Consultoria E Marketing Digital Em Recife |
A empresa carioca Critical Studio divulgou o fim de suas atividades em seu web site oficial, no dia 2 de outubro. A companhia ganhou destaque no mercado nacional com o jogo DungeonLand, produto 100% brasileiro que alcançou o top 10 da loja virtual Steam. Para comentar sobre o fechamento do estúdio, a coluna Geração Gamer, do TechTudo, conversou de novo com o desenvolvedor Marcos Venturelli.
“A gente infelizmente não tem autonomia para divulgar números de DungeonLand visto que eles não são só nossos. Eles envolvem a Paradox Interactive também”, diz Marcos. Entretanto, o desenvolvedor nos adiantou que o projeto chegou à residência dos sete dígitos, ou melhor, custando cerca de um milhão de reais. Vale ainda ressaltar que o jogo foi desenvolvido por só doze pessoas em 2 anos de desenvolvimento.
A respeito da experiência adquirida na empresa, Marcos Venturelli comenta: “Eu acho que devo além da conta à Critical. Guia Passo A Passo Para Começar Agora , foi uma instituição excelente que me ensinou muitas lições que vou transportar em tão alto grau para a minha vida profissional quanto para a pessoal, além da montanha de discernimento técnico que todos nós acumulamos em quase 4 anos”.
Em comunidades privadas no Facebook, como a Boteco Gamer, mais de 160 comentários foram feitos a respeito do fechamento do estúdio. Diversas das mensagens revelaram suporte ao grupo de desenvolvedores que perdeu o emprego e lamento pelo fim da organização. Mesmo com um projeto miliardário, a Critical Studio foi agradecida a fechar as portas.
“Colocar DungeonLand pra fora da porta nos custou muito caro em suor, sangue e lágrimas. Em vez de merecidas férias, tivemos dois projetos cancelados no decorrer do ano, por motivos imensos. Nossa realidade financeira nos obrigava a acompanhar adiante em um padrão de publicadora, porque conquistar financiamento privado ou governamental no Brasil pra projetos pela escala da Critical parecia impossível”, comentou Marcos no comunicado oficial da corporação.
Ao ser questionado a respeito do papel do governo e da iniciativa privada no fechamento da Critical Studio, Marcos comenta: “Acho que existe mais bacana vontade e interesse do governo brasileiro hoje do que nos últimos anos. Se isso é suficiente ou não, acho complicado de demonstrar. 10 Ideias Para Começar um Negócio Com Até R$ 10 1 mil uma situação estranha de ‘ovo e galinha’, pelo motivo de o governo não investe mais visto que não há uma indústria robusto para receber esse investimento, e a indústria não está forte por causa de o governo não investe”.
Porém, o desenvolvedor também anuncia que existem dificuldades consideráveis entre a iniciativa privada e o mercado nacional de games. “ A Relevância Do Marketing Digital Pra PMEs de software e tecnologia são mixaria para projetos de jogos de porte médio ou extenso, como era o caso da Critical Studio. Se você vai fazer um jogo mobile ou internet, um investimento pela casa dos cem 1 mil reais não é de se jogar fora. Na Critical a gente queimava isto em 2 meses”, revela o especialista. De acordo com o depoimento de Marcos Venturelli, o empresariado brasileiro ainda tem uma visão equivocada sobre os jogos digitais como um objeto de consumo rentável e relevante pro desenvolvimento do país no ramo de tecnologia.
“Os investidores daqui não têm experiência prévia em investimentos deste tipo e irão suspender a sobrancelha até o teto quando você tratar o quanto o projeto de fato custa”. Todavia, ao apontar a dificuldade dos investimentos, Marcos não deixa de ressaltar a alta carga tributária do país: “É claro que não queremos esquecer do infame custo trabalhista no Brasil. Acho completamente absurdo ter que contratar um knowledge worker com as mesmas regras e taxas de alguém que contrata um operário de fábrica.
Комментировать | « Пред. запись — К дневнику — След. запись » | Страницы: [1] [Новые] |