CVC Inventa cem Algumas Lojas No Ano E Reunir Físico E Digital |
São Paulo - Quando concluiu seu programa de trainee na Telefônica Vivo, em dezembro do ano anterior, o publicitário paulista Eduardo Cozer, de 25 anos, assumiu o posto de analista pleno. Só seis meses depois, em junho nesse ano, ele foi promovido a analista sênior da área de controle de gestão da corporação de telefonia. A rápida promoção do publicitário, cuja experiência antes do trainee se limitava a umas etapas e a uma passagem por uma organização júnior, aconteceu como resultado de um treinamento que a Telefônica Vivo faz pra acelerar o amadurecimento dos adolescentes.
A ideia é tornar ainda mais rápido o período de aprendizado nesse pessoal, fazendo com que as pessoas tenham prazeroso desempenho no serviço prontamente no primeiro ano. Esse procedimento está se tornado mais comum em grandes corporações. A Telefônica Vivo iniciou o programa com essa configuração há 3 anos. Além do usual job rotation, os jovens cursam pós-graduação em gestão de negócios, com ênfase em telecom, na Faculdade Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), em São Paulo. A pós é paga pela companhia.
Eles bem como conseguem passar por um módulo internacional, que envolve uma temporada de estudos no exterior, aliado à experiência de serviço num dos escritórios da América Latina ou da Espanha. “Nosso propósito é eliminar o tempo para que eles se sintam prontos pra começar a agregar valor à empresa”, diz Carolina Gil, gerente de desenvolvimento e gestão de talentos da Telefônica Vivo.
A telefônica recruta, em média, trinta adolescentes por ano e todos eles são enviados ao curso na ESPM. O amadurecimento emocional dessa galera bem como é trabalhado no procedimento, tendo como base um assessment, que mapeia as principais características emocionais que eles precisam fazer. Os Desafios Pra O colégio Vencer Desafios do programa, que tem duração de um ano, eles recebem feedback constante do gestor e passam por sessões de coaching, que no dia-a-dia é dado pelo gestor.
“Percebemos que o sucesso de um trainee depende muito da característica da conexão que ele tem com teu líder. Dessa forma, hoje temos uma aflição em aprontar também os líderes sobre isso como fazer a gestão do desempenho e como lidar com a criação mais jovem, desafiando-a”, diz Carolina. A interação entre os gestores e os trainees se oferece em encontros promovidos pela companhia. Cartão De Visita , um consultor orienta sobre o papel dos líderes e dos jovens.
As iniciativas de aceleração são tendência, hoje em dia, entre os programas de trainees, motivadas, principalmente, por 2 fatores. Os trainees também recebem formação em processos de RH, como contratação, políticas de remuneração e desenvolvimento de carreira. “Nossa perspectiva é de que eles venham a gerir equipes e, sendo assim, necessitam estar preparados para resistir com essas perguntas práticas”, confessa Sônia.
Outra novidade é 5 Características Do Marketing Pra Startups , além do tradicional rodízio entre as áreas, o trainee também possui a oportunidade de passar fração do programa fora da matriz, em novas unidades da J&J em Recife, Porto Feliz e no Rio de Janeiro. Numa das provas, tendo como exemplo, há o estímulo de criar uma jangada pra recuperar bandeiras fincadas no meio de um lago — o que exige competências como liderança, trabalho em equipe e aplicação. “É uma enorme experiência de autoconhecimento, em que os adolescentes descobrirão como lidam com dúvidas como insegurança e frustração e avaliarão sua resiliência”, diz Sônia Marques.
Um sinal dos bons resultados colhidos na J&J a partir dessa abordagem é o desenvolvimento acelerado do ex-trainee Victor Vendramini, de 26 anos. [Infográfico] Como Criar Seu Plano De Marketing Digital , concluído em novembro de 2011, ele desenvolveu a estratégia de marketing digital da marca Johnson’s Baby. O sucesso do projeto foi tão vasto que Victor foi encarregado do marketing digital de todas as marcas da empresa no Brasil. Um cargo até desta maneira inexistente — o de assistente sênior de marketing digital — foi elaborado de forma especial pra ele, que hoje já é gestor de algumas duas pessoas. E não é só.
Como a Johnson & Johnson é patrocinadora oficial da Copa de 2014, Victor será o responsável por liderar a estratégia de marketing digital da multinacional pro evento. Formado em administração de empresas com ênfase em agronegócios, Victor atribui o sucesso de seu desempenho aos treinamentos em liderança, capacitações e ao feedback recebidos ao longo do trainee. “O programa me deu as ferramentas necessárias pra que eu mesmo abra os rumos pro meu progresso profissional”, diz.
O modelo de Victor não é um caso isolado. O programa trainee da incorporadora Brookfield, lançado em novembro do ano anterior, agora foi concebido de forma a auxiliar a aceleração do desenvolvimento e o amadurecimento dos jovens. Pra isso, em vez da habitual apresentação de um projeto de conclusão ao final do programa, os trainees têm de dar projetos menores bimestralmente. Com isto, a cada dois meses eles são avaliados pelo gestor da área em que atuam, por um coach e pelo RH da empresa. “A intensidade desse acompanhamento faz toda a diferença, visto Cursos De Intercomunicação, Marketing E Vendas as orientações constantes permitem ao profissional ajustar a rota durante o método e alcançar a maneira e o funcionamento adequados mais cedo”, diz Lygia Villar, diretora de RH da Brookfield.
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