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Como roteirizar uma exibição? Por que devemos montar um roteiro antes de refletir nos slides da exibição? A maioria das pessoas que tenho treinado comenta que entendem a relevância de roteirizar uma apresentação, todavia poucos utilizam da técnica. Por que isto ocorre? Tenho me aprofundado a respeito do conteúdo e os principais motivos localizados foram: falta de tempo pra fazer e ausência de entendimento de que forma fazer. Este artigo tem o objetivo de resolver o segundo porquê, ou melhor, como fazer! Depois de alguns anos de procura com apoio em autores que tratam do cenário e aplicando treinamentos na área, cheguei à conclusão que a criação de roteiros pra apresentações pode ser feita em 8 passos.
Em respeito a outros métodos ressalto que assim como existem algumas maneiras que conseguem ser efetivas pra atingir essa mesma finalidade. Os oito passos estão divididos em três etapas: Diagnóstico (preparação), Explicação das Mensagens de Valor, Estruturação do Storyboard. Quem estará presente pela apresentação? Qual o grau de entendimento da audiência acerca dos focos? Os presentes possuem conhecimento técnico?
Existe algum segmento da audiência que você gostaria de focar? Alguns apresentadores caem no erro de não mapear adequadamente esta informação e dessa maneira têm sérios problemas para gerenciar a curva de atenção da audiência no decorrer de tuas apresentações. O segundo passo trata dos objetivos da exposição. Segundo Peter Drucker, “A melhor maneira de prever o futuro é construí-lo”.
Comece a desenvolver os resultados de sua exposição tendo clareza daquilo que você pretende obter. Seja o mais específico possível. Qual é o propósito da exposição? Para você, o que significa sucesso ao encerramento da apresentação? Que reflexões você quer que tua audiência tenha? Quais são os próximos passos que preciso de engajamento dos participantes ao terminar a exibição? O terceiro passo tem como intuito definir os problemas que serão resolvidos a começar por sua exposição. Independente do tipo de exposição, você necessita transportar soluções para alguma coisa, as pessoas vão esperar isto de você. Por este momento você poderá utilizar três abordagens: problemas, desafios ou oportunidades.
Normalmente sugiro que o enfoque seja nos problemas, visto que assim sendo você estimula as pessoas a se sentirem angustiadas por não atingir resolvê-lo, quebra a acomodação e estimula a ação. Entretanto, em muitas situações os além da medida enfoques também são capazes de gerar resultados positivos. Quais problemas quero solucionar por meio da apresentação? O público presente está procurando soluções pra esse problema?
O público presente está disposto a investir na resolução deste defeito? Você detém as soluções necessárias pra resolver este problema? É respeitável ressaltar: cuidado ao tratar do “problema” ao longo da exibição! As pessoas em geral não gostam que seus erros sejam apontados. Crie um assunto que possibilite reflexões que levaram os presentes a concluir que possuem aquele defeito e que isso necessita ser resolvido. Imediatamente que neste momento foram levantadas dicas básicas sobre o público, os objetivos da exposição e os defeitos que deverão ser resolvidos, há uma clara tendência de que você será mais assertivo pela construção da mensagens de valor de sua exibição. De imediato vamos descobrir os 2 passos da etapa II. Este é um dos momentos mais primordiais da preparação de um roteiro.
Entretanto são poucos os que investem o tempo necessário pra cumprir essa época. As mensagens de valor são aquelas dicas que você gostaria que tua plateia levasse consigo. Uma mensagem de valor efetiva é aquela que perdura por dias, quem sabe semanas, ou até mesmo anos pela cabeça das pessoas que assistiram sua apresentação. No decorrer dos anos venho pesquisando, testando e medindo várias metodologias para apoiar as apresentadores pela construção de mensagens, e hoje vou criar este artigo um dos métodos mais efetivos que conheço. É importante ressaltar que a mensagem vai ter que fazer significado pra sua plateia, sejam eles tomadores de decisão, estudantes, empresários, médicos, etc. Diversos apresentadores se equivocam ao marcar mensagens que realizam sentido apenas para si próprios.
Tenha em mente a mensagem não é para você, desse jeito cuidado com terminologias, com teu grau dificuldade, ou mesmo com a forma como ela será comunicada. Um mecanismo simples de construção de mensagens é desenvolvê-las com apoio nos problemas, desafios ou áreas de oportunidade que a plateia possui. Se você pretende ter engajamento do público com tuas mensagens invista o tempo for essencial nesta época.
Uma das pessoas que mais teve sucesso ao montar slogans em apresentações foi Steve Jobs. Jobs gerava os slogans de suas apresentações e produtos como se estivesse escrevendo no Twitter, ou seja, com frases concisas que se limitavam a 140 caracteres. Em vista disso aventure-se e passe a desenvolver um slogan com uma explicação ou conceito de tua organização, produto ou serviço em só uma frase em todas as suas apresentações.
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