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UFRN, UFCG E UFMG Oferecem Cursos De Mestrado

Пятница, 10 Мая 2019 г. 18:17 + в цитатник

Bachelor Of Arts


As universidades públicas brasileiras atravessam forte decadência financeira. Exemplo mais gritante, a faculdade Estadual do Rio de Janeiro vem atrasando pagamento de salários há dois anos. Em meio a esse quadro, voltou ao debate a proposta de cobrar mensalidade de alunos de superior renda. Em relatório divulgado nesta semana, o Banco Mundial defende a quantidade, argumentando que universidade pública brasileira é ineficiente e injusta.


Para seus economistas e outros apoiadores do fim da gratuidade, não é correto que toda a nação financie os estudos dos jovens de classes mais altas. Neste instante os que se opõem à cobrança dizem que ela não seria suficiente pra definir a recessão e propõem acrescentar impostos sobre isso os mais ricos para financiar a educação.


Entenda abaixo os principais pretextos contra e a favor da transformação. É honesto encerrar com o ensino gratuito? O principal argumento contra a gratuidade é que a maioria dos alunos da rede pública está entre os brasileiros de renda mais alta, que em tese poderiam pagar. Detalhes do IBGE mostram que, em 2005, 80% dos graduandos das universidades públicas estavam entre os 40% de maior renda no nação. Sergio Firpo, professor do Insper.


Defensor da gratuidade, o economista Fábio Waltenberg, professor da UFF (Faculdade Federal Fluminense), considera que criar a cobrança nas corporações públicas seria remexer em "um sistema que funciona bem". Segundo ranking do jornal Folha de S.Paulo, entre as trinta melhores universidades do estado, só duas são privadas. Para ele, há algumas maneiras de cobrar mais das parcelas de maior renda do nação, como o regresso da tributação de lucros e de dividendos, construir um imposto a respeito de fortunas e acrescentar a taxação de heranças.


Waltenberg lembra que o sistema tributário brasileiro é regressivo - isto é, arrecada proporcionalmente mais dos pobres. Isso ocorre já que a maioria do valor arrecadado não vem de impostos diretos sobre renda e propriedade, que pesam mais sobre o assunto os ricos, todavia daqueles cobrados da geração e do consumo. Estudo da economista Maria Eduarda Tannuri-Pianto, professora da Faculdade de Brasília, em parceria com Carlos Renato Castro, gerente de Estudos Econômico-Fiscais do Tesouro Nacional, indica que o ensino superior público não beneficia só os mais ricos. Eles estimaram como se fornece a transferência de renda para os beneficiários destas universidades.


Segundo esses cálculos, feitos a partir dos impostos recolhidos por cada grupo de renda, há uma transferência dos segmentos renda mais alta para os graduandos de categoria média. Já os mais pobres acabam não se Pós-Graduação Stricto Sensu - Mestrado Profissional Em , dado que poucos são capazes de voltar às corporações públicas, ressalta Tannuri-Pianto. Os dez Cursos Gratuitos Mais Famosos No Coursera Em 2018 , o melhor não seria montar mensalidades para graduandos, entretanto permitir outras maneiras de autofinanciamento das universidades públicas que hoje não são autorizadas, como cobrar por mestrados profissionalizantes para que pessoas já está no mercado de serviço. Cobrança seria complicada e criaria obstáculos para os mais pobres? Pra Waltenberg, isto criaria novos dificuldades administrativos e não garantiria a entrada dos mais pobres.


Na sua avaliação, estender o Fies não Em Artigo Escrito Da Prisão, Lula Distorce Detalhes mais baixas já que pessoas de pequeno renda provavelmente ficariam com temor de assumir essas dívidas sem garantia de que terão depois rendimento para pagar. Ela está no momento licenciado pra aprender o paradigma australiano na Australian National University.



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Nele, os graduados pagam após formados pelos cursos públicos, no decorrer de anos, porém apenas caso atinjam uma renda mínima. Também, a cobrança é proporcional ao que o ex-aluno ganha, de modo que os que alcançam rendas maiores pagam taxas mais elevadas. Outra característica significativo deste sistema é que não há período para saldar a dívida e é garantido o perdão do saldo devedor depois de algumas décadas ou pela morte.


Segundo Meyer, isso serve como um "seguro" para o estudante mais desprovido não continuar com pânico de assumir uma dívida que quem sabe não consiga pagar depois. O padrão não garante receita imediata pras universidades, contudo os ganhos aumentam ao longo dos anos, conforme mais alunos se formam. Nove bilhões extras para a rede de ensino federal (a necessitar da evolução do número de formados).



 

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