Conheça Renato Degiovani: O Pioneiro Pela Indústria De Games No Brasil |
Renato Degiovani (57) fez o primeiro jogo no momento em que tinha vinte e cinco anos, em meados de 1981, no Brasil. Sendo um dos pioneiros de nossa crescente indústria, ele poderia ter saído de nosso povo. “Eu sou brasileiro e tenho Diferença Entre Marketing Digital E Marketing Multinível? . Nasci aqui e, mesmo podendo, não interesso-me em ter cidadania italiana, alemã ou espanhola pra viver fora. Especialista Apresenta Dicas De Aperfeiçoar A Segurança De Um Website pra me definir como pessoa”, explica ele, que é de Orlândia, São Paulo.
Na posição do desenvolvedor, há uma onda em fazer jogos somente em inglês e isso é um erro. A coluna Formação Gamer conversou com Degiovani, que tem uma carreira de trinta e três anos dedicada aos jogos digitais de nosso povo. O brasileiro se formou em Desenho Industrial e Intercomunicação Visual pela PUC-Rio em 81. Não foi um talento precoce nos videogames e nem ao menos se define como uma pessoa que joga muito, entretanto tem uma veia empreendedora. “Embora ainda fosse ‘novato’ pela criação de 7 Passos Pra Tua Empresa Ser Um Sucesso Na Black Friday , imediatamente era empresário e tinha experiência com esse lado dos negócios, idealizando e produzindo produtos.
“Eu comecei a fazer jogos como toda humanidade começa: meio sem saber o que e como fazer, na apoio da tentativa e do defeito. Desta forma que percebi que meus jogos despertavam interesse dos amigos, sendo que a maioria sequer tinha visto um pc, passei a olhá-los como um produto que poderia ser vendido em bancas de jornais.
E foi por isso que planejei e formei o Aventuras na Selva, que ficou Amazônia, e o Aeroporto 83″, diz Degiovani, sobre o assunto seus primeiros jogos. “Naquela data, início dos anos 80, não existia nada pra computador. Nem sequer software, nem ao menos jogo, nem livro e nem ao menos revista. A revista Micro Sistemas só foi lançada em outubro de 81 e os livros, fora os importados, existiam só um ou outro sobre isso linguagem Basic.
A saída pros usuários era mesmo as revistas que traziam listagens de programas”. O interesse de Degiovani começou antes, em meados de 1979, no momento em que decidiu comprar um clone do computador Sinclair ZX80, o NE-Z80, comercializado por meio da revista Nova Eletrônica. Escola De Marketing aprendeu a programar e fez teu primeiro jogo. “O Hoje, "ser Digital" é Estar Online E Visível Para o Seu Cliente , que tornou-se Amazônia, fez o sucesso que fez por 3 motivos: era um padrão de jogo inédito, pelo motivo de o tipo adventure ainda era insuficiente popular por aqui.
Estava em português com um assunto brasileiro e era um jogo complexo, dificultoso de ser resolvido. Isso não era uma coisa vista com frequência, nem nos jogos vendidos em fita cassete e muito menos em jogos publicados em livros e revistas. Ele foi publicado em uma edição da revista Micro Sistemas e foi uma das poucas que esgotou mesmo, de não ser possível conseguir nenhum exemplar agora naquela época”, adiciona o pioneiro.
O jogo foi montado para o MSX, computador que abrigou jogos como Metal Gear (1987), de Hideo Kojima. Diz Renato Degiovani: “Nunca joguei Metal Gear e, no MSX, meus jogos preferidos eram Road Fighter e Nigthmare, e também Bomberman. Usei o MSX bem mais pelos programas utilitários que eu elaborei nele, como Graphos III, Zapper, Topline, Scanner, Graphos Pro e Desk três do que pontualmente pelos jogos. Nele eu fiz Amazônia, Serra Pelada, Angra I - demo e minha participação no Lenda da Gávea”.
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