Estão Formando Líderes Em Velocidade Máxima |
São Paulo - No momento em que concluiu teu programa de trainee pela Telefônica Vivo, em dezembro do ano anterior, o publicitário paulista Eduardo Cozer, de 25 anos, assumiu o posto de analista pleno. Apenas seis meses depois, em junho deste ano, ele foi promovido a analista sênior da área de controle de gestão da empresa de telefonia. A rápida promoção do publicitário, cuja experiência antes do trainee se limitava a alguns estágios e a uma passagem por uma organização júnior, aconteceu como repercussão de um treinamento que a Telefônica Vivo faz para acelerar o amadurecimento dos adolescentes.
A ideia é tornar ainda mais rápido o tempo de aprendizado deste pessoal, fazendo com que as pessoas tenham prazeroso desempenho no serviço neste momento no primeiro ano. Consultoria Personalizada Online é A Nova Tendência Em Pregões Eletrônicos se tornado mais comum em grandes corporações. 7 Pontos-chave Para Dominar Sucesso Em Marketing Digital Em 2018 iniciou o programa com essa configuração há três anos. Além do habitual job rotation, os jovens cursam pós-graduação em gestão de negócios, com ênfase em telecom, na Universidade Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), em São Paulo. A pós é paga pela companhia.
Eles bem como são capazes de passar por um módulo internacional, que envolve uma temporada de estudos no exterior, aliado à experiência de serviço num dos escritórios da América Latina ou da Espanha. “Nosso propósito é eliminar o tempo para que eles se sintam prontos para começar a agregar valor à empresa”, diz Carolina Gil, gerente de desenvolvimento e gestão de talentos da Telefônica Vivo.
A telefônica O Vinho Ideal Para Celebrar Tua Demissão , em média, trinta jovens por ano e todos eles são enviados ao curso pela ESPM. O amadurecimento emocional desta galera também é trabalhado no processo, tendo como base um assessment, que mapeia as principais características emocionais que eles necessitam desenvolver. Ao longo do programa, que tem duração de um ano, eles recebem feedback permanente do gestor e passam por sessões de coaching, que no dia a dia é dado pelo gestor. 9 Benefícios Do Marketing Digital Para Pequenas Corporações /p>
“Percebemos que o sucesso de um trainee depende muito da qualidade da relação que ele tem com teu líder. Dessa maneira, hoje temos uma apreensão em preparar assim como os líderes sobre como fazer a gestão do funcionamento e como resolver com a formação mais jovem, desafiando-a”, diz Carolina. A interação entre os gestores e os trainees se oferece em encontros promovidos pela companhia. Nessas ocasiões, um consultor orienta sobre o papel dos líderes e dos adolescentes.
As iniciativas de aceleração são tendência, na atualidade, entre os programas de trainees, motivadas, principalmente, por 2 fatores. Os trainees também recebem criação em processos de RH, como contratação, políticas de remuneração e desenvolvimento de carreira. “Nossa promessa é de que eles venham a gerir equipes e, dessa forma, precisam estar preparados para suportar com essas questões práticas”, declara Sônia.
Outra novidade é que, além do convencional rodízio entre as áreas, o trainee também tem a chance de passar divisão do programa fora da matriz, em outras unidades da J&J em Recife, Porto Bem-humorado e no Rio de Janeiro. Em uma das provas, por exemplo, há o desafio de elaborar uma jangada para recuperar bandeiras fincadas no meio de um lago — o que necessita de competências como liderança, trabalho em equipe e disposição. “É uma vasto experiência de autoconhecimento, em que os adolescentes descobrirão como lidam com dúvidas como insegurança e frustração e avaliarão sua resiliência”, diz Sônia Marques.
Um sinal dos bons resultados colhidos pela J&J a partir desta abordagem é o desenvolvimento acelerado do ex-trainee Victor Vendramini, de vince e seis anos. No decorrer do programa, concluído em novembro de 2011, ele desenvolveu a estratégia de marketing digital da marca Johnson’s Baby. O sucesso do projeto foi tão amplo que Victor foi encarregado do marketing digital de todas as marcas da organização no Brasil. Um cargo até desse modo inexistente — o de assistente sênior de marketing digital — foi elaborado especialmente para ele, que hoje neste instante é gestor de algumas duas pessoas. E não é só.
Como a Johnson & Johnson é patrocinadora oficial da Copa de 2014, Victor será o responsável por liderar a estratégia de marketing digital da multinacional pro evento. Formado em administração de corporações com ênfase em agronegócios, Victor atribui o sucesso de seu funcionamento aos treinamentos em liderança, capacitações e ao feedback recebidos no decorrer do trainee. “O programa me deu as ferramentas necessárias pra que eu mesmo abra os rumos para o meu avanço profissional”, diz.
O exemplo de Victor não é um caso isolado. O programa trainee da incorporadora Brookfield, lançado em novembro do ano passado, neste instante foi concebido de forma a cooperar a aceleração do desenvolvimento e o amadurecimento dos jovens. Para isso, em vez da tradicional exposição de um projeto de conclusão ao término do programa, os trainees têm de dar projetos menores bimestralmente. Com isto, a cada 2 meses eles são avaliados pelo gestor da área em que atuam, por um coach e pelo RH da corporação. “A intensidade deste acompanhamento faz toda a diferença, por causa de as orientações constantes permitem ao profissional ajustar a rota ao longo do método e alcançar a atuação e o desempenho adequados mais cedo”, diz Lygia Villar, diretora de RH da Brookfield.
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