Qual A Credibilidade Do Marketing De Relacionamento Pra Fidelização De Freguêses? |
Não é árduo achar alguém que goste de observar séries. Seja pela televisão ou em serviços de streaming, o gênero ficou bastante popular entre o público. Negócios Lucrativos Com Miúdo Investimento Importar Produtos Dos EUA E Come maiores exemplos a serem citados são os seriados acessíveis pela Netflix, como “House of Cards”, “Luke Cage” e “3%”, o primeiro original brasileiro da empresa. Numa época em que os telespectadores querem ver seus programas preferidos no momento em que quiserem e na tela em que preferem, a Netflix ficou um sucesso no mundo inteiro com um total de 93,8 milhões de assinantes.
O novo padrão, inclusive, atingiu as grandes corporações de intercomunicação em redor do mundo, como a HBO, que tem pela Netflix uma verdadeira rival em premiações do porte do Emmy e Globo de Ouro. A Netflix poderá não estar “matando” a Televisão como a conhecemos hoje, todavia com certeza está mudando a experiência de observar à telinha.
E como a empresa cresce em tão alto grau em todos os cantos do globo? Viciando os assinantes nos produtos do serviço de streaming. Apesar de ter produções de outros estúdios acessíveis em teu catálogo, como os queridinhos "Grey's Anatomy" e "The Walking Dead", foram as séries originais da Netflix que a fizeram obter importância e fãs no mercado. Com títulos como “The Crown”, “Orange Is The New Black” e “Stranger Things”, a organização descobriu um público que tem apetite pelo entretenimento. A Netflix revolucionou o jeito de fornecer séries fazendo o oposto do que os estúdios convencionais fazem.
E também não interferir no assunto das séries, investiu em deixar todos os capítulos da produção disponíveis de uma só vez. Desta forma, os espectadores são capazes de olhar a qualquer hora e em cada território quantos episódios quiserem. “Essa maleabilidade é uma modificação bem-vinda, visto que os espectadores esperam que os serviços estejam disponíveis a teu próprio ritmo”, explica o jornalista Lucas Shaw, especialista em Tv e mídias digitais da Bloomberg Bussiness Week, em entrevista ao Vix. Investindo bilhões de dólares em sua programação original, a companhia conseguiu aperfeiçoar e tornar teu conteúdo ainda mais extenso - de um modo que atingisse as diferentes faixas da população.
Seguindo o mesmo caminho, a organização passou a testar comédias, desenhos, longas-metragens e documentários originais - que fizeram o número de assinantes e o de prêmios crescerem a cada vez mais. No início de 2017, como por exemplo, a Netflix liderou as indicações no Globo de Ouro com 70% das nomeações.
Conquistou o posto de concorrente direta da HBO, toda robusta da Televisão que tem o próprio serviço de streaming, o HBO Go, de maior preço e disponível em menos países fora dos Estados unidos. Para desfrutar e investir no sucesso que as séries realizam com o público brasileiro, a Netflix lançou em 2016 a primeira temporada de “3%”, um thriller que se passa em um futuro distópico não tão afastado.
A repercussão superou as expectativas, em tão alto grau que o item nacional obteve elogios de interessantes veículos internacionais, como The Hollywood Reporter. A próxima temporada, inclusive, prontamente está confirmada. A série ocorre numa cidade fictícia, onde os brasileiros sofrem com a inexistência de comida e mantimentos em geral. Quando completam 20 anos, os jovens ganham uma única chance de participar de uma disputa que premia 3% dos competidores. Os ganhadores ganham a chance de morar em um lugar rico em benefícios, o Mar Grande. O projeto era arriscado, porém ilustrou que a Netflix está prestando atenção no Brasil e nos talentos que temos no povo, como Bianca Comparato, João Miguel e Michel Gomes.
Em entrevista ao Vix, Bianca Comparato, intérprete da protagonista Michele, contou que o sucesso da série tornou-se algo inacreditável. “É muito gratificante poder retratar o Brasil em outros países. A toda a hora falam que nossa língua é uma barreira, e ‘3%’ mostra que não obrigatoriamente. Aspiro que mais séries e produtos brasileiros sejam reconhecidos fora do país”, diz. Como Fornecer Tema De Peculiaridade E Otimizado Para Seo (search engine optimization) de 31 anos aceitou o convite pra “3%” numa jogada arriscada. Apesar de estar inserida no círculo da Rede Globo, participando de sucessos como "Senhora do Destino" e "Avenida Brasil", Bianca queria diversificar os papéis de tua carreira, buscando personagens desafiadores e boas ideias.
“O convite Ela Ama Mudanças , quando soube que iria trabalhar com Cesar Charlone e João Miguel, e também fazer parcela da primeira série brasileira da Netflix”, conta. Com o sucesso de público que tornou-se, a aposta da empresa foi certeira. “O streaming revolucionou a forma de ver o audiovisual. Hoje não há muita diferença entre Tv e Netflix, tudo está emparelhado: filmes com cara de novela, série com cara de vídeo, novela que parece série”, pondera Bianca. A Netflix viu no Brasil uma ótima chance de avanço e entrou no mercado em 2011 com certa resistência.
Como era esperado, encontrou neste local alguns problemas, como infraestrutura precária, pirataria e concorrentes locais fortes - a Tv aberta e os canais a cabo ainda eram o jeito menos difícil de ver a séries e videos. Os assinantes eram poucos, assim como os fãs do serviço. A solução encontrada pelos times de executivos da companhia para passear em direção ao sucesso foi a alongado tempo: investir pela web, nas organizações de intercomunicação e em fortes campanhas de marketing. O maior segredo, porém, é saber os produtos que o público quer ingerir.
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