Marketing Digital E Usual Necessitam Andar Juntos, Diz Kotler |
No momento em que as eleições se avizinham, tenho sempre meu nome lembrado por variados partidos políticos pra fazer campanhas. Sinto-me honrado com a lembrança, todavia sou empresário, no comando de um grupo de comunicação com mais de 3.000 colaboradores e um sonho grande de firmá-lo entre os maiores do universo do qual não poderei me desviar. Fui, aliás, um marqueteiro acidental. Era o redator criativo da campanha de FHC -montava os comerciais. Startup: Doze Cases De Sucesso No Brasil mesmo era o amplo Geraldo Walter, meu sócio.
Na reeleição, ele morreu de um câncer galopante, e coube a mim o papel de marqueteiro, pro qual não tinha nem estofo nem maturidade. Mas, guiado pelo professor Lavareda, lá fui eu. E a praga colou. Entenda A Importância Do Mobile Marketing Pela Presença Digital não ganha eleição. O interessante é o candidato, a conjuntura política, as alianças, o plano de governo, o discurso, a visão. Porém isso no Brasil, em geral, está virando "marquetagem".
Os candidatos dizem o que apresenta nas pesquisas. Os comerciais são todos testados. Tecnologias Sociais São Usadas Por Camponeses Para Ultrapassar A Seca No Semiárido Nordestino tudo com cara de Botox. Tudo com cara aproximado. Trinta segundos que ganhe a campanha. O Brasil tem de uma visão, de um conjunto de ideias que apaixonem o país. É preciso transitar do marketing político pro marketing público. O marketing político pensa só no eleitor, o marketing público vai além e pensa no cidadão.
O marketing político faz a campanha, o marketing público auxílio a reflexionar políticas públicas. O marketing usual pensa só pela venda. O marketing moderno foca a experiência da compra, as dificuldades, a fidelização. É uma visão superior, inclusiva e progressista. O marketing público constrói partidos reais, e partidos reais constroem o país. Getúlio e Juscelino tiveram ideias.
Certas, erradas, modernas, absurdas. Porém eram ideias. Tinham visão e senso de história. Não tenho ouvido até imediatamente em entrevistas, comerciais, debates, nada que arrebate, nada de emocionante, que empolgue o Brasil. Vinte e nove Ideias Para Vender Mais E Melhor necessitamos falar a melhor campanha, porém as melhores propostas. As grandes campanhas foram aquelas que tinham propostas contundentes, não maquiagem e criação de Hollywood. Não carecemos debater se Dilma, Aécio e Campos ou Marina são boas pessoas. São todos boas pessoas.
É preciso debater o que eles farão pelo Brasil. Indo ao mais essencial, a educação e a saúde, que neste instante estão sendo repensadas, inclusive com o empurrão democrático das ruas. Qual o repensamento logístico pra dividir saúde e educação? Não podes haver sinergias nesta entrega, porque o comprador desses serviços é a mesma pessoa?
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