10 Ideias De Decoração Romântica Pro Dia Dos Namorados |
RESUMO No ano do centenário de seu nascimento, a obra de João Batista Vilanova Artigas (1915-1985) volta à cena. Este ensaio destaca a incorporação do combate pela arquitetura da "escola paulista" e chama a atenção pra relações entre público e privado no trabalho de Artigas e pela obra de artistas como Lygia Clark e Hélio Oiticica.
Tomado pelo torpor de noites mal dormidas, e pela clara emoção de estar convivendo naquele edifício "sui generis", ele desconsiderou inteiramente as imagens terríveis daqueles versos e apostou: "cara, é a FAU!". É claro que ele pensou pela imagem do monumento sem porta, que de fato caracteriza a FAU. Decoração E Projetos 15 Ideias Decoração De Cozinha Barata E Fácil , em 1983, a congregação de professores da escola barrou o pleito para transformá-lo em professor titular, o que lhe restituiria a circunstância profissional anterior à cassação, reparando em quota a injustiça sofrida.
O front era nesta hora pela própria universidade, no limiar da reabertura democrática do povo. No ano seguinte, Artigas escolhe, constrangido, se submeter a um concurso de titulação, ao encerramento do qual declara, enfurecido, ter sido vítima de uma "molecagem medieval". Seis meses depois, em janeiro de 1985, vinha a falecer antes de completar setenta anos. Seu legado, no entanto, permanece muito vivo.
Vilanova Artigas é o criador de uma verdadeira "instituição" de arquitetura, a chamada "instituição paulista". Um legado que se transmite de geração em geração há décadas, e que fornece o tom da geração arquitetônica brasileira contemporânea. Em um registro filmado de 1978, que poderá ser visto na "Ocupação Vilanova Artigas", no Itaú Cultural até 9/8, o arquiteto explica tua vontade ao atirar o edifício da FAU. Em tuas frases, diz ter buscado a simplicidade total, sem a menor permissão a nenhum barroquismo, desenvolvendo uma entrada que é um peristilo clássico, como um templo grego sem porta.
Raciocínio que termina com uma frase lapidar, que até hoje circunstância ódio em todos aqueles que sentem-se desconfortáveis no prédio: "Só entram deuses pela FAU. Lá não tem frio nem ao menos calor!". Governo Quer Reforma Tributária ‘fatiada’, Diz Jornal é, concretamente, uma frase ilustre, especialmente se considerarmos que o seu autor é um comunista ateu.
O prédio da FAU, além de tudo, inspira respeito e estima pelo modo como nos educa. Um edifício feito sem a divisão hierárquica entre salas e corredores, no qual todos os espaços têm a característica de lugares de estar e de desfrute, como no caso de suas famosas rampas. Uma faculdade que carrega consigo um ideal civilizatório, relativo à relevância e à responsabilidade do viver compartilhado, no qual a independência não é um atributo descomplicado nem rápido, porém uma questão que se vitória aos poucos.
Já que ali "o ser se instrui, se urbaniza, ganha espírito de equipe", completa. É respeitável frisar por aqui a ideia de urbanidade, pois a imensa liberdade que o edifício da FAU inspira necessita de uma mediação fundamental, que é o respeito ao ambiente do outro. Está aí uma das características centrais da chamada "escola paulista" de arquitetura: o combate ao predomínio do doméstico e do privado, no Brasil, a respeito da instância pública. É o que, na suposição social, chamamos de patrimonialismo: a tendência, muito própria a certos países colonizados e escravocratas, a tratar os tópicos públicos com base nas relações pessoais de favor.
Não por sorte Artigas projetou tantas casas. Casas que se contrapõem frontalmente ao idílio doméstico, ao fetiche da intimidade, às ideias de privacidade, segredo e compartimentação, ao menor conforto burguês, com seus bibelôs e pelúcias. Informações Para Planejar Bem A Obra -se, no fundo, de uma revisão da conexão habitual entre programa doméstico e lote urbano em São Paulo, herdeira tanto do paradigma dos palacetes ecléticos da elite quanto da acanhada tipologia rural importada sem mediações para a cidade.
Com isto, Artigas abole, a título de exemplo, o comprido corredor lateral que costumava conduzir o veículo para uma garagem situada pela fração de trás das casas, perto aos aposentos de serviço. Ao mesmo tempo, à capacidade que unifica toda a construção perante uma cobertura única, progride ao máximo possível o edifício sobre os limites do lote, absorvendo-o no interior da casa na forma de jardins internos. Reforma De Moradia! O Que Fazer Antes De Começar? , a ideia de contrariar a rotina habitual em nome de uma moral severa é muito precisa.
Комментировать | « Пред. запись — К дневнику — След. запись » | Страницы: [1] [Новые] |