Obras De Recuperação Da Tragédia De Mariana Provocam Danos Em Barra Longa, Em MG |
Em catorze painéis narrativos, distribuídos pelas 4 paredes do salão (3 nas paredes menos largas e 4 nas mais largas), contam-se as histórias da fundação de Roma, cujos protagonistas são, definitivamente, os irmãos míticos Rómulo e Remo. O friso está posto ao longo das quatro paredes do Salão Nobre do Palácio Magnani. O rapto das Sabinas. O assassínio de Tito Tazio. As cenas histórias estão incorporadas em nichos falsos, emoldurados por um precioso acabamento em mármore amarelo. A respeito este outro elemento ilusionista, por acima e abaixo das histórias de Rómulo e Remo, existem máscaras pintadas com estuque com uma expressão muito variada: humorística, tola, terrível, por vezes com aparências zoomorfas.
Numa das paredes, a voltada a sul, a do final do ciclo, existem 3 janelas que interrompem o ritmo pictórico. Pelo menos num caso, entretanto, Roma atingida pela peste, Annibale teve a técnica de englobar a abertura da janela na constituição pictórica. Enfim, ante cada capítulo da história de Rómulo e Remo, há uma placa oval, enquadrada na simulação de um papiro desenrolado, onde está registrado um lema latino que resume o sentido do afresco. Também, já pelas referências mais antigas, somente muitas décadas depois do passo ter sido concluído, a mão de cada um dos Carracci em cada um das algumas partes do friso era substancialmente indistinguível.
Rómulo e Remo alimentados na loba É o episódio inicial da lenda de Rómulo e Remo. Na placa por miúdo do afresco podes-se ler LAESI NON NECATI ALIMUR, o que é traduzível por "Feridos, porém não falecidos, somos alimentados". É um dos mais famosos afrescos do período, cuja paternidade é dividida entre Ludovico e Annibale. Em comparação com o desenho preparatório do Louvre, há uma diferença significativa no afresco. No desenho, a figura masculina que acabou de abandonar Rómulo e Remo é saliente e em primeiro plano.
] A última conjectura bem como podes ser apoiada por outra diferença entre o desenho e o fresco: no primeiro a loba está deitada, como é natural no feito de lactação, enquanto no afresco está em pé. Varandas: Olhe Várias Opções Pra Decorar O Ambiente Externo , é interessante comparar a composição do Palazzo Magnani com outro fresco dedicado ao mesmo tópico, Ritrovamento di Romolo e Remo (1596), realizado alguns anos depois por Cavalier D'Arpino pro prestigioso Palazzo dei Conservatori, em Roma. A história passa-se em Alba Longa de que é rei Numitor. Decoração De Escritório De Advocacia Menor (1590 ca.), Annibale Carracci, National Gallery of Art, Washington. Amúlio, furioso com o acontecido, ordena o assassinato das duas moças. As Melhores Informações Para Decorar Teu Escritório De Advocacia /p>
Entretanto o soldado (ou pastor) encarregado de matar Rómulo e Remo não tem coragem de cometer um infanticídio. Abandona, desta forma, os dois pirralhos nas águas do Tibre, metendo-os numa caixa de madeira. A corrente do rio leva a caixa pra margem, onde, ante uma figueira, uma Figueira Ruminal, os gémeos são assediados por um loba.
A fera, ao invés devorar os pequeninos, aleita-os como se fossem tuas crias, assegurando a salvação deles. Há também um pica-pau, o pássaro preto que descansa em um cômoro que se eleva das águas. É outro dos animais que no texto de Plutarco contribuiu pra alimentação dos gémeos antes de serem encontrados pelo pastor Fáustulo, que, depois, com tua esposa criará os 2 infantes.
Remo guerra com ladrões de rebanhos O significado do afresco é retratado na inscrição «STRENUI DIVITIBUS PRAEVALEMUS», que podes traduzir pra: valorosos, prevalecemos sobre o assunto os ricos». A composição vem sendo considerada próxima duma famosa gravura de Marcantonio Raimondi, baseada numa invenção de Raffaello, que descreve o Massacre dos Inocentes, do qual foi derivado o esquema compositivo geral. Matança dos inofensivos (1509 ca.), gravura de Marcantonio Raimondi através da pintura homónima de Raffaello O fresco precisa ser lido em termos reivinditivos e polémicos, como se retira da inscrição latina.
Por aqui é vincadamente afirmado, de facto, que os Magnani se opuseram vitoriosamente aos benefícios da casta - referindo-se à aristocracia bolonhesa que se opunha a sua ascensão - com valor e coragem pessoal. Notável é o dado da máscara à esquerda, na extremidade baixa, com a frase amedrontada por causa de um dos mortos pela guerra cai sobre o assunto ela. É um dos exemplos mais eloquentes da participação de elementos decorativos no passo narrativo, muitas vezes com acentos grotescos e humorísticos, que é um dos aspectos mais primordiais do refinado ilusionismo do friso Palazzo Magnani.
No gabinete de desenhos e gravuras do Louvre existe um desenho evidentemente ligado a este afresco. No fim de contas, não é coincidência que o episódio da briga com os ladrões do rebanho esteja a respeito da lareira onde está celebrada em afresco a Lupercale (enxergar imagem inicial do salão nobre). Ovídio, efetivamente, em Fastos (II, 359-378), fonte que neste caso se sobrepõe ao texto de Plutarco, conta que Rómulo e Remo foram avisados da devastação dos rebanhos, sempre que estavam participando em jogos da Lupercalia. Como ainda estavam semi-nus, como o rito exigia, lançaram-se pela pesquisa dos bandidos e foi Remo, como se observa pela pintura, o primeiro a alcançá-los e enfrentá-los.
Remo confinado perante o rei Amúlio Como diz o lema "VINCTUS SED INVICTUS", "derrotado, todavia não vencido", Remo aparece ao usurpador rico em orgulho. No tempo em que isto, Fáustulo - visto ao retirado à esquerda da cena - entra na cidade de Alba Longa com o berço em que Rómulo e Remo foram atirados às águas do Tibre.
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