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Arena: Você trabalha na própria sede da Bioware? Como conseguiu entrar pela companhia? Pedro Toledo: A BioWare tem 3 estúdios, a sede é em Edmonton, no Canadá. O segundo, onde trabalho, é em Austin, capital do Texas, o terceiro, também no Canadá, fica em Montreal. Do começo de 2006 até o encerramento de 2007, eu trabalhei como artista freelancer pra organizações de games do mercado internacional, em especial pra Liquid Development, organização da área de terceirização de arte. Sim, Eu Assisto Desenhos Animados. E Gosto isso adquiri bastante experiência e garanti boas peças pro meu portfolio.
Quando decidi tentar uma vaga no exterior isto me ajudou muito. Lançamentos Para Observar Online (30/03 A 05/04) . No encerramento, a BioWare foi a proposta mais sólida. Não foi penoso fazer minha escolha. Arena: O que você fazia antes de entrar pela Bioware? Como foi sair do Brasil e destinar-se morar no exterior? PT: Além do serviço remoto como artista 3D, eu assim como dava aulas de modelagem e texturização pela universidade Veiga de Almeida. Lecionava tal pra graduação, como nos cursos de pós em games e animação. Foi lá que conheci Paulo Andrade que, na época, era o coordenador do curso.
Hoje, com ele, montamos uma nova pós-graduação focada em produção de arte 3D pra jogos eletrônicos, no CCAA do Rio de Janeiro. Estamos tentando criar um padrão de curso de fato focado nas realidades do mercado, e voltado aos padrões de peculiaridade internacionais. Morar fora tem a todo o momento grandes desafios. Sou casado e temos duas filhas, essa alteração influencia todos nós e, no início, minha mais nova sofreu muito. Mas gurias se adaptam de forma acelerada e, nos dias de hoje, elas têm o melhor dos dois mundos. No momento em que estamos lá, elas se divertem com todos os amiguinhos da escola e do bairro, sem descrever com a peculiaridade de existência e segurança de lá.
E de quebra falam um inglês de dar inveja (literalmente! Eu morro de inveja do inglês delas!). No momento em que estamos aqui elas se divertem com os primos, com as praias, com o jeito de existência brasileiro. Eu sinto muita falta da praia e da família, mas a gente vai se acostumando e visito o Brasil a toda a hora que posso.
Arena: Há bastante espaço para brasileiros no exterior? Que dica você daria pra uma pessoa que sonha em trabalhar em companhias estrangeiras? PT: Há sim. Corporações grandes como a BioWare procuram mão-de-obra no universo inteiro. Se o cara for excelente e tiver sensacional comunicação em inglês, as chances serão boas. Eles cuidam de toda a parte burocrática e arcam com os custos de mudança.
Minha dica é encarar o trabalho muito seriamente. Trabalhe muito, monte um enorme portfolio, seja auto-crítico, melhore a todo o momento! O mercado é competitivo, você deve se manter em maneira o tempo todo. Tem que-se ainda ter um ótimo inglês, não precisa ser fantástico, no entanto você necessita se noticiar bem. E, no final das contas, ser visto pelo mercado.
Participe de fóruns, mantenha um bom portfolio online, se cadastre no LinkedIn, visite as páginas das empresas e entre em contato. PT: Sou responsável, próximo com o time, por todos os 'assets' que compõe os protagonistas e criaturas do jogo. Arena: Como vocês estão balanceando as classes de personagens, de forma que os jogadores tenham interesse em jogar tal como os Jedis quanto os Troopers, tendo como exemplo? PT: Esta dúvida está um tanto fora do meu alcance, entretanto o que eu posso relatar que é eu de fato confio no talento dos escritores e designers da BioWare pra esta tarefa.
Troopers, Smugglers, Bounty-Hunters, todos são classes muito atraentea e cada uma tem tuas próprias especialidades e papéis no jogo. Em um MMO do mesmo jeito que, você deve se lembrar que nem sequer todos vão querer estar pela linha de frente, carregando um sabre de iluminação. Esses são os jogadores que gostam de ceder suporte à equipe de diferentes maneiras ou mesmo jogar sozinho. SWTOR terá espaço pra todos estes jogadores. Para Entender A Animação Stop Motion : Percebemos que o visual de The Old Republic se afasta um pouco do estilo realista e traz um visual mais estilizado, talvez pra fazer frente a World of Warcraft, que se parece com um desenho animado.
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