Ainda Realmente compensa Fazer MBA? |
O governo federal vai divulgar, no segundo semestre, a abertura de crédito educativo pra 25 1 mil alunos de mestrado e doutorado em faculdades particulares. O Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) da pós-graduação, projeto que obteve força nos debates internos do MEC (Ministério da Educação) nos dois últimos anos, é uma das apostas para aumentar o acesso, como ocorreu na graduação. — Será um sucesso, já que atenderá à grande procura das instituições não públicas, além de cortar a inadimplência, aposta Jorge Guimarães, presidente da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior), órgão ligado ao MEC.
Reivindicação antiga, o programa terá regras iguais às da graduação, com financiamento parcial e integral e início do pagamento do empréstimo um ano e meio depois da formatura. O crédito valerá pra cursos avaliados na Capes, como mestrados e doutorados, e não adiciona especializações ou MBAs (Master Business in Administration).
A despeito de a lei neste momento previsse Fies pela pós, isto não ocorreu na prática. Desde 2010, quando o Fies mudou regras de contratação e baixou os juros, são mais de 1,cinco milhão de financiamentos. 2,2 1000 no doutorado. Uma das principais considerações ao Fies é a baixa particularidade de parcela dos cursos financiados. Pra Guimarães, o traço é pequeno na pós.
— A garantia é a avaliação da http://sitemelhoresbebidas4.jigsy.com/entries/gene...ades-P%C3%BAblicas-Brasileiras , que é conhecida e existe desde 1974. Pela graduação, o modo avaliativo é recente e mais complicado, explica. De acordo com a presidente da Agregação Nacional de Pós-Graduandos, Tamara Naiz, a diversidade de mestrandos e doutorandos crescerá no Nação, com alunos mais velhos e que trabalham. — No entanto a prioridade é aumentar pela avenida pública, com universalização de bolsas, diz. O MEC prontamente sinalizou que pretende estender o Fies ao ensino a distância, entretanto ainda não há antevisão pra inclusão.
Em março de 2009, o MEC tinha 5.636 polos de apoio presencial inscritos, vinculados a 145 organizações credenciadas. “É http://ciadabebidanet9.jiliblog.com/18821399/carnaval-tempo-de-preparar-se-o-dia de suporte que ocorre a fração presencial do curso e onde o estudante pode encontrar suporte. Os cursos tele-presenciais, que têm crescido bastante, são transmitidos via satélite para salas com Tv ou telão nos polos”, lembra André Genesini. A evasão pela EAD assim como é menor do que no presencial, segundo Genesini.
Cerca de 70% da evasão pela educação a distancia ocorre de imediato no primeiro ano. semelhante site efetuados a distancia são mais baratos do que os presenciais. Carlos Comprido, do Ibmec justifica a diferença: “Descontamos do valor das mensalidades os custos do espaço físico. Não chega a ser barato, no entanto é mais econômico sim. basta clicar no seguinte post /p>
“É menos difícil passar a distância tudo o que é muito teórico, como administração e marketing. Cursos como engenharia e gastronomia apresentam dificuldades, porque exigem uma parte muito vasto presencial”, avalia Genesini. A legislação permite que as instituições credenciadas pelo MEC possam “criar, organizar e extinguir os cursos”. Cursos majoritariamente práticos não são vantajosos a distância, porém também não são proibidos pelo ministério. confira agora casos de medicina, odontologia e psicologia, a autorização precisa ser submetida previamente ao Conselho Nacional de Saúde; e os de direto precisam ser submetidos ao Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil.
No entanto, não existe nenhum projeto exposto para esses cursos em EAD, de acordo com o MEC. Em um povo com as dimensões continentais como o Brasil, a EAD apareceu como uma solução para oferecer a inclusão de milhares de jovens residentes em cidades pequenas no interior dos Estados, que não tinham instituições de ensino superiores.
O estudo só avançava se os estudantes buscassem os centros urbanos.
“No Norte, Nordeste e no interior do Sul aconteceu um fenômeno. Cidades de até 300 1000 habitantes tinham um público que não conseguia fazer graduação. O estudo só avançava se os estudantes buscassem os centros urbanos. Tinha uma busca amplo extremamente reprimida que não era assistida”, sinaliza Comprido. A inclusão dessas pessoas no ensino superior justifica o crescimento espantoso da modalidade em tão pouco tempo.
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