Uso De Metodologias Ativas E Recentes Tecnologias Cresce Pela Educação A Distância |
Em Idênticos Até Pela Profissão , passou a adicionar a suporte do Centro de Artes e Intercomunicação, havendo os antigos departamentos do Instituto de Letras sido unificados sob a atual denominação de Departamento de Letras. O profissional de Letras deverá ter um domínio da língua materna e da língua estrangeira escolhida, como essa de competência lingüística e textual que lhe permita um domínio de leitura dos mais variados tipos de texto. Precisa, ainda, ter uma visão interdisciplinar na área das Ciências Humanas e Sociais que lhe possibilite um melhor funcionamento como professor, pesquisador e tradutor.
Outro risco considerável que terá Pra Potencializar O Cérebro, Você Deve Ingerir Ovo E Até Chocolate, Sabia? de Letras é a sensibilidade para o texto literário e pra artes em geral. O profissional de Letras destina-se prioritariamente ao magistério de 1º e 2º graus e ensino universitário, assim como este à tradução e revisão de textos. Início do Curso: Linguística: 1990 Hipótese da Literatura: 1996 Duração Máxima: Quarenta e oito meses Número de Créditos: Trinta e seis (três obrigatórias e trinta e três eletivos). Observação Sócio-Pragmática do Discurso Estudo do funcionamento da linguagem, em contextos de exercício, investigando os aspectos lingüísticos, discursivos e filosóficos por exemplo a enunciação, a realização de sentido, os atos de fala e a argumentatividade.
Linguagem, Tecnologia e Ensino Estudos da linguagem e de sua relação com o ensino-aprendizagem de línguas (materna, estrangeira, segunda língua, indígenas) mediados por recursos tecnológicos, impressos, eletrônicos, digitais e por recursos didáticos usuais, contemplando-se assim como comunidades especiais. Organização Linguística da Geração Oral e Escrita Investigação da elaboração discursiva dos pontos de visibilidade etnográfico, cognitivo e semântico-discursivo do texto oral e escrito, envolvendo dificuldades de organização, desenvolvimento, sabedoria, tipologia, morfologia, sintaxe e léxico e fenômenos prosódicos.
Linguagem, Serviço e Comunidade Estudos das práticas discursivas em nação, dialogando com os aportes teóricos de imensos campos do saber aplicado a domínios midiático, jurídico, literário, artístico, clínico, educacional, de saúde, ciência e tecnologia nas relações sociais de trabalho. Estilos Estruturais e Históricos na Descrição de Línguas Explicação histórica e estrutural do português brasileiro e de línguas indígenas, e aspectos interculturais. Literatura, Sociedade e Memória Estudo das relações entre a literatura e a criação social: processos de geração e recepção da obra literária.
Texto literário e experiência vivida:organização e análise de acervos documentais e literários, edição crítica de textos, com principal ênfase pela geração do Nordeste. Literatura e Intersemiose Relações entre literatura, novas manifestações artísticas, e as tecnologias da fato e da comunicação. Literatura e Estudos Culturais Estudo das representações culturais em textos literários. Cultura no tempo em que negociação discursiva de práticas, formas e relações de poder entre o local e o global, que auxilia pra criação das identidades e das muitas localizações (raça, etnicidade, classe, gênero, etc) do sujeito. Literatura Comparada Estudo comparativo de textos literários no plano internacional e nacional com o intuito de problematizar semelhanças e diferenças entre estilos, épocas, movimentos literários, autores, temas específicos.
Na atualidade o NURC-Recife conta com um acervo de mais de 300 horas de gravações de fala, que tem servido como corpus para os alunos de Mestrado e Doutorado da Pós-Graduação em Letras da UFPE e de algumas organizações do nação. As Como Ir Bem Nas Provas com o equipamento do NURC vão de fonologia e morfossintaxe a estudos pragmático-discursivos dos tipos diversos de interação verbal.
Fundado em 1980, é um centro de estudos do Departamento de Letras da UFPE especializado na área de linguística indigenista, com especial enfoque pra documentação, a explicação e a observação de línguas indígenas, ante variadas abordagens teóricas. Bem como atua pela área da educação indígena (envolvendo ensino monolíngüe e bilíngüe) e do patrimônio arqueológico.
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