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Ministério Da Educação

Пятница, 10 Мая 2019 г. 17:25 + в цитатник

↑ « Curso Superior De Tecnologia Between PhD And DSc»


Os 360 professores de física selecionados pro primeiro programa de Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (Mnpef) terão a chance de conhecer, entender e fazer novas maneiras de aconselhar e de motivar os estudantes a amar da disciplina. É isto que diz a professora Eliane Veit, do Departamento de Física da Faculdade Federal do Rio Enorme do Sul (UFRGS). Ela integra a equipe que coordena o programa.


Pra Eliane, os professores que trabalham na educação básica devem abandonar as aulas convencionais de física, assentadas em fórmulas detestadas pelos estudantes. Ela diz ser indispensável inovar e mostrar aos estudantes o que fazer com os conhecimentos, como estas dicas podem ajudá-los a ponderar, a selecionar, a pesquisar. A capacitação dos professores abrange o domínio de conteúdos de física e de técnicas atuais de ensino para aplicação em sala de aula.


Entre essas técnicas estão recursos de mídia eletrônica e meios tecnológicos para motivação, fato, experimentação e amostra de diferentes fenômenos físicos. É a isto que se propõe o mestrado, perante a coordenação da Sociedade Brasileira de Física (SBF). As aulas começaram pela segunda metade de agosto, em 21 polos de corporações federais e estaduais públicas de educação superior vinculadas à Universidade Aberta do Brasil (UAB).


Participaram da seleção 933 educadores. De acordo com Eliane, além do interesse dos professores de física pelo mestrado, setenta e quatro organizações públicas de educação superior sugeriram candidatura pra oferta do curso. A Nação Brasileira de Física selecionou vinte e um polos universitários com conhecidos programas de pós-graduação pela área. Das 360 professores selecionados, 280 estão distribuídos em cidades do interior e 80 em 4 capitais — Brasília, Manaus, Natal e Vitória. As cinco regiões do nação foram contempladas.


O mestrado profissional em física é um curso semipresencial, gratuito, com duração de 2 anos. Sandra Guimarães De Oliveira em efetivo exercício profissional em rede pública da educação básica conseguem requisitar bolsa de estudos à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Grau Superior (Capes) do Ministério da Educação. Letras — Os 854 educadores selecionados pra primeira edição do Programa de Mestrado Profissional em Letras (Profletras) começaram as aulas em 19 de agosto. Eles estudam em trinta e nove polos de 34 instituições públicas de educação superior. Como Fazer Uma Bacana Redação Pra Concurso Público: Passo A Passo Completo! com a coordenadora do programa, professora Maria das Graças Soares Rodrigues, os estados da região Nordeste concentram vinte dos trinta e nove polos.


Os excessivo estão no Sudeste, com 8 polos; Sul (quatro), Centro-Oeste (quatro) e Norte (três). Quem Lembra Desse Almanaque? avaliação de Maria das Graças, os cursos estão democratizados nas regiões Sul e Sudeste. No Nordeste, entretanto, a pós-graduação ainda não é uma realidade. Pra professora, a ocorrência começa mudar com a formação de cursos de mestrado profissional, como é o caso do Profletras.



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A Capes agora assegurou bolsas de estudos para os cursistas. Em 2014, no primeiro semestre, serão lançados editais para seleção de professores para a segunda edição, com começo das aulas em agosto. Para incentivar os professores de letras a fazer o mestrado e ter excelente aproveitamento, a Capes, segundo Maria das Graças, vai premiar os 26 cursistas que obtiverem melhor classificação no fim do curso. O prêmio é uma viagem de 30 dias a Coimbra, Portugal. O curso de física integra a série de mestrados profissionais desenvolvidos pelo Ministério da Educação pra qualificar os professores das redes públicas de ensino. O primeiro foi de matemática, o Profmat, em 2011. Pra 2014, na quarta edição, o Profmat selecionou 1,cinco mil professores, que começarão as aulas em vinte e dois de fevereiro. Esse ano, foi lançado o Profletras. O terceiro mestrado profissional montado pelo MEC é o Mnpef.


O curso tem duração de dois anos e é gratuito. Para a conclusão não é necessário produzir uma tese acadêmica, apenas um trabalho final, que tem viés acadêmico, no entanto foca na elaboração prática. O programa é mais fundado nas disciplinas e não há a obrigatoriedade de fazer um serviço de pesquisa”, explica Grisi.


A porta de acesso ao curso bem como é diferenciado da dos mestrados acadêmicos. O candidato tem que fazer uma prova de admissão e tem o currículo analisado. O professor de Matemática Ricardo Mori, de 43 anos, passou pelo modo e prepara o trabalho de conclusão de teu curso. “Foi excelente para relembrar o que é ser aluno. Me desenvolvi em Matemática em 1994 e, desde desse jeito, estou na sala de aula como professor. Nova busca. O diploma de mestre profissional tem o mesmo peso do acadêmico e poderá ser usado para ingresso na fase posterior, o doutorado.




 

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