Paim Assina Portaria Do Fies Para Mestrado E Doutorado |
Com foco em professores atuantes, os cursos concentram as aulas em um ou 2 dias da semana, viabilizando que o professor concilie mais com facilidade o estudo com o trabalho. Segundo dados da Capes, há na atualidade 589 mestrados profissionais em curso no Brasil.“Desde que acabei a graduação, em 2010, queria fazer mestrado, porém era custoso, em conclusão, tenho dois empregos. Entrei por este pelo motivo de as aulas eram aos sábados”, conta a professora de Matemática da rede estadual de São Paulo Marceli Iwai, que está terminando o mestrado profissional em Matemática pela Faculdade Federal do ABC. Ainda que não tenha concluído o programa, Marceli diz que ele neste momento está contribuindo para a tua prática docente.
“Ajudou em razão de me aprofundei em vários conteúdos e vi maneiras de adaptá-lo melhor. Apesar de não ser exatamente uma novidade, apenas nos últimos anos os mestrados profissionais em todas as áreas do conhecimento vêm ganhando visibilidade. A ordem está presente desde a elaboração das primeiras diretrizes de pós-graduação feitas pelo governo, nos anos de 1960. Entretanto ele só começou a ser oferecido verdadeiramente em 1999, com programas no Sudeste para bacharéis em Odontologia. Pela década passada, com os números de mestrados profissionais em incalculáveis campos crescendo, o governo federal lançou uma iniciativa para articular a criação deste nível pra professores da Educação Básica. São cursos semipresenciais organizados pela Universidade Aberta do Brasil, chamados mestrados profissionais de ensino “em rede”.
Cada programa tem uma “universidade âncora”, responsável pelo desenvolver o projeto pedagógico, o currículo, definir carga horária. No entanto algumas universidades conseguem unir-se e estabelecer polos em seus campi. O primeiro deles foi para docentes de Matemática, desenvolvido em 2010 e conhecido como ProfMat. A evasão, um dos maiores desafios do ensino a distância e das pós-graduações de forma geral, tem ficado em 10%, o que é considerado baixo. Puxados pelo sucesso do ProfMat, outras áreas de entendimento foram lançando seus programas.
Nos dias de hoje existe o ProfLetras, ProfHistória, ProfArtes e ProFis (para docentes de Física), além do em administração pública (ProfiAp), destinado à criação de gestores. Em conjunto, os programas têm hoje 7.967 matriculados e prontamente formaram 1.926 mestres. Os professores da rede pública que ingressam nos programas recebem automaticamente uma bolsa durante vinte e quatro meses e, em contrapartida, assinam um documento comprometendo-se a permanecer por no mínimo cinco anos no ensino público.
A professora da Escola Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Marieta de Moraes Ferreira, coordenadora nacional do recém-desenvolvido ProfHistória, conta que doze universidades e 95 professores se associaram para formar a primeira turma do mestrado profissional em ensino de História. Segundo o Professor Alexandre primeira seleção, entraram 150 alunos, todos professores da rede pública.
O intuito é dobrar a oferta para o próximo ano, expandindo o curso em parceria com Como Se Organizar Pra Aprender Para Concurso E Enem , de inúmeros estados. Pra ela, o principal valor do mestrado profissional pra docentes é o acontecimento de ele ser uma iniciativa em prol do Ensino Básico. “ Leonardo Vincenzo Boccia o ensino no Brasil é péssimo, que a educação vai mal, principlamente no Ensino Médio. Tendo em vista esse assunto, existe um discernimento pela sociedade sobre a necessidade de melhor formação do professor”, afirmou. Para Marieta, além de completar o que o docente entendeu nas licenciaturas - diversas vezes “insuficiente” - é uma forma de conservar o professor em recurso permanente de aprendizado, algo crucial para profissionais de todas as áreas.
Por ser um estudo em nível stricto sensu, ele é muito mais completo e profundo do que outros tipos de cursos, defende a professora da UFRJ. “É muito comum serem oferecidas “atualizações”, cursos de trinta horas mais ou menos. O que também tem tua utilidade, claro, mas você estuda um cenário só. O mestrado profissional são dois anos, você faz busca, e sempre tem o questão no ensino, na aplicação do entendimento em sala de aula”, explica.
Em vista disso, ela defende que esta é hoje a melhor opção de estudos para um professor do Ensino Essencial - melhor até que um mestrado acadêmico. “Na minha aula do mestrado profissional estou discutindo sobre memória. A gente lê e analisa textos teóricos, todavia a todo o momento se pergunta como posso trabalhar aquela questão com os alunos do Ensino Básico.
Muda a abordagem”, diz. Apesar de ser um curso que exija bastante disposição, os docentes têm conseguido seguir o ritmo. “Eles arrumam um tempo, uma maneira de se empenhar. Curso De Mestrado E Doutorado Gratuito , que neste momento dou aulas há longo tempo no mestrado acadêmico, tem sido uma grata surpresa olhar o nível das discussões, do interesse, do aproveitamento dos professores. Eles se empenham, não faltam e são os mais ativos”, argumentou Marieta.
Além de alcançar uma bolsa e um título de mestre ao final do curso, o professor assim como vitória uma maneira de valorização e socialização que ele não acha no dia-a-dia da escola, defende a coordenadora do ProfHistória. “A gente percebe como eles ficam animados, cheios de iniciativas para colocar, gostam de debater com os colegas, estão sempre com ideias para encaixar boas práticas”, declarou.
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