Cinco Boas Práticas Para o Nutricionista Nas Redes sociais |
Armando Santiago Jr. passava o dia inteiro atrás da tela do micro computador escrevendo textos pra seu website de política. Era começo de 2010, e ele defendia com unhas e dentes sua candidata presidencial, Dilma Rousseff (PT), aposta do então presidente Lula. O "companheiro Armando", como era chamado por outros blogueiros, se descrevia no Orkut como "um cidadão brasileiro indignado com a ação criminosa dos tucanos" na campanha eleitoral. Era casado, tinha cinquenta e seis anos e vivia em Poços de Caldas, Minas Gerais. Seu web site chamava-se "Seja Argumentada Verdade" e dizia anunciar "a notícia transparente".
Este "Armando", mas, nunca existiu. Teu trabalho, segundo relatam, era alimentar o blog com posts desmentindo supostos boatos sobre o assunto Dilma Rousseff e divulgar textos parciais e contrários a seu principal oponente, José Serra (PSDB), que acabou derrotado no segundo turno. Cinco Sugestões De Gestão De Mídias sociais página bem como chegou a ter notícias falsas. E, para disseminar seu tema, o serviço acabou envolvendo a criação de perfis falsos - ao menos 131 deles no Twitter, segundo uma listagem à qual a BBC Brasil teve acesso.
Fração desses perfis, 84, ainda estão "vivos" na rede social, a despeito de inativos, e são capazes de ser conferidos por qualquer um. A Ação Da Internet Na Alternativa De Tua Viagem ' foi montada, segundo planilha à que BBC Brasil teve acesso, para 'desmascarar Marina Silva'. 6 Vezes Em Que "House Of Cards" Falou Intimamente Com O Público Brasileiro apontada pelos entrevistados como responsável por serviço é a Ahead Marketing, de Gabriel Arantes Cecílio e, na época, assim como de Arnaldo Lincoln de Azevedo. Às Vésperas Da Copa, Emboscadas Proliferam No Brasil · Notícia · Máquina Do Esporte , é descrita como uma companhia que adaptou o "marketing de guerrilha" para a realidade política.
Apresenta serviços como o de " Vinte e dois Técnicas De Marketing Digital Que Te Custam Tempo, Não Dinheiro " (comunicadores invisíveis), "grupo de agentes treinados que inserem mensagens em pontos estratégicos da cidade, por intervenção de diálogos entre eles mesmos ou com a população". Questionados por e-mail, os dois negaram ter participado pela "geração de notícias falsas", entretanto não responderam à pergunta a respeito da realização de perfis falsos. Além do mais, disseram não poder dialogar se foram contratados pra atuar pela campanha de Dilma Rousseff em 2010 em razão de não falam a respeito "clientes ou supostos clientes" (veja mais abaixo).
O web site da agência informa que ela participou "dentro e fora do Brasil" de "campanhas vitoriosas pra Presidência da República, governos estaduais e de grandes capitais", sem especificar quais. Não há na prestação de contas da campanha de 2010 de Dilma e do PT registros de pagamentos à Ahead Marketing. 234 mil, não obstante, da campanha do aliado e hoje governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel (PT), a "G. Cecílio e Cia Ltda", de Gabriel Cecílio Arantes. Pimentel concorreu ao Senado em 2010 e, no começo daquele ano, foi um dos coordenadores da campanha de Dilma à Presidência.
Ele assim como aparece nos tuítes de alguns dos perfis falsos, que publicaram mensagens favoráveis não apenas ao em vista disso candidato, assim como também a postulantes do PT aos governos estaduais. 20 de setembro de 2010. 6 Dicas De Marketing Digital Pra Salões De Festas Inúmeros "usuária" bem como tuitava a favor de Dilma: "Programa de Dilma mostra a história de vida de uma mulher vitoriosa", escrevera um mês antes. BBC Brasil Fabricio Benevenuto, professor do departamento de Ciência e Computação da UFMG (Faculdade Federal de Minas Gerais), demonstrando apreensão com a "tentativa de manipulação de posição pública por intermédio do exercício de perfis falsos" neste ano.
Комментировать | « Пред. запись — К дневнику — След. запись » | Страницы: [1] [Новые] |