Sua Empresa Está No Recinto Digital? |
Hoje resolvi apresentar de algo que vez ou outra pessoas que trabalham com Web se perguntam: quanto vale um visitante de meu blog? É possível mensurar isto financeiramente? A resposta para a segunda pergunta é SIM. É possível estimar o valor financeiro de um visitante de seu site, ou seja, saber quantos centavos vale cada pessoa que vai até ele.
Pra entrar até este valor (quer dizer, responder a primeira pergunta), é preciso compreender o seu modelo de negócio, ou seja, como você ganha dinheiro a partir de teu site. Há inúmeras maneiras de ganhar dinheiro com um blog - ainda farei um perfeito artigo ou e-book sobre isto futuramente! Alguns são sites de corporações que vendem produtos e serviços próprios, sejam estes off-line ou online.
Outros não possuem serviços ou produtos próprios e atuam como afiliados, vendendo serviços e produtos de terceiros. Há assim como aqueles que ganham dinheiro com venda de publicidade sem elo com as vendas, seja com apoio em impressão ou clique. Eles podem vender os anúncios diretamente aos anunciantes através de um media kit respectivo ou atuar com redes de anunciantes, como o Google Adsense.
Por comentar em Google Adsense, se você detém um web site e deseja estudar a receber dinheiro com Google Adsense, necessita notar esse curso. Qualquer um deles possui uma forma própria de gostar o valor financeiro de um visitante. Neste modelo, a receita de um site é baseada pela apresentação (também chamada de impressão) de anúncios.
Basta que um anúncio seja exposto pra que o proprietário do site ou site seja remunerado, independentemente do número de cliques ou da situação de uma transação posterior. Este formato geralmente é chamado de CPM (gasto por mil), já que o valor do anúncio é definido para “pacotes” de 1000 impressões.
30,00, o anunciante paga esse valor para cada 1 mil visualizações de teu anúncio. Normalmente, são contabilizadas visualizações únicas, quer dizer, se o mesmo visitante vir um anúncio 3 vezes, somente um impressão é contabilizada. 30,00 dividido por 1.000). Esse é o valor financeiro de cada visualização única de anúncio, porém ainda não é o valor financeiro do visitante por 2 motivos.
É comum uma página ter mais de um banner. 0,03 por qualquer um dos 04 banners). Geralmente, um visitante visualiza mais de uma página do website (o número de páginas por visita podes ser visto em teu Google Analytics, ferramenta gratuita do Google para mensurar resultados de blogs). 0,doze por cada página visão). Esse é o valor financeiro de uma visita a teu blog, caso tua receita seja baseada na impressão de anúncios.
Realmente compensa ressaltar que este cálculo foi feito considerando um portal ou website com um amplo número de anunciantes, onde não há repetição de anúncios. Como eu falei, numerosos sistemas de pagamento por CPM computam somente impressões únicas. Desse jeito, caso haja reimpressão do mesmo anúncio pra determinado visitante, a impressão repetida não será contabilizada. Portanto, serão necessários mais visitantes para chegar ao mesmo consequência.
Na venda de publicidade por cliques, o anunciante paga um valor pra cada clique que teu anúncio receber. Isto é, a receita independe do número de impressões dos anúncios ou das vendas geradas por estes cliques. Pra amar quanto vale uma visita desse paradigma, é preciso declarar o gasto por clique e a taxa média de cliques nos anúncios (CTR). Vamos supor que você possua alguns banners nas páginas de teu web site e 2% de seus visitantes clique em qualquer deles.
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