Memorial Widrson: PRIMEIROS PRATIQUES |
Desde as últimas décadas do século XX, houve a incorporação, cada vez mais consolidada, da mulher no mercado de serviço. As brasileiras conquistam, progressivamente, mais espaço e gravidade no mercado de trabalho no setor privado. Apesar de ainda estarem atrás dos homens em salário, as mulheres de imediato os superam em trabalhadores assalariados. O objetivo desta aula é conscientizar os alunos da gravidade da mulher no mercado de serviço e sensibilizá-los pra guerra que diversas travam no dia-a-dia pra dominar espaço no mercado formal de trabalho.
Os depoimentos do vídeo podem auxiliar para esta sensibilização, ao mesmo tempo em que contribuirão para as conversas ao redor da pergunta de gênero que permeia nossas relações em uma comunidade ainda machista e sexista. Nesta primeira aula, faça uma enquete entre a turma pra encontrar a ocorrência das mulheres das suas famílias.
Organize a sala em duplas e peça que leiam as duas reportagens abaixo (no Laboratório de Informática ou a começar por cópia impressa). 5 Investimentos Que devia Fazer Pra Ter uma Vida Feliz , Pollyana Lima e. Mulheres aumentam participação no mercado de serviço. CAMARGO, Orson. A mulher e o mercado de serviço. O que faz sua mãe? Como foi o rumo profissional dela? Se sua mãe não trabalha fora, houve uma questão que a impediu?
Qual a escolaridade de tua mãe? Quanto às outras mulheres de sua família (tias, avós, primas), o que exercem ou faziam? Tiveram oportunidade de estudar? O que você pensa da mulher no mercado de serviço? O que você pensa da mulher ocupando posições de chefia, diretoria, gerência etc.? Geraldo De Barros você pensa sobre o Movimento Feminista?
Terminada a enquete, sugira que os alunos façam um grupão para socialização e discussão das ideias. Solicite que cada aluno faça seus registros no caderno ou em documento Word. O texto conseguirá ser registrado de modo informativa como um texto jornalístico. Nesta aula os alunos assistirão no Laboratório de Informática, a alguns depoimentos de mulheres que, com muita batalha, conseguiram uma colocação no mercado de serviço. UFRJ Terá Novo Campus Em Duque De Caxias No Ano Que Vem /p>
Divida a turma em grupos de três ou 4 alunos. Apresentar só os primeiros 15min20seg. do video. Após olhar ao vídeo, solicite que cada grupo prepare uma entrevista para fazer com o colega, simulando um jornalista e uma mulher na batalha pela profissionalização. Solicite que cada grupo prepare uma entrevista pra simular uma mulher trabalhadora e um jornalista. Nesta aula, os alunos irão pesquisar, no entorno da escola, sobre o assunto das mulheres operárias que vivem pela comunidade. Divida a turma em grupo de 5 ou seis alunos.
Dê aos grupos um roteiro de entrevista pra fazerem o serviço de campo. Se houver fábricas ou organizações que possuam numerosas operárias, o professor pode organizar uma visita a esse ambiente e pedir os alunos que entrevistem essas mulheres. 1. O que significa o trabalho para ti? 2. Qual o maior estímulo que enfrenta pra trabalhar fora? 3. Quais os maiores obstáculos que enfrentou ou enfrenta pra adquirir qualificação e serviço? 4. Você sofre discriminação no trabalho?
5. Você pensou em desistir do trabalho em algum momento? 6. Você teve o suporte de sua família? 7. O que reivindicaria pra aperfeiçoar a tua qualificação no trabalho e a característica da tua vida? Feita a entrevista, os alunos voltam para a sala de aula para poder falar sobre este tema os detalhes que devem ser organizados.
A organização dos fatos pode ser em maneira de planilha Excel com categorias: Trabalho, Desafios, Obstáculos, Família, Amigos, Reivindicação. Para cada categoria, haverá uma discrição da fala do entrevistado ou uma observação do que o mesmo argumentou a respeito da temática. Solicite que os alunos categorizem cada questão e construam gráficos de diferentes modelos: barras, pizza etc. para demonstrar os resultados de forma quantitativa. Apresentar da realidade de mulheres da comunidade que estão no mercado de trabalho.
Propor possibilidades pra auxiliar com esta realidade. Conversar as relações de gênero no mercado de serviço. Expressar da trajetória de mulheres pra alcançarem um espaço no mercado formal de trabalho. Coaching Para Concursos Arquivos o efeito da busca, bem como as proposições pra melhoria da qualificação no trabalho e da característica de vida das mulheres trabalhadoras da comunidade usando o website da faculdade ou um blog gerado por eles.
Комментировать | « Пред. запись — К дневнику — След. запись » | Страницы: [1] [Новые] |