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Em economia e negócios, um efeito de rede (também designado externalidade de rede ou procura de economias de escala) é o efeito que um utilizador de um bem ou serviço tem a respeito do valor do item pra outros utilizadores. Quando o efeito de rede estiver presente, o valor de um produto ou serviço depende do número de utilizações de outras pessoas.
O exemplo clássico é o telefone. Quanto mais telefones têm as pessoas, mais valioso se torna o telefone para cada proprietário. Isso cria uma externalidade positiva pelo motivo de um utilizador pode adquirir um telefone sem o intuito de desenvolver valor para os outros utilizadores, mas acaba por fazê-lo de cada maneira. A sentença "efeito de rede" é aplicada mais comumente a externalidades positivas, como no caso do telefone. Externalidades de rede negativas assim como conseguem haver onde os utilizadores são capazes de produzir superior quantidade de um produto de pequeno valor, todavia são mais vulgarmente referidos como "congestionamentos" (como em congestionamentos de trânsito ou congestionamento de rede).
Durante o tempo, os efeitos positivos de rede podem construir um efeito de movimento desta maneira que a rede se torna mais valiosa e mais pessoas se juntarem, num tempo de feedback afirmativo. Os efeitos de rede eram um tópico central nos fundamentos de Theodore Vail, o primeiro presidente do cargo de patente da Bell Telephone, no ganho de um monopólio sobre os serviços telefónicos dos EUA.
Em 1908, no momento em que apresentou o conceito no relatório anual de Bell, havia mais de 4.000 centrais telefónicas locais e regionais, a maioria das quais acabaram por ser incorporadas no Sistema Bell. Os efeitos de rede foram popularizados por Robert Metcalfe, conhecidos como lei de Metcalfe. Os efeitos de rede tornam-se significativos após alcançada uma certa percentagem de assinaturas, a chamada massa crítica.
No ponto de massa crítica, o valor obtido pelo bem ou serviço é superior ou parecido ao valor pago nesse bem ou serviço. Uma amargura-chave dos negócios precisa, desse jeito, ser a forma de trazer utilizadores antes de atingir a massa crítica. Uma maneira é revelar com a motivação extrínseca, como um pagamento, 5 Dicas De Marketing Digital Para Atrair Mais Alunos Pra Tua Escola De Inglês de taxa, ou um pedido de amigos pra se inscrever.
Uma estratégia mais 3 Erros Cometidos Ao Divulgar A Marca Nas Redes sociais é a de elaborar um sistema que tem valor bastante, sem os efeitos de rede, ao menos para os primeiros subscritores. Desse jeito, como o número de utilizadores aumenta, o sistema torna-se ainda mais valioso e é apto de atrair uma ampla apoio de utilizadores. Além de massa crítica, o acrescento do número de assinantes em geral não poderá continuar indefinidamente. Após um direito ponto, a maioria das redes tornam-se congestionadas ou saturadas, suspendendo uma futura captação. O congestionamento ocorre devido ao uso exagerado.
A analogia aplicável é a de uma rede telefónica. As Melhores Práticas Pra Receber Seguidores Nas Redes sociais o número de utilizadores está abaixo do ponto de congestionamento, cada utilizador adicional acrescenta valor adicional para cada outro cliente. Contudo, em algum momento da adição de mais um utilizador excede a know-how do sistema existente. Após este ponto, cada utilizador adicional corta o valor obtido por todos os outros utilizadores. Em termos práticos, cada consumidor adicional aumenta a carga total do sistema, levando a sinais de ocupado, a incapacidade de obter um tom de ligação e suporte ao cliente carente.
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