É Preciso Abandonar Modismos Educativos, Diz Ex-ministro Português |
Por mais controvérsias que existam a respeito métodos de ensino, um conjunto de ideias virou praticamente consenso entre educadores nas últimas décadas. Pro matemático Nuno Crato, 65, são erros de uma "pedagogia romântica". Ministro da Educação de Portugal de 2011 a 2015, ele comandou uma comandou uma reforma no sistema educacional do país que recorreu a uma receita clássica.
Priorizou português e matemática, eliminou disciplinas não habituais, como estudo acompanhado e projetos, e aumentou o rigor na seleção de professores. Tudo isto em meio a uma incerteza econômica que reduziu salários do funcionalismo e a considerações de sindicatos e pedagogos. Após sua saída do ministério, Escola De Administração De Organizações De São Paulo do Pisa, checape internacional de educação, fizeram o mundo reverter os olhos para Portugal.
Pela prova de 2015, a nação superou a média da OCDE, organização que reúne o mundo construído, ultrapassando EUA e Espanha, por exemplo. Junto a Dinamarca, Suécia e à minúscula Malta, foi a única nação europeia a aperfeiçoar em todas as áreas avaliadas. Hoje, no ranking do exame, Portugal ocupa o 18º território em ciências, o 15º em leitura e o 21º em matemática -3 anos antes, estava em 29º, 22º e 28º, respectivamente.
Folha - O que explica o avanço dos alunos Candidatos Dão A Fórmula Pra Atravessar No Primeiro Concurso ? Nuno Crato - Fizemos coisas acessível. Demos prioridade, com mais tempo de aula, às disciplinas fundamentais -primeiro português e matemática e, depois, história, geografia e ciências. Elas são as estruturantes, permitem ao aluno progredir nas algumas. Se ele tiver problema de leitura, será muito árduo estudar história. Se tiver conhecimento muito fraco de história, será árduo entender política, sociologia, história da arte etc. Renegade, EcoSport, Duster: Teste: Os SUVs 4×4 Numa Prova De Off-road , no entendimento dos alunos há um conjunto de prioridades.
E toda a gente sabe. Bem como criamos programas estruturados com metas que indicavam o que o aluno deveria compreender a cada ano de escolaridade. Isso ajudou professores, pais e autores de manuais escolares a ter um objetivo comum. A avaliação, perto com a divulgação dos resultados, foi fundamental. Investimos ainda no apoio aos alunos com mais problemas, com mais créditos (horários de professores) e deste modo melhoramos em tão alto grau os do topo como os de miúdo da tabela.
Por que a ênfase em português e matemática? A verdadeira pedagogia moderna, baseada nas ciências cognitivas do século 21, mostra que não basta saber ler. Os jovens devem ter fluência pela leitura e nas operações matemáticas. Isto lhes permite depois libertar a mente para atividades de ordem cognitiva superior. Se o jovem estiver a soletrar no tempo em que lê, terá contrariedade de assimilar o tema do texto.
A psicopedagogia do século vinte e um descobriu que há um conjunto de automatismos que socorro o entendimento. A ideia é que as tarefas cognitivas de ordem superior -reflexão, crítica, criatividade- são baseadas em processos da ordem inferior. E o grande defeito da pedagogia romântica é meditar que se pode surgir aos processos cognitivos superiores esquecendo-se dos inferiores.
Como foi afrontar a resistência a essas medidas? Os professores portugueses reagiram muito bem em tão alto grau a essas políticas como a outros 2 fatos. Em 2011, Portugal teve que pedir socorro externa. E, entre uma série de cortes, os salários de todos os funcionários públicos foram temporariamente reduzidos. ]. Dicas Sobre o Exercício De Vírgulas Para Concurso Público , a escolaridade obrigatória era de nove anos de estudo.
Um gargalo pela educação brasileira é o ensino médio. Passava-se o mesmo. O aluno completava o essencial e depois com muita contrariedade o secundário. Isto só poderá ser ultrapassado com uma melhor preparação para o ensino médio. Não é Conheça As Diferenças Entre Esses Cursos , mas trabalhar mais. Uma receita claro. É relevante assim como haver uma diversidade de caminhos.
O sr. é um crítico do chamado "eduquês". Quais são os maiores mitos da educação? Existem muitos. Um é que os alunos só precisam estudar o que gostam. O defeito é que eles só são capazes de saber o que gostam após assimilar. Seis Dicas Para Aprender Pela Véspera Da Prova , e também estimular os alunos, é necessário possuir uma pressão sobre isso eles pra lhes difundir conhecimentos e habilidades fundamentais. Outro mito é que avaliação faz mal, cria estresse, e os jovens ficam traumatizados.
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