7 Sugestões Para Não Errar Pela Hora De Escolher O Ponto Comercial |
Tablóide The Sun Aposta Na Polêmica E Coleciona Críticos No Reino Unido de compreender os processos mentais de decisão. Em geral, as pessoas desconhecem o fato de que tomam a maioria de suas decisões inconscientemente. Claro que posteriormente, elas saem em pesquisa de pretextos racionais para justificar as decisões tomadas. Várias compras são Philip Kotler Apresenta O Marketing 4.0 , sem uma explicação lógica, do mesmo jeito que algumas vezes a contratação de funcionários são decididas levando-se em conta estilos incoerentes.
Mesmo em nossas relações interpessoais, gostamos ou deixamos de gostar de pessoas, por fatores que escapam a nossa percepção consciente. Num comercial de Televisão, a venda é praticada ou não nos três ou quatros segundos iniciais, como esta de num anuncio impresso, 75% das decisões acontecem pela leitura do cabeçalho. Numa amostra promocional, a venda é feita ou não nos 3 minutos iniciais.
Estes fatos são resultados de estudos feito por John Caples, Tested advertising methods, Englewood Cliffs, NJ, Prentice-HALL.Inc.,1974 , citados no livro O Mito do Empreendedor, (Editora Saraiva, 1986), de Michael E. Gerber. Esses são exemplos de decisões que tomamos diariamente sem termos consciência disto. De que forma podes-se acreditar que as pessoas tomam decisões de negócios racionalmente, se as pesquisas provam que o terno azul-marinho, causa melhor impressão em uma pessoa em uma reunião de negócio, e esse aspecto podes influenciar o efeito da negociação?
Dizem que Charles Revson, fundador da Multinacional Revlon, possuía 220 ternos, todos da cor azul-marinho! Nos anos 70, a Pepsi lançou um ataque competitivo contra a Coca-Cola, pela famosa campanha dos testes cegos. Foram veiculados na Televisão, comerciais em que varias pessoas eram testadas, com vendas nos olhos, para escolherem o melhor refrigerante entre os 2. Apesar de a Coca-Cola ser a preferida do público, nos testes com venda nos olhos as pessoas preferiram, numa proporção de 3 a 2, a Pepsi. Ou seja o que se pode chamar de uma decisão inconsciente. Recentemente o jornalista americano Malcolm Gladwell, que é um dos mais novos gurus corporativos da atualidade, apresentou um conjunto de idéias respeitáveis sobre o assunto.
Seu livro Blink The Power of Thinking Without Thinking, que pode ser traduzido como (num piscar de olhos o poder de refletir sem meditar), defende outras idéias incomuns em função de nossa tendência a tomar decisões inconscientes. A título de exemplo, as entrevistas de empregos conseguem transportar o recrutador a cometer erros por se deixar influenciar excessivamente pelo visual das pessoas e deixar de lado aspectos importantes de tua aptidão profissional.
Ele defende que as entrevistas de empregos deveriam acontecer a princípio por telefone, e só pela reta fim, quando houver apenas 2 ou três concorrentes aptos a assumir o cargo, é que deveria haver a entrevista pessoal. Transpiração Marketing Digital - comenta que depois de assumir um modo de cabelo exótico, tipo black power, começou a receber maior quantidade de multas no transito, apesar de não ter mudado teu modo de dirigir. Parece que a aparência de uma pessoa faz com que ela seja julgada de certa forma. Ele revela que o numero de mulheres em orquestras americanas cresceu depois que os testes passaram a ser feitos com músicos escondidos atrás de um biombo.
Diante dos argumentos expostos, como conviver com a realidade de sermos tomadores de decisões inconscientes, às vezes num piscar de olhos? Esse é um fator que tem que ser levado em conta, porque o processo foge ao nosso controle racional e algumas vezes decisões inconscientes podem resultar em situações inadequadas destinado a pessoas e corporações.
Em primeiro ambiente, e imprescindível identificar esta realidade, e aprontar-se para utilizá-la de maneira positiva onde for possível. Por outro lado, devemos nos precaver pra impossibilitar que muitas decisões possam prejudicar pessoas e empresas. Existem momentos e situações em que é fundamental uma tomada de decisão rápida e urgente. Médicos, policiais, bombeiro e tantos outros profissionais necessitam ser treinados a tomarem decisões rápidas, visto que em instituídas ocasiões não poderão dispor de tempo e de informações pra uma análise mais apurada a respeito de em charada.
Nestes casos, somente poderão mencionar com sua intuição, com seus recursos inconscientes e com suas experiências passadas. Por outro lado, no momento em que desejamos dispor de mais tempo e condições pra verificar uma situação, devemos evitar que idéias pré-concebidas possam prejudicar nossos julgamentos. É o caso de uma entrevista de emprego, ou de avaliar uma pessoa somente por sua aparência, sem considerar outros fatores que poderão ser bem mais relevantes.
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