Informações De Marketing Nas Redes Sociais: Cristiano Santos |
Dribles desconcertantes e gols de placa. Dentro de campo, o Brasil desenvolveu uma história vencedora e se consolidou como a frase máxima do chamado futebol arte. 9 Marcas Que Têm Sucesso Sem Um Orçamento De Marketing Tradicional , essa mesma capacidade que distinguiu o país pelos gramados mundo afora nunca chegou a ultrapassar a barreira das 4 linhas. A combinação do amadorismo e da inexistência de visão e — em alguns casos — de escrúpulos dos dirigentes traz até hoje como consequência um placar de torneios deficitários e clubes endividados. Para virar esse jogo, o investimento em tecnologia é a mais nova tática.
“Nas últimas gestões, nosso principal tema foi buscar novos recursos e receitas, de forma especial pra não necessitar só das cotas da televisão”, diz Aristóteles Loredo, executivo-chefe de TI do Cruzeiro, de Minas Gerais. “Em 2013, a receita do Cruzeiro cresceu 50%, muito em atividade da forte parceria que construímos entre os departamentos de TI e de marketing”, diz. “Os clubes brasileiros ainda são muito dependentes das cotas de Tv, que respondem por em torno de 40% de suas receitas”, diz Pedro Daniel, consultor de gestão esportiva da BDO Brasil.
“Como alternativa, os times agora licenciam suas marcas e estão investindo em programas de sócio-torcedor, o que é uma sensacional saída. Porém, fora isto, a ativação do branding ainda não é muito trabalhada”, declara. Com uma apoio estruturada de sistemas internos e com fornecedores como a Totvs, a análise de grandes volumes de detalhes é uma das prioridades do Cruzeiro.
Essa visão de imediato está sendo aplicada para a escolha de localização de novas lojas da rede oficial do clube, batizada de Superior de Minas. A mesma abordagem é usada pra definir as regiões que sediam eventos pra fidelizar os 57 1000 torcedores do Sócio do Futebol, programa de sócio-torcedor do time, e para atrair novos cadastros na iniciativa. “Temos um sistema que integra informações de localização, de regularidade Namoro-ostentação: Como Saber Se Você Exagera Na Apresentação Nas Redes sociais? estádio, do banco de dados do Sócio do Futebol e do IBGE.
Temos tudo mapeado por bairro, faixa etária e renda, e sabemos exatamente o lugar em que um evento ou nova loja darão mais retorno”, diz Loredo. Assim como, o Cruzeiro investe em ações para entusiasmar as interações dos sócios-torcedores com a marca e a frequência nas partidas do clube. O torcedor recebe pontos por estas atividades e pode trocá-los por prêmios como a visita a um treino ou a expectativa de observar a um jogo diretamente dos camarotes. O Cruzeiro tem ainda um banco de detalhes de todos os seus jogadores profissionais e da ordem de apoio. 'Campanha' Em Redes sociais Faz Piada De Quem Tira Imagem Com IPad /p>
O sistema reúne um perfil completo de cada atleta, com dicas médicas, psicológicas, de contrato e de funcionamento no campo, entre novas análises. “É um extenso big data sobre o jogador, que permite à diretoria tomar decisões mais precisas, por exemplo, pela hora de uma venda ou renovação de contrato”, explica. As outras tendências tecnológicas e a robusto conexão com a área de marketing são assim como o direcionamento da TI no Corinthians.
“Estamos investindo fortemente para fazer com que a TI participe ativamente na descrição das estratégias para gerar receitas e ativar a marca do clube”, diz Alessandro Gonçalves, superintendente de TI do Corinthians. Ante esse assunto, o Corinthians está investindo para aprofundar o discernimento sobre isto os vários perfis de seus torcedores e criar ações mais garantidos junto a qualquer um desses públicos. Uma das bases para essa abordagem é o cruzamento de informações de imensas referências de relacionamento e de receita do clube.
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