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Entrevistar Pierre Cardin é como localizar uma lenda viva. Mas esse aspecto inovador não é sempre que agradou. Cineclube Por Reinaldo Glioche - IG Cultura o estilista decidiu implementar um sistema de licenciamento, estampando teu nome em vários produtos. Cardin chegou a ter 800 licenças em 120 países, que iam de gravatas e perfumes até panelas e ventiladores. Com exceção de Chanel, praticamente todas as marcas seguiram esse paradigma. Inabalável, o estilista se tornou uma das maiores fortunas da França graças à moda, às licenças, mas bem como à rede de restaurantes Maxim's que, seguindo o mesmo modelo, abriu filiais pelo universo virou uma marca com produtos derivados. Apesar de toda tua trajetória, um dos assuntos que mais o empolga ainda é o começo de tua carreira.
Esse filho de agricultores italianos, batizado Pietro Cardini, chegou na França ainda criança e, autodidata, começou como alfaiate no interior, antes de ir pelas maisons Paquin e Schiaparelli. 6 Passos Básicos Para você Obter Dinheiro Com O Facebook sua vida na moda realmente teve começo ao lado de Christian Dior, de quem foi o primeiro assistente, em 1947, três anos antes de fundar sua própria marca.
RFI - É verdade que o senhor vem trabalhar diariamente, mesmo nos fins de semana? Pierre Cardin - Venho diariamente. É uma inevitabilidade. Como um escultor, um músico ou um escritor, que escreve diariamente. O senhor é muito chamado de estilista, mas a todo o momento esteve envolvido em projetos de arquitetura, teatro e música. Essas atividades são complementares? Eu faço isso naturalmente.
Passo de uma atividade pra outra o dia todo, o ano todo. Pra mim, comércio, jornalismo, construção de moda e música são exatamente a mesma coisa. Eu passo com facilidade de um a outro. O nome do senhor é a toda a hora filiado às imensas licenças da marca Pierre Cardin. Este paradigma, inédito pela época, foi muito contestado pelos atores da indústria da moda, que criticavam a vulgarização da moda, acostumada com o modelo da alta-costura. Como o senhor explica essa aversão? Foi um escândalo. No entanto eles me criticavam visto que não pensavam no futuro.
Estavam limitados pela visão do instante. Eu projetava muito mais à frente, imaginando as coisas a todo o momento nos próximos dez anos. Esse sistema foi responsável pelo tua independência financeira. Por fim, graças às licenças o senhor é um dos únicos a deter uma maison de moda em teu nome, sem precisar de nenhum grupo.
Foi o que me fez obter dinheiro. O senhor ganhou abundantes prêmios, como os "Dedais de Ouro" nos anos 1970 ou o Oscar da Moda nos anos 1980, foi tema de inúmeras exposições, livros e diversas homenagens. Entretanto, ao mesmo tempo, diversos dizem que o senhor é "o estilista que todos adoram detestar".
Tudo isto por causa das licenças? Uma vez que sou independente e não cuido da vida de ninguém. Cuidar de mim mesmo prontamente é muito. Chanel dizia que nunca conseguiu entender os adolescentes. Agora no seu caso, a juventude sempre foi um ponto central na hora de fazer. Como o senhor vê a moda jovem de hoje? A juventude é a minha matéria-prima. É com ela que queremos criar o futuro.
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