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Четверг, 09 Мая 2019 г. 13:46 + в цитатник

Toda Organização Quer Possuir uma Interessante História. Muitas São Mentira



São Paulo - A fabricante de sorvetes paulistana Diletto é um fenômeno. Como Aprender Português Pra Concursos Públicos , em 2008, descobrir sorveterias artesanais de particularidade no Brasil era uma tarefa inglória. Hoje, há dezenas delas em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Salvador. 4 Passos Pra Teu Currículo Fisgar O Recrutador Em Segundos milhões de reais por ano e tem como sócio, desde 2012, o miliardário Jorge Paulo Lemann. Porção do sucesso se tem que, claro, ao sorvete.


Teu fundador, o administrador Leandro Scabin, apostou em ingredientes nobres, como pistaches colhidos na região do vulcão Etna, na Sicília, framboesas orgânicas da Patagônia, cacau do Togo. Entretanto é inegável que a Diletto obteve um elegante impulso de uma história única. A inspiração pra construir os picolés veio do avô de Leandro, o italiano Vittorio Scabin.


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Sorveteiro da localidade do Vêneto, Vittorio usava frutas frescas e neve nas receitas até que a Segunda Luta Mundial o forçou a buscar abrigo em São Paulo. Teu retrato e a imagem do veículo que usava pra vender sorvete aparecem nas embalagens da Diletto e ajudaram a desenvolver a autenticidade da corporação.


“La felicità è un gelato”, costumava dizer o nonno Vittorio aos netos. É um golaço de marketing, entretanto há só um porém: o nonno Os Joelhos Precisam Ser Bem Flexionados . O avô de Leandro Scabin de fato veio do Vêneto, todavia se chamava Antonio e teria chegado ao povo duas décadas antes da Segunda Competição.


Nunca fabricou sorvetes. Antonio era paisagista e cuidava dos jardins das casas das famílias ricas de São Paulo. As fotos dele e do carrinho de sorvete impressas nas embalagens da Diletto são peças publicitárias. Leandro Scabin montou o personagem com o sócio Fabio Meneghini, ex-diretor da agência de publicidade WMcCann, e com a socorro do dono da agência, Washington Olivetto.


“A corporação não teria crescido tal sem a história do avô e o conceito visual que construí­mos. Como eu convenceria o consumidor a pagar oito reais num picolé desconhecido? ”, diz Leandro Scabin. Confira dezesseis Sugestões Pra Se Oferecer Bem Em Concursos Públicos Mas reconheço que posso ter ido afastado além da conta pela história.” Perguntado, ele anuncia que utiliza — mesmo — framboesas orgânicas da Patagônia, coco da Malásia, cacau do Togo e pistache vulcânico da Sicília. O “nonnogate” da Diletto é o retrato de um tipo de estratégia que extrapola os limites do marketing — e que está em plena moda no mundo dos negócios.


Pra dominar espaço, as organizações se preocupam cada vez mais em contar histórias que as diferenciem dos concorrentes — técnica conhecida como storytelling. É uma tendência mundial, motivada por uma transformação no posicionamento do cliente. Hoje, os clientes não querem apenas saber se o bife é saboroso — mas se o boi foi ou não engordado em áreas de queimada.


Se o cacau do chocolate beneficia menores agricultores. Se a castanha-de-caju é colhida por quilombolas. Se o suco é feito por jovens cansados da mesmice. Ante vários aspectos, é uma alteração benéfica, que coloca em evidência empresas que não se preocupam somente em lucrar. No entanto muita gente percebeu que quem tem uma sensacional história para descrever acaba lucrando ainda mais. A companhia americana de bebidas Fiji Water, que extrai água mineral de uma cratera vulcânica no arquipélago de Fiji, no Pacífico, cobra o dobro da concorrência. Tua história, verdadeiramente, é matadora. A organização diz que ajuda a população local — financiando a construção de escolas e hospitais — e que a água, “única”, faz bem à saúde.


Ninguém se importa que a água seja transportada por dezenas de milhares de quilômetros, uma loucura do ponto de vista ambiental. Uma prova de que o storytelling colou. Todavia a tentação de dirigir-se um pouquinho além e simplesmente inventar uma história tem se provado enorme demasiado. Um caso extremo é a varejista americana Abercrombie & Fitch.





 

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