Cresce O Investimento No Profissional Que Tem A compreensão |
O termo começou a ser usado em 2004, desde o lançamento do best-seller "O futuro da Disputa" escrito por C. K. Prahalad e Venkat Ramaswamy, que disseminou o conceito mundialmente. Cocriação é um conceito de marketing e negócios, em inglês em:co-creation. Um dos principais casos de cocriação é a própria Wikipédia, em razão de é editada por milhares de pessoas no mundo todo, e desse jeito protagoniza um dos pilares da cocriação, a colaboração.
A co-fabricação pode aparecer de algumas formas, e podes ser orquestrada ou surgir sem nenhuma suporte pré-definida. Porém, certas características estão a toda a hora presentes, são elas a atividade de cooperação e a atividade de seleção da cooperação. Esta abordagem fácil que procura entender a fundo o conceito de co-criação foi criada pelo especialista em Marketing Aric Rindfleisch.
A área de software tem uma tendência natural à cocriação, com software de código-referência aberto onde todos podem editá-lo. A organização assim como podes formar um esqueleto funcional de um software onde os usuários executam informações à medida que o utilizam, adequando-o às suas necessidades. O padrão podes aparecer antes do artefato estar no mercado, após colocado no mercado ou em um mesmo tempo.
E, pra esta finalidade, existem muitos softwares que desempenham um papel muito primordial no apoio à cocriação, recebendo e organizando a recepção de ideias e sugestões, como o JA voice. Em o mundo todo, a cocriação de produtos e serviços é incipiente. As empresas têm entrado por esse ramo ainda com muita cautela, uma vez que, nem sequer mesmo elas sabem o trajeto que um projeto de cocriação pode levá-la.
Porém, se bem administrado, esse processo tem superior chance de levar o item/serviço a um ponto mais próximo do desejo do consumidor. Andersson, P.; Rosenqvist, C. (2007). "Mobile Innovations in Healthcare: Customer Involvement and the Co-Creation of Value". International Journal of Mobile Communications. Auh, S.; et al. Journal of Retailing. Volume 83, Issue 3. pp.
Ballantyne, D. (2004). "Dialogue and Its Role in the Development of Relationship Specific Knowledge". Journal of Business Brem, A.; Voigt, K.I. International Journal of Innovation Management. Do Marketing Usual Para o Marketing Moderno , No. 3. pp. Diwon, D. (1990). "Marketing as Production: The Development of a Concept". Journal of the Academy of Marketing Science. Volume 18, Number 4. pp.
Edvardsson, B.; Enquist B.; Johnston, R. (2005). "Cocreating Customer Value through Hyperreality in the Prepurchase Service Experience". Journal of Service Research. Firat, F.A.; Venkatesh, A. (December 1995) "Liberatory Postmodernism and the Reenchantment of Consumption". Journal of Consumer Research. Volume 22, Number 3. pp. Fodness, Dale; Pitegoftf, Barry E.; Sautter, Elise Truly (1993), "From Customer to Competitor: Consumer Co-Option in the Service". The Journal of Services Marketing.
Forsström, Quem é Escreveu O Post Do Empreendedorismo? . (September 2003). " 'É Possível Comparecer Além de Facebook E Google', Diz Executivo Da Agência WPP into 'Value Co-Creation' in the Context of Industrial Buyer-Seller Relationships, Work-in-Progress Paper". Füller, J.; Mühlbacher, H.; Matzler, K.; Jawecki, G. (Winter 2009-10). "Consumer Empowerment through Web-Based Co-Creation". Journal of Management Information Systems. Volume 26, Number 3. pp. Füller, J. ( Notícias Em Concursos E Emprego Em Mogi Das Cruzes E Suzano ). "Refining Virtual Co-Creation from a Consumer Perspective".
Комментировать | « Пред. запись — К дневнику — След. запись » | Страницы: [1] [Новые] |