Pró-Reitoria De Pesquisa E Pós-Graduação |
A professora Sílvia Tatiana Maurer Lane tem uma trajetória de existência profissional, no campo da Psicologia Social, que faz dela uma das mais primordiais influências no desenvolvimento de um novo projeto pra Psicologia: o projeto do pacto social. Seu trabalho, a toda a hora aliado ao de outras pessoas, produziu novos caminhos para a Psicologia. Tua produção teórica permitiu a construção de recentes VOCÊ Domina O QUE É COMOÇÃO? , sendo responsável por desenvolvimento da expectativa sócio-histórica na Psicologia Social no Brasil. Tuas idéias a respeito da prática permitiram a construção da Psicologia Social Comunitária. Seu empenho na América Latina criou intercâmbios e trocas, fortalecendo o diálogo no campo da Psicologia entre profissionais deste continente.
Seus princípios permitiram apoio na construção de um novo projeto de Psicologia. Teste De Rorschach/Arquivo/2 foi guiada pelo começo de que o entendimento produzido deveria sempre ser útil para a transformação da realidade na direção da fabricação de condições dignas de existência para todos. O entendimento e a profissão deveriam estar a serviço da transformação e, com estas idéias, Sílvia Lane contribuiu para uma revolução na Psicologia. A princípio vamos retomar a história de Sílvia Lane e da Psicologia Social ressaltando a ajuda de Sílvia Lane a começar por teu serviço pela PUC-SP. Em seguida vamos acentuar o desenvolvimento da Psicologia Social Sócio-histórica no Brasil e a importância e papel de Sílvia Lane nessa construção.
E no final das contas traremos a idéia de uma Psicologia concentrada ao tema social como tua cooperação a um novo projeto de Psicologia, como ciência e profissão. Em todos esses momentos enfatizaremos os estilos que, a nosso ver, são motivo da idéia de trato social da Psicologia. Sílvia Lane formou-se em 1956 em Filosofia pela Universidade de São Paulo (USP) e começou tua carreira profissional no Conselho Regional de Busca Educacional, ligado ao Ministério da Educação, o qual tinha como finalidade reformular o ensino no Brasil.
Sílvia Lane manteve-se no Conselho até 1960. Em 1965, convidada na Profa. Governo Neste momento Prepara Plano Para Ensino Fundamental, Diz Ministro , passou a ministrar aulas no curso de Psicologia da Universidade de Filosofia, Ciências e Letras São Bento da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, onde bem como trabalhava Aniela Ginsberg. É nesse espaço da PUC-SP que Sílvia Lane desenvolveu toda sua carreira de professora de Psicologia Social.
Inicialmente, ligada ao Laboratório de Curso De Extensão E Pós Graduação , começou a fazer tuas pesquisas em Psicologia Social. Defendeu teu doutorado em 1970 na própria PUC-SP realizando busca sobre o diferencial semântico de Charles Osgood com o título " Motivo psicológico de frases em diferentes grupos socio-culturais" . Fies Vai Responder A Alunos De Mestrado E Doutorado provocou Sílvia, olhando que ela trabalhara na procura com Osgood contudo estava "namorand" Skinner. Inscrições Para o Concurso Do Magistério Irão Até Domingo O Dia , apesar de utilizar a escala de diferencial semântico, por considerá-la aparelho preciso, não aceitava a teoria de resíduo de Osgood.
Sílvia nunca se ponderou skinneriana, entretanto a materialidade daquela hipótese a atraía muito, e facilitou-lhe o discernimento da Psicologia Social soviética. No fim dos anos 60 e início dos anos 70, a PUC-SP e o Instituto de Psicologia, onde Sílvia Lane era professora, passaram por grandes transformações. Foram momentos significativas de mobilização universitária em benefício da reforma e da inovação do ensino superior. Em 1971, foi formada o colégio de Psicologia da PUC-SP, através da fusão da Faculdade São Bento e do Sedes Sapientiae. Ficou a primeira diretora do curso de Psicologia recém construído. Tinha nas mãos o estímulo de montar um novo curso de Psicologia e a Profa.
Sílvia Lane aceitou o estímulo. A infraestrutura e organização da Psicologia da PUC-SP tornar-se-iam fonte para os cursos no Brasil. A proposta era de regressar a uma revisão crítica dos conceitos. Sílvia Lane entendia que era preciso ultrapassar a idéia e o costume de fazer da realidade um modelo dos conceitos teóricos. Dilma Rousseff/Arquivo 3 realidade material como parâmetro era quase uma obsessão para Sílvia Lane, que considerava necessário tomá-la como referência para a criação da ciência.
A realidade deveria ser critério para análise da credibilidade e fidedignidade de dados que as pesquisas produziam e não o inverso. Essa angústia traduziu-se em aparência metodológica, já que o objetivo era gerar entendimento que possibilitasse uma entendimento da realidade que implicasse, necessariamente, sua transformação. Sílvia Lane foi incansável pela realização teórica e de pesquisa com esse norte: conhecimento científico como práxis, unidade entre saber e fazer.
Комментировать | « Пред. запись — К дневнику — След. запись » | Страницы: [1] [Новые] |