Atividades Que Podem Te Deixar Mais Eficiente |
RESUMO No fato educacional, o século XXI iniciou envolvido pela frase democracia, respectiva ao conceito de participação nas decisões. A democracia institucionalizada, associada ao aprimoramento da competência e da qualidade da educação, tem sido uma poderosa força estimuladora do modo de transformações na maneira de gerir escolas no Brasil. Desse modo, domina-se que o clima faz uma influência muito extenso no posicionamento e nos sentimentos dos professores em relação à organização escolar, influenciando o seu desempenho. Logo, a propriedade do ensino depende da propriedade do clima organizacional da instituição.
O atrito interpessoal excessivo entre professores e administradores, a moral baixa, um sentimento de fragilidade por porção dos professores e uma estratégia de submissão coercitiva, não conseguem ser removidos, apenas fechando a porta. Eles têm efeitos poderosos a respeito do que os professores realizam, na maneira como os professores se relacionam entre si, como a respeito da promoção do estudante e suas aquisições efetivas (SERGIOVANNI e CARVER, 1973, p.108). Por isso, o clima educacional fundamenta o elo entre a infraestrutura organizacional da faculdade, a liderança exercida pelos gestores escolares e o jeito e a atitude dos professores.
] estar conscientes de que a gestão democrática e participativa é um dos fatores fundamentais na organização escolar e que, possibilita uma melhoria do clima da escola. Deste jeito, a democratização da escola é algo que tem que ser conquistado, pela participação articulada e organizada dos diferentes elementos que direta ou indiretamente a compõem.
É indispensável que haja abertura e desafio à participação, construindo mecanismos de atuação dos segmentos envolvidos no procedimento escolar. 2.4 DIMENSÃO PARTICIPATIVA DA GESTÃO ESCOLAR O trabalho escolar é uma ação de feitio coletivo, efetuado a partir da participação conjunta e integrada dos membros de todos os segmentos da comunidade escolar. No conhecimento de Silva (2001, p. 54): A participação colabora a experiência coletiva, ao efetivar a socialização de divisões e a divisão de responsabilidades.
Ela afasta o perigo das soluções centralizadas, efetivando-se como processo de co-gestão e, proporcionando um melhor clima na organização. Ainda pro mesmo autor: A propriedade da participação pela instituição existe, no momento em que as pessoas aprendem a entender tua realidade, a pensar, a exceder contradições reais, a discernir o porquê dos conflitos existentes. ] uma maneira regular e significante de envolvimento dos funcionários de uma organização, no seu recurso decisório. A participação faz fonte a possibilidade e a inteligência de interagir e, desta forma, influir nos problemas e soluções considerados numa coletividade, como esta de nos meios ou modos de decidir sobre isso conduzir a cabo as decisões tomadas.
A prática na tomada de decisões naturalmente cria a consciência de participação e o envolvimento nas relações que dizem respeito à universidade e ao teu clima organizacional. Sob esse aspecto, Lück (et al., 2008, p.18) reitera que a abordagem participativa na gestão escolar busca maior envolvimento de todos os interessados no método decisório da instituição, mobilizando-os, assim como, pela promoção das múltiplas ações de gestão. Alimentos Ajudam A Melhorar A Concentração E A Memória , esta abordagem amplia o acervo de habilidades e de experiências que podem ser aplicadas pela gestão das escolas, enriquecendo-as e aprimorando-as. Entretanto, a gestão participativa educacional pressupõe modificações pela estrutura organizacional e recentes formas de gestão.
] tenha efetiva participação de pais, educadores, alunos e funcionários da escola, isto acaba sendo considerado como coisa utópica. É preciso que os pais sejam chamados, não apenas pra ouvirem a respeito do desempenho escolar de seus filhos ou pra contribuírem nas festas e campanhas. É relevante a participação que leva à reflexão e à tomada de decisão Erros Que Acabam Com Os Relacionamentos .
Esse avanço depende do grau de consciência política dos diferentes segmentos e interesses envolvidos pela existência da instituição. Os princípios e práticas democráticas pela organização e gestão educacional poderão carregar importante colaboração, não só ao clima da escola, porém, assim como, à democratização num âmbito global. Porém, a pesquisa de outras formas de organização e gestão da escola parece ser tarefa penoso, devido às raízes históricas da faculdade, que estão marcadas na centralização e pelo autoritarismo. O que não se poderá é tomar os determinantes estruturais como desculpa, para não se fazer nada, esperando que se transforme a sociedade, pra depois transformar o colégio.
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