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SÃO PAULO - Criatividade, interdisciplinaridade e serviço em equipe são os elementos que norteiam transformações novas em faculdades das mais numerosas áreas, da engenharia às artes plásticas. As transformações podem ser vistas não só pela lista de disciplinas dos currículos, que ganharam nos últimos anos termos como “digital”, “big data” e “projetos”, mas também nas metodologias de ensino-aprendizagem, nos espaços físicos e até no vestibular. Franquias Virtuais De Sucesso , com cursos de Engenharia e Administração, começou esse ano a amparar uma plataforma de inovação, que propõe aos alunos de todas as graduações a gestão de projetos inovadores.
“Os dificuldades do universo são complexos, multidisciplinares e mal estruturados. Temos de preparar os alunos para que proponham novas ideias”, confessa Fábio do Prado, reitor. Curadoria. Mesmo em cursos de Artes, o sentido da modificação parece ser o mesmo. “ 4 Ideias Para Investir Que Deram Direito Em 2018 , fazendo a travessia da era industrial pra digital”, admite Patrícia Cardim, diretora-geral do centro universitário Incríveis Artes.
Essa travessia implica deixar o estudante no centro do recurso, para que ele descubra os próprios caminhos e, por isso, possa estar preparado pra um futuro que não exigirá respostas prontas, entretanto sim prática de se analisar periodicamente. “A universidade faz curadoria da fato, media a relação com o dado e provoca o senso crítico, a vontade da descoberta. Como A Nostalgia De Mirabel Fornece Bons Resultados à PepsiCO atividade é provocá-los para que sejam melhores”, anuncia. Como não dá com intenção de fazer isto com aulas tradicionais, há seis anos a Belas Artes começou a doar treinamento de professores pra atuar com metodologias ativas e, no ano anterior, lançou um novo processo seletivo.
Ao invés de provas, o estudante faz uma execução de grupo, uma redação e um estudo de caso recebido anteriormente. “As dúvidas do universo são interdisciplinares e orgânicas. Variar o recurso seletivo é também uma maneira de demonstrar um novo tom pro ensino médio, que as universidades querem algumas habilidades”, diz Patrícia. O pacote completo de alterações adiciona ainda reformas nos espaços físicos, pra que eles bem como estejam de acordo com a nova proposta.
“Criamos uma ambientação de salas e espaços no câmpus voltada pra outra forma de educação. As mesas são facilmente adaptadas para uma, duas, três, até doze pessoas. Fornece pra escrever em todas as paredes, o professor entra com o smartphone e neste instante conecta o objeto na lousa digital pelo Wi-Fi”, cita Dalton Pastore, reitor da Universidade Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). Os estudantes dizem perceber a diferença. Matheus Martins, aluno de Jornalismo da ESPM, aproveita o novo espaço aberto do câmpus e as salas de estudo recém-desenvolvidas pra compreender coletivamente e construir.
“Uso pros trabalhos em grupo, pra reuniões do comitê de formatura, para os encontros do grupo de teatro”, conta. O lugar assistência até mesmo nas tarefas individuais. “Quando tenho de editar imagens, a toda a hora encontro um companheiro de Publicidade e peço assistência por causa de não sou parabéns nisso. O tom alarmista de pesquisas que apontam o fim de profissões e carreiras não convence Tales Andreassi, vice-diretor da Fundação Getulio Vargas de São Paulo (FGV-SP).
“Há mais de vinte anos se fala sobre o encerramento dos empregos. Contudo essas vagas irão se transferindo, as faculdades irão se adaptando, os profissionais irão encontrando novos nichos”, admite. Andreassi, entretanto, reconhece que o ensino superior está passando por modificações profundas e diz que ainda há serviço a ser feito. Com as alterações no mercado de trabalho, muitas graduações irão desaparecer? Claro que alguns cursos enfrentam queda de busca, porém a modificação é orgânica e não do dia para a noite.
Com outras exceções, como Medicina, a graduação não é tão sério pra definir o futuro profissional. O estudo não termina Trade Marketing Para Pequenas Organizações o aluno termina o curso. Em vista disso, conta muito o que a pessoa fizer depois da universidade. Qual é a superior transformação promovida nas faculdades? A maneira de “dar aulas” evoluiu, ao menos em boas corporações. No momento em que eu entrei pela universidade, meus professores falavam por duas horas seguidas.
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