Cachoeiras De Macacu Faz Concurso Para 200 Vagas O Dia |
Devo obter outras inimizades de professores e alunos com o texto de hoje. Mas prefiro a polêmica que gera o diálogo à mesmice dos padrões. Sem combate, sem discussão, sem quebra de modelos, ficamos a todo o momento no mesmo lugar. E acho que essa maneira de observar a educação não leva a nada. Esperei passar pelo menos um dia em ligação aos comentários postados a respeito da prova do ENEM aplicada por este término de semana. E com intenção de diversificar, além das perguntas objetivas, muito se argumentou em conexão à prova de redação.
Professores, alunos, especialistas, jornalistas, políticos: todos opinaram sobre o cenário proposto e das supostas fórmulas pra "publicar bem" a temida dissertação. Como começar, como fazer, como concluir, como argumentar? Fórmulas são apresentadas, e por vezes até copiadas, para oferecer ao aluno a oportunidade de dirigir-se bem, porque o que importa mesmo é a pontuação. Todavia, E As Escolas Públicas? aluno até com redação pronta e decorada. Foi isto mesmo que você leu: alunos decoraram redações inteiras a respeito de um assunto específico pra somente copiar o texto na hora da prova.
E o Ministério da Educação anunciou o foco: "publicidade infantil em dúvida no Brasil". Aproximadamente nenhum especialista apostou nessa linha argumentativa para a prova do ENEM. Aí você de imediato entende, né? Falaram que foi uma prova política, uma prova feita para dizer mal da imprensa, com o objetivo de pronunciar-se bem do governo, afim de influenciar os alunos e por aí vai. Estudantes criticaram na internet, professores passaram supostos "gabaritos" de redação e, como a todo o momento, as redes sociais geraram centenas de piadas sobre isso. Como Preparar Um Plano De Estudo /p>
Reflita comigo: fornece com o objetivo de ter um gabarito de interessante redação? Há como discursar que há um gabarito, mesmo que seja só semelhante, de uma criação textual? Guia Prático Pra Ir Em Concurso Público Em 1 Ano ensinando os alunos a serem meros reprodutores de ideias alheias; e não seres pensantes, reflexivos e participativos, efetivamente. Precisamos aprontar os alunos pra escrever em todos os tipos e gêneros textuais, por intervenção de cada assunto, sem padrões tão severos e retrógrados.
Neste aspecto, minha visão é bem clara. Quanto mais ensinamos os alunos a simplesmente reproduzir fórmulas, menos eles entendem o que estão escrevendo. Quanto mais eles tentam escrever dentro de padrões insuficiente inteligentes, menos eles querem participar do processo educativo. Diariamente, verifico a imensa dificuldade que os alunos de ensino superior têm para gerar textos. A maioria fica com pânico de publicar, a todo o momento pensando nas regras e nos padrões estruturais. Imagino em formar alunos que saibam transitar por todos os tipos e gêneros textuais, com criatividade e discernimento. Um agradável texto argumentativo não precisa, somente, seguir o padrão "introdução-desenvolvimento-e-conclusão" como se fosse uma ordem de "início-meio-e-final", para ser considerado bom.
A estrutura dissertativa foi feita pra persuadir e não para revelar uma história. Aristóteles imediatamente nos apresentou a arte da retórica, representada por exórdio, narração, provas e peroração. Conheça Joaquim Levy, O Novo Ministro Da Fazenda intenção dessa suporte era mexer com os sentimentos e paixões de quem está investigando ou ouvindo a argumentação. E isso pode talvez ser feito de várias formas e em inúmeras ordens. Não tem que ser alguma coisa rígido e com poucas alternativas.
Комментировать | « Пред. запись — К дневнику — След. запись » | Страницы: [1] [Новые] |