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Понедельник, 22 Июля 2019 г. 14:26 + в цитатник

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Reprovação nas escolas é o melhor caminho? Alan Alves foi reprovado na segunda série do ensino fundamental. Desestimulado, ainda prosseguiu até o oitavo ano, quando repetiu de novo e decidiu abandonar os estudos. Hoje em dia, aos vinte e dois anos, está de volta aos bancos da universidade pra concluir o supletivo, pressionado pelas exigências do mercado de trabalho. “Sem completar os estudos, fica dificultoso achar emprego”, conta.


Fazer com que o aluno seja sou grato a ver de novo todo o tema de um ano escolar - quer dizer, a reprovação - pode não ser a melhor opção pra defrontar a dificuldade de estudantes com funcionamento fraco. A conclusão é de uma pesquisa praticada pela Universidade Federal de Minas Gerias (UFMG).


A principal conclusão é que, a grande tempo, os alunos aprovados aprendem mais do que aqueles que foram reprovados. Em novas frases, refazer um ano escolar não é garantia de aprendizado adequado. “E não estamos comentando de um aluno que progrediu já que era melhor e outro que foi reprovado por causa de tinha nota piores. Porém, sim, de 2 alunos cujos desempenhos eram semelhantes”, Como Preparar-se Para Concursos Público .



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  • dezesseis Bilbo le Hobbit




A especialista tem na ponta da língua uma explicação pro fenômeno. Segundo ela, os alunos aprovados evoluem mais visto que, ao ascender pela carreira escolar, localizam conteúdos novos, mais desafiadores e adequados à sua idade. Por outro lado, para os reprovados, ver novamente focos neste momento famosos tem efeito inverso. Patrícia Cursino, da Faculdade de Educação da Escola Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), lembra que a autoestima pesa no momento em que o conteúdo é reprovação.


“Quando isso acontece, o estudante sente que não atingiu o objetivo”, diz. A maioria das escolas brasileiras ainda opta pela reprovação. Elenice Lobo, do Colégio Santo Américo, em São Paulo, acredita no padrão. “As decorrências negativas da retenção não dão conta da realidade. Se o aluno é retido, ele tem defasagem de assunto. Apesar do desconforto nos primeiros dias de aula, no decorrer do ano ele resgata aquilo que lhe faltava e tem um funcionamento acadêmico melhor”, afirma. Para minimizar os efeitos nocivos, o colégio investe na integração do reprovado com a nova classe, e também elucidar dúvidas com pais e requisitar vigor redobrado ao professor.


“Para exercer efeito afirmativo, a reprovação depender ser bem aplicada”, diz Silvana Leporace, do Colégio Dante Alighieri. Pedro Henrique Rodrigues, de dezenove anos, concorda. Ele foi reprovado pela primeira vez pela sétima série. Mais tarde, experimentou mais duas retenções no primeiro ano do ensino médio. Não desanimou. No GP Da Austrália Deste Domingo , admite que, à época, não tinha condições de seguir em frente nos estudos.


“Vejo que não tinha maturidade para avançar pela faculdade. No entanto, após as reprovações, confrontei a ocorrência como uma segunda chance”, conta. Progressão continuada - A conversa sobre isso eventuais efeitos da reprovação na vida dos estudantes é um foco antigo pela área da pedagogia brasileira. O estudo mineiro vem reanimá-lo. Para aqueles que defendem o fim do instrumento, uma das alternativas é o que ficou conhecido como progressão continuada. A prática trocou a convencional aprovação/reprovação anual por ciclos de aprendizagem, que avaliam o estudante, no entanto não o reprovam - concentrando-se em visualizar o desenvolvimento de cada aluno pra sanar suas problemas. Ciência Explica Por Que Tendemos A Desejar Modificar Pra Fila Do Lado /p>

O padrão foi adotado há 14 anos no estado de São Paulo e desde deste modo se expandiu a algumas unidades da federação. Formulada a partir de políticas e da realidade europeia, a progressão continuada previa uma avaliação dos estudantes ao fim dos ciclos. Em países como a Inglaterra, onde adquiriu bons resultados, os clicos têm duração de apenas 2 anos - e não quatro, como no Brasil. Naquele período, os alunos dividem a sala de aula com no máximo 30 colegas - alguma coisa incomum nas escola públicas do Brasil. Com um grupo reduzido, o professor poderá ceder atenção a cada aluno.


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