todas as ações utilizadas pra expor o objeto ao mercado. No endomarketing, pensamos pela Mobilização necessária pra que se apresente a ideia a um definido público interno da corporação. A comunicação interna se expõe como a mais robusta ferramenta de Mobilização dos públicos internos, mas poderá-se refletir em novas formas, até incorporando estratégias do marketing habitual, associadas ou não com Indutores.
Campanhas de vendas, por exemplo, são outra ótimo maneira de impulsionar a equipe. Como você precisa ter percebido, marketing e endomarketing são ao mesmo tempo muito iguais e distantes um do outro. Deste modo, um nunca pode se distanciar do outro. Equipes de Marketing e Recursos Humanos necessitam manter a sinergia no momento de pôr em prática ações com o público interno, por causa de cada setor tem competências consideráveis pra garantir a efetividade do endomarketing. Álbum De Figurinhas ‘de Ouro’ Da Copa marketing e endomarketing? Quais são os resultados observados? Compartilhe conosco nos comentários!
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