Mercado 'geek' Prova Que Tem Escala No Brasil, Diz Curador De Livraria |
Até a estreia do novo vídeo "Star Wars", em dezessete de dezembro, ele pretende usar camisetas da saga todos os dias, sem reforçar. Essa obsessão, que bem como se reflete na insistência em gastar altas somas em produtos que vão desde roupas a brinquedos, é um dos traços importantes do mercado "geek".
Formado por fãs de quadrinhos, videogames e tecnologia, o segmento foi uma das apostas da livraria em 2012, quando abriu a seção voltada pra "nerds". Para o ano que vem, Oliveira espera "desafios grandes", em razão do instante econômico. Por outro lado, acredita no potencial do mercado de jogos e coleções de livros. Trabalhe A toda a hora Em Equipe /p>
Leia abaixo os principais trechos da entrevista concedida por Oliveira à Folha. Folha - Quais são as diferenças entre o nerd e o geek? Igor Oliveira - A definição mais comum é que o geek tem um viés mais de tecnologia, fazendo referência ao Steve Jobs e ao Bill Gates, enquanto o nerd precisa de cultura pop.
Eu amo de utilizar essa terminologia pra me declarar a uma obsessão saudável pelas coisas. Se eu curto instituído quadrinho, eu irei até o fim: quero saber quem escreveu, desenhou, ler outras histórias nesse personagem. No momento em que os "geeks" viraram um mercado freguês? Igor Oliveira - A popularidade do seriado "The Big Bang Theory" chamou atenção para esta finalidade. As pessoas se reconheceram naqueles personagens, por mais estereotipados que fossem.
O seriado "The Big Bang Theory" popularizou o estilo geek no Brasil?
Ao mesmo tempo, vieram os videos de super-heróis da Marvel. E aí, falando mais de Brasil, vivemos uma etapa bem prolífico no mercado de videogames, que foi inclusive nosso gatilho para meditar o projeto das lojas Geek. Antes, faltava declarar que a nação tinha escala pra essa finalidade. O seriado "The Big Bang Theory" popularizou o modo geek no Brasil? Não foi só ele, porque a popularidade dos super-heróis da Marvel assim como é bem forte. O projeto da Marvel, principalmente sempre que organização do grupo Disney, faz toda a diferença. ] com suas franquias de produtos. É o que está acontecendo com Star Wars imediatamente, que nunca aconteceu no Brasil antes. Onde você entra, fica inundado de coisas de Star Wars.
Qual é o perfil do "geek"? Faixa etária dos dezoito ao trinta e cinco Máquinas E Humanos Juntos São O Futuro Das Fábricas , por volta de 70% homens e 30% mulheres. É um público muito seletivo, que aparecia se segmentar. Tem guetos nesse mundo que você tem quase que ir por uma prova de conhecimento pra frequentá-los. ], de forma pejorativo.
E, apesar de ser uma concentração menor de pessoas, eles consomem bem mais, e o tempo todo. Essa conexão assim como faz com que os clientes estejam mais dispostos a gastar com tuas "paixões". ] para encaminhar-se em uma convenção. Por esse significado, é um aspecto positivo. Acho que as pessoas tinham que ter pouco mais esse tipo de conexão com as coisas, de não deixar atravessar batido na sua existência um livro que te transformou. Essa coisa inspiracional tem muito a visualizar com mitologia, e todos estes universos 'geeks' são desenvolvidos em torno de uma mitologia muito robusto. Quais são as dificuldades? Em Complexidade Financeira, Correios Querem Reajuste De 9,3% Nas Tarifas mundo e adorar dele.
Quem faz meio artificial, só pra entrar na onda, nasce hoje e morre amanhã. O mercado de jogos, como por exemplo, trabalha muito com datas mundiais de lançamento, e existe uma angústia tremenda do cara que quer adquirir e ir para casa jogar. Mas algumas vezes tem alguns atrasos, o fornecedor não consegue realizar a data por qualquer porquê.
Aí o cara fica desesperado para jogar de qualquer jeito. O que motivou a livraria a investir no segmento, em 2012? Nós começamos a trabalhar com games em 2009 e, como o mercado estava muito aquecido, quisemos desfrutar. Aí tivemos uma reunião em que eu falei 'cara, vamos fazer uma loja de nerd, não só de jogo'.
Não fizemos um estudo formal de mercado porque essa área é muito trabalhoso. Não tinham sugestões segmentadas sobre isso livros. O mercado de licenciáveis era pequenininho, o de jogos era incipiente em termos de dados. O que mudou de lá pra cá? O que mais cresceu foram os produtos licenciados, como camiseta, papelaria. Como Abrir Uma Franquia Em Portugal, Informações E Mais de brinquedos, além das estátuas, o que cresceu muito foi a parcela de jogos de cartas e tabuleiros.
Комментировать | « Пред. запись — К дневнику — След. запись » | Страницы: [1] [Новые] |