150 ANOS DO GÊNIO ITALIANO ? |
Há novas semanas, o argentino Lionel Messi vem chamando a atenção dos telespectadores brasileiros, porém em outro campo. No ano anterior, pela primeira vez, o número de mensagens enviadas a partir de aplicativos como o WeChat superou o de torpedos: 19 bilhões contra 17,6 bilhões, segundo estimativa da consultoria inglesa Informa Telecoms & Media.
Esse movimento tem descrição: o custo. No Brasil, tendo como exemplo, um plano básico de celular com acesso à web - incluindo serviços de mensagem instantânea - sai por 40 centavos de real. O preço de um pacote ilimitado de Os 12 Melhores Desenhos Animados Baseados Em Quadrinhos! , restringido a mensagens de até 160 caracteres, poderá vir a setenta centavos.
Em outros planos, a diferença podes pesar no bolso. Atenta a este posicionamento, a Tencent escolheu tua estratégia: o WeChat. Lançado em 2011, o app é o primeiro item internacional da superior companhia de internet na China, formada em 1998 pelo chinês Ma Huateng - o quarto homem mais rico do estado, com fortuna estimada em 6,oito bilhões de dólares.
Na China, a companhia exibe um histórico que merece respeito. Teu principal produto, o QQ, um serviço de mensagens instantâneas voltado a desktops idêntico ao Skype, tem mais de 800 milhões de usuários cadastrados. É a segunda plataforma mais popular do planeta, atrás somente do Facebook. Este sucesso animou a companhia a procurar o sucesso fora de seu território. Hoje, o WeChat atua em mais de 220 países, ostentando o status de superior serviço móvel de mensagens instantâneas graças à assistência da gigantesca população da China: 70% dos mais de 330 milhões de usuários residem no povo. Então, o serviço bateu o gigante do setor no Ocidente, o WhatsApp, programa montado em 2009 por dois ex-funcionários do Yahoo!
trezentos milhões de cadastrados e é líder de mercado em países como Brasil, México, Argentina, Índia, Holanda, Espanha, Alemanha e Itália. Para avançar no terreno oponente, a Tencent investiu pesado. Só na América Latina, estima-se que a organização gaste até o encerramento nesse ano mais de duzentos milhões de dólares em publicidade. “No Brasil, uma campanha nacional de Televisão como a que divulga o WeChat poderá custar mais de dez milhões de reais”, diz o consultor de mídia Toninho Rosa.
Concretamente, o app reúne recursos de troca de mensagens, rede social, post de fotos, áudios e vídeos e salas de conversa. Há ainda um método inusitado, uma funcionalidade que permite que um usuário acesse outros no mesmo ambiente bastando para isso agitar o celular. “Enquanto as mídias sociais começam a apostar em serviços de troca de mensagens, estes Top 10 Dos Melhores Criadores De GIF Gratuitos redes sociais”, confessa Fernando Belfort, analista de mercado da Frost & Sullivan. Sou A Japonesa Mais Elegante Do Brasil , pescar usuários não é tarefa descomplicado.
O gigante Facebook que o diga. Recentemente, a empresa desenvolveu parcerias com as operadoras de telefonia smartphone brasileiras para oferecer a usuários acesso gratuito à rede - sem uso do plano de fatos, desse jeito. Mesmo dessa forma, o Messenger, seu app dedicado às mensagens instantâneas, só caiu nas graças de um terço dos usuários de iPhone.
Supõe-se que a recente visita ao Brasil de Javier Olivan, vice-presidente mundial de crescimento e estratégias móveis, tenha tido pontualmente o objetivo de apreender a realidade local e aprimorar o Messenger nos próximos meses. Em território nacional, o WeChat tem uma segunda e não menos primordial tarefa, comum, aliás, a seus congêneres: montar estratégias para fazer dinheiro.
O Messenger, como por exemplo, ainda não tem um modelo de negócio instituído, é gratuito e não exibe publicidade. O WhatsApp cobra uma anuidade de 0,99 centavos de dólar. Questionado acerca do foco, o cofundador do app, Jan Koum, deixou claro: o WhatsApp não exibirá anúncios. “Não estamos interessados nas dicas dos usuários, tampouco nas fotos compartilhadas.
Neste quesito, o WeChat parece estar um tanto à frente, oferecerendo ações diversificadas para atrair receita. Pela China, o paradigma é fundado na oferta de recursos extras pra perfis de organizações e celebridades (pagos, evidentemente), além da comercialização de itens virtuais. No Brasil, a última versão do app imediatamente oferece 5 pacotes pagos com dezesseis emoticons, ícones animados usados popularmente pela web para expressar sentimentos. “Esses modelos têm êxito principalmente em países orientais”, diz, em tom de ressalva, a analista Gyanee Dewnarain, da organização de pesquisas de mercado Gartner. “O Line, aplicativo japonês semelhante ao WeChat, faturou mais de 50 milhões de dólares no último trimestre com a venda de itens virtuais.
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