Na Prática, Não Era Bem Por isso |
Ser uma blogueira e digital influencer é o sonho de várias criancinhas e mulheres brasileiras. E este sonho podes ser possível, desde que conheça bem o mercado, entenda que ser blogueira é uma profissão como qualquer outra e que exige aplicação. Como ser blogueira é uma das questões mais frequentes que o meu público me faz e hoje tenho a intenção de dividir um pouco dos meus conhecimentos com vocês. Trabalhar com geração de conteúdo digital e marketing para esse meio é uma atividade muito recente. Há uns 10 anos, até já tinham ações marketing de tema e estratégias digitais, todavia nem sequer de distanciado eram como as de sem demora. O meio digital muda muito veloz. E por mais que muitas pessoas achem que o mundo das blogueiras e youtubers esteja saturado, o segmento deve desenvolver-se significativamente nos próximos anos e outras características devem surgir.
Por isso, o primeiro passo é ver tudo sobre isso web sites, meio digital, redes sociais, realização de tema e outros assuntos que têm a acompanhar com o trabalho de blogueira. E não é somente isto: é preciso ver as tendências do mercado, visto que o meio muda muito rapidamente. Busque livros sobre marketing digital, continue visitando a nossa coluna Quero ser blogueira (com dicas todas as semanas), entre em contato com outras profissionais da área e conheça tudo a respeito da rotina dessa profissão.
Você sabe o que separa uma blogueira de sucesso do resto da blogosfera? Até as blogueiras e youtubers mais famosas não deixam de se capacitar, de se formarem e adquirirem conhecimentos. Faz melhor aquela que entende fazer - nunca esqueça disso. Saber editar vídeos e imagens. Entender bem o segmento que será conteúdo do web site. Conhecer ferramentas de métrica.
Compreender recursos de divulgação e monetarização. Saber usar todas as ferramentas das diferentes redes sociais. Após distinguir quais as competências e conhecimentos necessários para ser uma blogueira, avalie o que você de imediato tem (tuas fortalezas) e o que é necessário obter (suas fragilidades) para fazer um trabalho fantástico. A todo o momento tem algo novo a compreender! Não tem como ser uma blogueira de sucesso sem segmentar o seu projeto.
A princípio, encare o website como um projeto e deposite nele muita paixão e amor pelo serviço. E antes de colocar a mão na massa, segmente o seu site. O que isso significa? É preciso que ele seja o mais específico possível. Por exemplo, se quer escrever sobre isso alguma coisa do universo feminino, qual o conteúdo nesse mundo que poderia ser o assunto central do website?
Você poderá, sim, ter outros assuntos periféricos - veja que no meu próprio web site falo sobre o assunto uma infinidade de assuntos, mas o conteúdo central é moda e estilo. O segmento do teu website tem conexão direta com teu público-alvo. E público-centro não são somente os leitores do seu tema, mas assim como as marcas que terão interesse em publicar por intermédio do teu site.
Quanto mais segmentado o teu website for, mais resultados ele terá e em menos tempo. Uma vez identificado o segmento do teu blog, é hora de fazer um plano de negócios - sim, sonhe o seu blog como um negócio digital. “concorrentes”, quem são seus fornecedores, quais as suas metas em curto, médio e extenso tempo, qual o seu capital inicial, e outros fatos relativos ao seu blog.
Para socorrer, você podes ajustar ao website o plano de negócios do Sebrae - veja por este link. Este é um documento importante para formar estratégias pro seu website. Em conclusão, só chega ao destino aquele que domina pra onde quer encaminhar-se. A partir domplano de negócios, você podes ainda elaborar seu mídia kit - veja por aqui como formei o mídia kit do meu web site. Quantas horas semanais você está disposta a aplicar ao teu blog?
Tenha em mente que no começo o projeto exigirá muito serviço e é interessante reservar todos os dias um momento de aplicação. Se é o seu projeto único (se não tem outros trabalhos), é sensacional trabalhar no web site em tempo integral. Do contrário, reserve de uma a duas horas diariamente para deixar o teu website mais atraente e atualizado. Quanto às postagens, é a todo o momento sério possuir uma linha editorial semanal - um cronograma sobre o que será publicado no período. Você podes ainda criar todo o conteúdo e deixar agendado para os horários e dias que definir.
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