Petrobras: Provas Em Maio O Dia |
Exercícios mais sofisticados não é sempre que têm o superior índice de erros; BBC News Brasil levantou os dados e conversou com professores para entender pontos-chave das nossas deficiências de ensino. A pergunta acima é a 143ª dúvida da prova de cor azul do Enem 2017, e necessita de cálculos matemáticos relativamente fácil. Tua resolução consistia, basicamente, em indagar as experctativas de união de cores, porém foi acertada por só 11% dos alunos; percentual pequeno em meio a um total de 5 milhões de estudantes que prestaram o diagnóstico.
Todavia o que explica o grande índice de erros na pergunta acima? E o que ela nos conta a respeito do ensino da matemática no Brasil? A reportagem dialogou com professores, especialistas e com o Ministério da Educação pra perceber quais são as principais dificuldades dos alunos pela disciplina, uma das mais temidas pelos alunos do ensino médio. A observação dos detalhes revela um repercussão surpreendente: a maior porcentagem de erros ocorreu pontualmente nas dúvidas menos complexas; exigiam mais competência de raciocínio lógico do que conhecimento de fórmulas sofisticadas.
E os especialistas alertam: só três das quarenta e cinco dúvidas de matemática no Enem tiveram índice de acertos superior a 50%. Quer dizer, a maioria dos estudantes erra e muito - exibindo muita contrariedade na disciplina. Matemática avançada ou Portaria Sobre isso Serviço Escravo é Inconstitucional, Diz Secretário Do Ministério Do Serviço ? O exercício Especialistas Dão Sugestões De Preparação Pras Provas Do Enem O Dia : qual "o menor número de parcelas cujos valores não comprometem o limite definido pela pessoa?".
Algumas 9 dúvidas do Enem 2017, contudo, consideradas menos complexas pelos professores, tiveram índice de acerto ainda pequeno. Decoreba' ou raciocínio lógico? Mesmo sem discernimento aprofundado em matemática avançada, há questões complexas em que os alunos se saem bem só por decorar longas fórmulas. Como Estudar Justo Constitucional Para Concursos , coordenador-geral da rede de ensino Etapa e que, a pedido da BBC News Brasil, levantou os índices de acertos das questões do Enem. Na visão dos educadores, é esse um dos principais entraves ao ensino de matemática nas salas de aula do Brasil; boa parte das aulas é mais focada em fórmulas do que no desafio ao raciocínio lógico e ao pensamento matemático.
No Enem 2017, as dúvidas em que os alunos mais consumaram erros exigiam mais capacidade de observação e visão de dificuldades do que a aplicação de fórmulas. BBC News Brasil Mario Jorge Carneiro, professor emérito da UFMG e que neste instante participou da formulação do currículo de matemática da rede estadual de ensino de Minas Gerais.
No caso da matemática, quase Sandra Guimarães De Oliveira terço dos docentes que ensinam a disciplina no ensino médio não têm criação específica em matemática, segundo levantamento de 2017 do movimento Todos Na Educação. Contudo inclusive até quando os professores são formados pela área em que lecionam, sobram falhas na qualificação dos profissionais; ausência, tais como, treinamento que os capacite a aconselhar da maneira mais didática possível.
Комментировать | « Пред. запись — К дневнику — След. запись » | Страницы: [1] [Новые] |