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A organologia é a obediência que trata da especificação e da classificação de qualquer aparelho musical, tendo em conta o utensílio empregue, a maneira, a peculiaridade do som produzido, o timbre, o jeito de realização, entre outros. A organologia bem como procura fichar os instrumentos de acordo com suas semelhanças de forma física, articulação do som e timbre em “famílias” instrumentais. O estudo sistemático dos instrumentos nem sempre teve a importancia que tem hoje. Embora a toda a hora tenha havido representações e especificações dos instrumentos, só pelo Renascimento começou a haver maior ansiedade com sua identificação, havendo um consequente incremento de obras teóricas que procuraram sistematizar esse estudo.
Em 1619, o compositor alemão Michael Praetorius publicou a obra“Syntagmatis Musici Michaelis Praetorii C” (que veio a ser mais conhecida porSyntagma Musicum). Se tornou uma obra de referência porque não só agrupava os instrumentos em famílias, entretanto assim como dava outras indicações a respeito as dimensões e construção, além de ser amplamente ilustrada. Em 1637, o padre francês Marin Marsenne publicou a “Harmonie Universelle”, em que os instrumentos vêm agrupados em famílias, todavia sem nenhuma classificação sistemática.
Em 1914, a dupla de etnomusicólogos, o austríaco Erich von Hornbostel e o alemão Curt Sachs, publicaram a “Systematik der Musikinstrumente”. Este sistema (que passou a ser denominado como o sistema Hornbostel-Sachs), embora apresentasse várias falhas, é o sistema que tem tido maior aceitação1 e é amplamente utilizado por músicos e musicólogos.
Em 1932, o francês André Schaeffner publicou o post “D’une nouvelle classification méthodique des instruments de musique”, na revista “Revue Musicale”. Existem numerosos modos de especificar os instrumentos musicais. Esses abundantes modos dependem do autor, do tipo de sistema utilizado, da época e assim como do lugar (ou cultura) em dúvida. Por exemplo, pela cultura chinesa, tradicionalmente classificam-se os instrumentos consoante o equipamento.
Faculdade De Música Gratuita Revela Novos Pixinguinhas Em Meriti O Dia exemplo, na cultura indiana, tradicionalmente classificam-se os instrumentos consoante o modo de realização sonora. Presentemente, nas culturas de herança greco-romana existem dois principais sistemas de classificação: a classificação tradicionale as classificações científicas. Porém, nenhum desses dois principais sistemas poderá considerado melhor em razão de “as classificações existentes refletem as necessidades e a cultura de quem as elabora” .
Nas culturas de herança greco-romana, tradicionalmente Instrumentos Musicais Em Ingles -se os instrumentos consoante o jeito em que são tocados: beliscados ou friccionados (instrumentos de corda), soprados (instrumentos de sopro), percutidos (instrumentos de percussão). Essa organização tripartida remonta desde a Grécia antiga. Se bem que seja um sistema velho e bem popular, não é sistemático, é mais aplicável aos instrumentos da música ocidental, e não está preparado pra novos instrumentos.
Os instrumentos de corda reunem os instrumentos cujo som é produzido por uma corda esticada. O critério nesse lugar é, desta forma, o jeito de elaboração sonora, agrupando inmensuráveis métodos de ativação (por beliscamento, por fricção, e em alguns casos até por percussão). Tradicionalmente, esta classe é subdividida em critérios ora de efetivação (família das vielas: cordas friccionadas; família das guitarras: cordas beliscadas) ora morfológicos (família de instrumentos de teclado). Os instrumentos de sopro anexam os instrumentos cujo som é produzido mediante um sopro de ar (artificial ou infligido por um ser humano). O critério neste local de imediato é o segredo de ativação.
Tradicionalmente, esta categoria é subdividida segundo o material que funciona como ativador (lábios: metais; palhetas ou aresta: madeiras). Os instrumentos de percussão integram os instrumentos cujo som é produzido mediante um choque entre instrumentos. O regulamento por aqui é de novo o segredo de ativação, independentemente do modo de produção sonora ser um corpo humano sólido ou uma membrana esticada.
Como Aprender A Ler Partitura Para Violão , esta classe é dividida de acordo com a função (rítmica: percussão de altura indefinida; melódica: percussão de altura determinada). As classificações científicas8 classificam os instrumentos principlamente pelo modo de realização sonora. Têm como base principal princípios acústicos, e não conceitos morfológicos ou de efetivação. São sistemas novas (quase todos eles do século XX)3 e tentam abarcar todos os métodos de criação sonora, cronológica e geograficamente9 . Mesmo que procurem ser enérgicos e sistemáticos, não são amplamente conhecidos, e nem sempre são de simples apreensão. Entre 1880 e 1922, o conservador do museu belga Victor-Charles Mahillon publicou o “Catalogue déscriptif et analytique du Musée Instrumental du Conservatoire Royal de Musique de Bruxelles”.
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