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Uma das mais destacadas regentes brasileiras da atualidade, a maestrina Ligia Amadio, que esteve à frente da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas em 2009, no momento em que passou a viver pela cidade, notabilizou-se internacionalmente por sua conhecida obrigação artística e performances vibrantes. Sua atuação estende-se por em torno de trinta países e lhe rendeu uma infinidade de prêmios.
Desde 2011, Ligia tem atuado no cenário internacional, todavia revela que está “com as baterias recarregadas” e pronta a elaborar novos projetos no Brasil. Um tanto de teu trabalho e carisma conseguem ser conferidos no concerto que ela rege neste sábado (26), à frente da OSMC, dentro da programação do Mês de Carlos Gomes, na Pedreira do Chapadão.
Caderno C: Você se formou em Engenharia de Elaboração pela Universidade Politécnica da USP, entretanto a todo o momento esteve envolvida com a música? Ligia Amadio: Sim. Creio que sempre, mesmo antes de nascer, já que minha mãe tem uma voz maravilhosa, estudou canto lírico e sempre cantou muito. Com 5 anos, pedi para estudar piano, em razão de ia aos ensaios do coro, com minha mãe, e me impressionava o deslumbrante órgão que havia na igreja. Aprendi a escrita musical antes mesmo de ser alfabetizada.
E foi minha primeira professora de piano, a Maria Cristina da Ponta Fiore, quem me ensinou, simultaneamente, a ler e a escrever. CONCURSO TRT RJ 2018: Visualize 5 Dicas Para SER APROVADO! decidiu que iria se dedicar integralmente à música? No decorrer do curso de Engenharia de Geração. No terceiro ano comecei a frequentar o Coralusp e passei de forma acelerada de cantora a ensaiadora, já que tinha amplos conhecimentos musicais e tocava piano. FURG Tem Inscrições Abertas Para Mestrado E Doutorado preferência se definiu inteiramente nesta data. Após quarenta e dois Anos, Criação Do Vôlei De Montreal Se Reencontra No Rio , porém imediatamente fui me preparando pra prestar o vestibular de Música, dessa forma que concluísse o curso.
E foi o que ocorreu. No momento em que me desenvolvi pela USP, entrei para a Unicamp, no Bacharelado em Música, para aprender regência. Você imediatamente esteve à frente de grandes orquestras. Poderia apresentar novas que foram mais representativas? Por quase treze anos regeu a Orquestra Sinfônica Nacional (OSN). Como é a experiência de continuar em tal grau tempo à frente de uma orquestra? Fui eleita pelos músicos da OSN para ser sua regente titular e por mais de uma década ocupei essa localização. O lado afirmativo de uma longa convivência reside pela circunstância de imprimir uma personalidade artística a uma orquestra e criar um caminho de desenvolvimento.
Em nosso caso, em típico, realizamos temporadas de alta característica artística, com um progresso permanente de público, e também realizar uma série de gravações significativas pro Ministério da Educação (MEC), destinadas a retratar a história da música brasileira. Também, a OSN voltou a gozar de seu velho prestígio, apresentando-se nos principais palcos brasileiros e realizando, sob nossa direção, sua primeira (e, infelizmente, única) viagem internacional.
Seu trabalho à frente da OSN lhe rendeu alguns prêmios. Poderia referir quais foram eles? Você assim como acumula prêmios em concursos internacionais. Quais os mais relevantes? Sucesso Nos Concursos: A Banca Pode Alterar A Metodologia? foi a experiência de estar à frente da Sinfônica de Campinas? Estive à frente da OSMC no ano de 2009. Foi uma deslumbrante experiência artística, premiada por um público a cada dia mais entusiasta.
Nossos concertos eram disputados e diversas vezes deixamos o público desapontado, dado que se esgotavam as entradas pros concertos. Infelizmente, foi um ciclo demasiadamente curto, o da minha gestão, e não pude oferecer continuação aos projetos artísticos que tinha em mente. Lutei pelo progresso da OSMC, uma das mais interessantes orquestras brasileiras, contudo não recebi o vital apoio da administração pública naquele momento. No ano anterior você esteve à frente da Filarmônica de Bogotá, num trabalho especial.
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