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São Paulo - Com o avanço da tecnologia, muita gente que resolve abrir sua própria organização neste momento resolve por um negócio digital. No entanto quais as necessidades específicas de um negócio como essa de? Quais os principais desafios? Entrevistamos especialistas e empreendedores pra responder a essas questões e dar um passo a passo de como abrir a sua loja virtual.
“Hoje é simples abrir um e-commerce e, por ser simples, muita gente está entrando nesse mercado. Por um lado essa é uma bacana notícia, entretanto por outro você passa a ter incontáveis competidores” alerta Marcelo Nakagawa, professor de empreendedorismo do Insper. Com uma concorrência cada vez mais acirrada, é considerável trabalhar para que teu negócio funcione bem. Pra isso, é preciso, antes de qualquer coisa, ter um negócio bem desenhado.
“O primeiro ponto é saber que tipo de negócio você vai montar”, resume Ari Gorenstein, um dos fundadores do e-commerce Evino, especializado em vinhos. “O que não pode faltar é vontade de empreender”, resume Gorenstein. Antes de começar o negócio, estruture bem quem será teu público alvo. “Muita gente tem pressa, quer botar o negócio para frente logo. Contudo antes de tudo é fundamental ouvir o cliente”, recomenda Gorenstein, da Evino.
Para isso, vale investir em pesquisas de mercado, ou mesmo discutir com familiares e amigos que possam opinar sobre o assunto tua ideia de negócio. Isto antes de abrir as portas. Depois, é relevante conservar canais de diálogo para feedback, como espaços pra comentários e questionário de alegria do consumidor. Gorenstein destaca que, desigual das lojas físicas, no e-commerce a relação com o consumidor é pouco mais distante, o que reforça a inevitabilidade de procurar esse contato. O mercado de e-commerce é supercompetitivo. Desta maneira, não seja um “aventureiro” e estude seus concorrentes.
“É preciso mapear o mercado, entender quem são os gamers presentes, ter compreensão da demanda que o seu negócio vai atender, e saber qual será o teu diferencial em ligação aos demais”, aconselha Gorenstein. Não se deixe pilantrar pelos atrativos do e-commerce. Abrir Um Negócio "da Moda", Como Loja De Cupcakes, Necessita de Cuidados , do Insper, 99% das grandes lojas virtuais dão prejuízo. O número parece temível, entretanto o professor garante que ainda desse jeito vale apena investir no negócio. “Está dificultoso vender tudo no mesmo lugar pela internet. Quem vem ganhando dinheiro está focado em nichos específicos”, argumenta. Sendo assim, ao invés montar uma loja virtual de alimentos em geral, procure focar num setor pequeno, como alimentos saudáveis, como por exemplo.
De acordo com o Vinte Ideias De Negócios Para Abrir Em Casa - PEGN , para ter mais chances de sucesso, a tua loja eletrônica precisa de uma proposta clara. “Eu preciso observar para a organização e de cara apreender que defeito ela resolve”, explica. O especialista apresenta o exemplo da loja online 33e34, que vende exclusivamente sapatos nessas numerações. Outra sensacional aposta, segundo Nakagawa, é o paradigma de assinaturas, pelo qual o comprador paga uma mensalidade e recebe os produtos constantemente em sua casa. “Custa caro trazer e conservar o consumidor na sua loja online.
Em vista disso, o padrão de assinaturas elimina a indispensabilidade ficar a toda a hora atraindo esse freguês, o que reduz os custos da operação”, explica. Praticamente todas as operações de e-commerce envolvem uma série de parceiros, como fornecedores de produtos, serviço de logística e serviços de tecnologia. Se alguma dessas pontas tiver problemas (um atraso pela entrega, tais como), prepare- E3 2018: Saiba O Que Esperar Da Maior Feira De Jogos Do Universo : a conta cairá sobre você.
“A particularidade de todos os seus parceiros é cobrada de você, então precisa ser rigoroso. A gente quebrou muito a cabeça com isso no início”, conta Gorenstein da Evino. A recomendação do empreendedor, deste jeito, é procurar parceiros de confiança logo no início do negócio. “Em vez de fechar logo com o mais barato, realmente compensa o interesse de uma seleção criteriosa”, aconselha. Pra se diferenciar no mercado, é fundamental que você tenha bons fornecedores ou que tenha uma elaboração própria de peculiaridade.
“Você tem que ter acesso a fornecedores ou uma geração própria que garanta a vantagem competitiva do teu negócio”, reitera Nakagawa, do Insper. Caso oposto, segundo o especialista, você corre o risco de ser somente mais do mesmo, o que tem grandes oportunidadess de conduzir teu negócio ao fracasso. Se você vai estabelecer um e-commerce neste instante, seleção uma plataforma pra sua loja virtual que caiba no seu bolso. “Tenha cautela, não faça um grande investimento em tecnologia inicialmente”, recomenda Henrique Mengue da EZ Commerce.
Hoje o mercado tem opções das mais variadas em serviços de plataforma pra e-commerce, nos quais a empresa paga um aluguel e usa um serviço pré-pronto. Mengue ressalta, contudo, alguns pontos importantes a serem levados em consideração ao contratar este serviço: “É essencial avaliar como a plataforma está preparada para os mecanismos de pesquisa, como o Google. Quanto mais preparada for a plataforma, menos você terá de gastar com marketing”, lembra.
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